As bem-aventuranças: bem-aventurados os mansos

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Mateus 5.5

Hoje, falaremos um pouco sobre a terceira bem-aventurança do Sermão do Monte: são bem-aventurados os mansos.

Seguindo a comparação entre as características procuradas pelo Reino dos céus com as dos reinos da terra, a mansidão certamente é outra que é exclusividade do Reino dos céus.

Mas muitas pessoas não compreendem o que é mansidão. Geralmente, mansidão é associada a fraqueza de caráter, falta de atitude e até covardia ou medo excessivo. Mas isso é um completo engano.

Muitas pessoas também associam a mansidão a um temperamento mais tranquilo. Portanto, já seria uma característica que já venha “de fábrica” com algumas pessoas, enquanto outras são mais “esquentadas”.

A primeira questão é que a mansidão e a humildade não tem a ver com falta de reação. Muito pelo contrário. É exatamente um tempo de reação diferente, controlado.

Um bom sinônimo para mansidão é temperança, que é justamente esse autocontrole.

Esse autocontrole do cristão não vem, necessariamente, de um trabalho de terapia ou coisa do tipo (embora eu ache extremamente necessário o trabalho psicológico na vida de qualquer pessoa).

Essa é uma característica desenvolvida pelo próprio Deus em nós. É um fruto do espírito.

Se queremos ser parecidos com Cristo, precisamos nos tornar mansos e humildes como Ele.

Aliás, humildade é outra característica bem incompreendida. Ser humilde não é se rebaixar ou ser menos do que você é. Ser humilde é reconhecer quem de fato você é.

Você reparou que eu falei em atitudes ou características que o Espírito Santo desenvolve em nós.

Bem, é muito importante frisar isso. Ninguém nasce com esse nível de mansidão que Deus quer de nós.

É algo que Ele vai desenvolver em nós. Onde eu quero chegar? Que não podemos usar nosso temperamento como desculpa.

É muito importante fazermos essa distinção entre temperamento e caráter.

Na Bíblia, você vai encontrar pessoas dos mais variados temperamentos. Temos alguém melancólico, como Moisés, alguém sanguíneo, como Pedro e alguém colérico, como Paulo. E não temos dúvidas de que foram pessoas que agradaram a Deus.

O temperamento tem muito a ver com a sua genética, ele nasce com você, não temos muito como mudá-lo. Mas o caráter é que vai definir que tipo de atitudes você vai tomar diante das situações.

Eu, por exemplo, tenho temperamento bem explosivo. E isso é de família. Entretanto, algumas pessoas que convivem comigo acham que eu não sou explosivo.

Mas o meu temperamento é sim explosivo. A questão é que, através do trabalhar de Deus na minha vida, eu consigo ter autocontrole e temperança nas minhas atitudes.

Já que quebramos um pouco os mitos sobre mansidão e entendemos um pouco sobre o que é, passaremos agora à promessa garantida aos mansos: eles herdarão a terra.

E essa promessa também é mal-compreendida.

A pessoa mansa consegue controlar seus impulsos, não se ira facilmente, é paciente e não é dominada pelo ego e pelo orgulho.

Não porque seja uma interpretação errada, mas porque é reducionista

É claro que Jesus vai nos fazer conquistar coisas aqui na terra, em especial coisas que glorifiquem o nome Dele.

E essas conquistas nós teremos devido a mansidão. Enquanto muitas pessoas prosperam derrubando ou prejudicando outras pessoas, nós prosperamos através dos princípios do Reino.

Mas a maior conquista e herança que Deus tem para nós é a de reinarmos com Ele por toda a eternidade.

Ora, sabemos que os reinos dessa terra são passageiros. Mas, quando Jesus, o Rei dos Reis, voltar e estabelecer Seu Reino aqui na terra, nós também reinaremos com Ele.

Essa é uma promessa indescritível, inimaginável. Somos herdeiros de todas as coisas com Cristo.

Deixe um comentário