Se existe algo que devemos buscar e que nos define como discípulos de Jesus, isso é o serviço cristão. Servir com excelência foi algo que Jesus fez com perfeição. Ele não veio para ser servido, mas sim para servir e dar a sua vida em resgate de muitos
Se queremos ser parecidos com Cristo, precisamos servir com excelência os nossos irmãos e o nosso próximo em geral.
Separamos alguns versículos sobre servir com excelência que vão te motivar a alcançar um nível mais elevado nessa área, que é primordial na vida cristã. Confira!
Fazer de todo o coração
E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens;
Colossenses 3:23
Todo o bem que fazemos a outras pessoas, é como se o fizéssemos para Deus. Por isso, devemos fazer da melhor maneira possível. A nossa recompensa vem de Deus!
A verdadeira grandeza
E ele, assentando-se, chamou os doze e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.
Marcos 9:35
Jesus, ao ser questionado por Seus discípulos sobre quem seria o maior entre eles, demonstra que no Reino dos céus a lógica é invertida: nos reinos do mundo, o menor serve ao maior; mais no Reino dos céus, o maior serve o menor.
Portanto, quanto mais degraus ministeriais ou espirituais nós subirmos, mais temos que estar prontos a servir aos outros, e não o contrário. Que essa seja a grandeza a ser buscada por cada um de nós.
O supremo exemplo
Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
Marcos 10.45
Jesus é o nosso supremo exemplo em tudo. Devemos buscar ser parecidos com Ele. E não podemos nos parecer com Jesus se não servirmos aos outros. Jesus é o Servo por excelência, Sua missão consistia nisso. Que o Senhor nos ajude a seguir o Seu grandioso exemplo a cada dia.
Não será esquecido pelo Senhor
Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra e do trabalho de amor que, para com o seu nome, mostrastes, enquanto servistes aos santos e ainda servis.
Hebreus 6.10
Nosso serviço pode até não ser, e na verdade nem precisa ser, reconhecido pelas outras pessoas. Porém, é necessário entendermos que Deus é quem vê todas as coisas e quem é poderoso para nos recompensar. Ele não se esquece das nossas boas obras. Tudo está anotado em Seu livro, e certamente receberemos nossa recompensa.
Esteja preparado para servir
Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias.
E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe.
Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
Lucas 12.35-37
Essa frase, “estejam cingidos os vossos lombos”, nos remete à ideia de estarmos preparados para servir. Devemos nos preparar para fazer tudo com excelência. Essa preparação envolve estudo, treinamento, gastar tempo para fazer a obra do Senhor cada vez melhor. Além disso, sempre há oportunidades para servir.
Precisamos estar preparados para, a cada oportunidade de servir alguém que aparecer, podermos responder com prontidão e excelência.
Somos membros uns dos outros
Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
Romanos 12.4-5
O apóstolo Paulo, nesse versículo, nos fala que nenhum tipo de serviço deve ser menosprezado. Tudo o que você faz com amor e excelência é útil na obra do Senhor. Costumamos achar que algumas pessoas são mais importantes que outras, mas no Reino dos Céus todos somos importantes e podemos – devemos – servir aos outros.
Há diferentes formas de servir
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
I Coríntios 12 4-7
Ainda sobre a importância do serviço de todos os membros do corpo, Paulo nos fala que o Espírito Santo nos usa de diferentes formas, conforme a necessidade do Corpo de Cristo.
Todos nós podemos ser usados por Deus para servirmos alguém. Não podemos limitar o poder de Deus e suas maravilhosas maneiras de trabalhar e nos capacitar para servirmos.
Manifestar a Graça de Deus
Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.
I Pedro 4.10
Uma das formas de mostrar a graça de Deus às pessoas é justamente servindo a elas. Além disso, Deus não nos dá dons para nos sentirmos famosos e importantes, mas para servir aos aos outros. Não devemos usar estes dons em benefício próprio, mas para manifestar a graça e amor de Deus.
A verdadeira religião
A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se imaculado do mundo.
Tiago 1:27
Tiago, em sua epístola, nos fala muito sobre a prática das boas obras como forma de demonstrar nossa fé em Deus. As pessoas que seguem a verdadeira Religião, que é Jesus, devem demonstrar seu amor à Deus e ao próximo servindo com excelência.
Visitar os órfãos e viúvas é uma dessas formas de servir e cuidar, em especial das pessoas mais vulneráveis.
Mais feliz é quem doa
Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ “.
Atos 20.35
Devemos trabalhar arduamente para servir, porque é muito mais recompensador dar do que receber. Em um mundo cada vez mais egocêntrico, onde as pessoas só se importam consigo mesmas, servir aos outros é libertador.
Obrigado por estar conosco até aqui! Você pode deixar também o seu comentário ou escrever para nós! Será uma honra falar com você!
Um forte abraço e que Deus abençoe poderosamente a sua vida!
Leia também
- Em Seus Passos o que Faria Jesus? – 10 Motivos para Ler esse Clássico Cristão
- A oração de um justo pode muito em seus efeitos
- Mateus 5 – O Sermão da Montanha
- As bem-aventuranças: o segredo para a felicidade