Como começar a pregar 

Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,

Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

II Timóteo 4.1-2

Pregar a Palavra de Deus é uma das coisas mais importantes na vida de qualquer cristão. Algumas pessoas podem achar que não são chamados para isso, ou que não têm talento para a pregação.

Mas, acredite, você é um pregador! Todo pessoa que crê em Deus é um pregador em potencial

Mas como começar a pregar? É simplesmente abrir a Bíblia e as palavras vão aparecer na minha mente?

Não é bem assim! Pregar bem é possível, mas precisamos nos preparar e depender de Deus em cada momento.

É algo que você aprenderá com o tempo e com muita busca ao Senhor. Mas eu quero compartilhar aqui alguns passos que me ajudaram a perder o medo de pregar e que vão te ajudar a avançar no ministério da pregação também. Confira.

Tenha uma vida de oração e busca

O primeiro passo para pregar a palavra de Deus é termos um relacionamento mais profundo com Ele. A pregação é falar sobre Deus e a sua boa notícia do Evangelho ao mundo. Não podemos falar sobre algo que não conhecemos.

Para isso, é fundamental termos uma vida de oração e busca pessoal ao Senhor. E isso só podemos fazer através de uma vida de oração, jejum, adoração e busca a Deus. 

Pregar não é fácil. Mas se tornará menos difícil se você tiver intimidade com Aquele sobre quem está pregando.

Leia também: Como fazer o meu devocional diário

Leia a Palavra de Deus diariamente

Infelizmente, conhecemos pessoas que só lêem e estudam a Bíblia com mais afinco quando vão pregar. E isso não é bom!

A leitura Bíblica diária deve fazer parte da vida de todo cristão, e mais ainda daqueles que querem se dedicar à pregação.

Se você tem dificuldades com a leitura bíblica, saiba que isso é perfeitamente normal no início da sua caminhada cristã. Mas, com o tempo, tende a ficar mais fácil.

Lembre-se também que a Bíblia é um livro espiritual, e deve ser lido de forma espiritual. Portanto, é fundamental que você ore e peça direção a Deus para entender a Sua Palavra.

A Bíblia é o único livro que podemos ler desfrutando da companhia do autor. Aproveite essa incrível possibilidade!

Leia também: Como ler mais a Bíblia

Escolha versículos fáceis para começar 

A mensagem do Evangelho é simples, mas existem muitos textos complexos e difíceis da Bíblia. Nesses casos, não é tão fácil extrair essas verdades do Evangelho.

Já que toda pregação começa com uma escolha de um trecho bíblico, escolha aqueles versículos mais fáceis de entender e de explicar.

Por exemplo, você pode pregar sobre alguns dos milagres de Jesus. Cada milagre Dele revela algo sobre Ele mesmo e sobre aqueles que o buscam.

Quando Ele acalma as tempestades, está mostrando que têm poder sobre todas as tempestades da nossa vida, por exemplo.

E que devemos confiar que Ele não vai deixar as tempestades da vida nos destruírem. Falaremos mais sobre isso na parte de aplicação.

Outro assunto que tende a ser mais simples é o de histórias dos personagens bíblicos. Você pode tirar lições da vida desses personagens e trazer para as suas pregações.

Por exemplo, você pode falar sobre como Jó foi provado e venceu suas provações, sobre como Davi foi confiante em Deus ao enfrentar o gigante ou em como José foi paciente e fiel aos passar tanto tempo na prisão até se tornar governador.

Basicamente, um roteiro para estudar um texto bíblico é esse: ler, entender o que está acontecendo e aplicar para a nossa vida hoje.

Faça um esboço para sua pregação

Existe uma discussão muito grande sobre usar ou não o esboço. Mas, primeiro, vamos entender o que é um esboço de pregação.

Um esboço nada mais é do que um esquema geral com as ideias-chave da sua pregação.Não se trata de escrever tudo o que você falar, como um discurso de alguma autoridade em uma sessão solene. É somente uma estrutura básica do que você vai abordar durante a pregação.

Basicamente, a estrutura de uma pregação consiste de:

Introdução: você vai introduzir o tema e explicar o contexto daquela passagem bíblica

Desenvolvimento: você vai desenvolver alguns tópicos com a aplicação daquele ensino na nossa vida cristã. Use pelo menos 3 tópicos de desenvolvimento da mensagem.

Conclusão: você vai reforçar tudo o que você disse na introdução e no desenvolvimento, mais de forma resumida.

Apelo: você vai chamar as pessoas a viver aquilo que está sendo pregado.

Eu sei que é bem básico, mas é uma forma de te ajudar a pensar a ministração em partes sequenciais. Creio que será mais proveitoso. 

As pessoas precisam acompanhar e entender o seu raciocínio, e essa organização é fundamental.

Como começar a pregar? Pregando!

A única forma de realmente começar a pregar é estudando bastante a Palavra, buscando a Deus e colocando em prática.

Você precisa pregar para aprender a pregar. Eu sei que muitas pessoas se limitam, por acharem que não têm conhecimento ou capacidade de se expressar.

Mas eu quero te encorajar e dizer que, se você é um cristão sincero, você é um pregador da Palavra de Deus, porque ela está em seu coração.

Não despreze o dom de Deus que há em você. 

Com o tempo, você vai aprender a maneira certa de entonar a voz, como colocar mais ilustrações e vida nas suas mensagens e aprender a captar a atenção dos ouvintes para a Palavra.

É um caminho árduo, mas vale a pena!

Se você quiser aprender mais…

Se você quer se aperfeiçoar e executar com excelência o ofício da pregação, eu recomendo fortemente que você faça um curso e estude com pessoas capacitadas a lhe ensinar.

Se você não tem tempo de ir a um seminário bíblico, ou não tem muitas opções perto de você, eu recomendo fortemente que você se matricule na Academia de Pregadores!

Já imaginou aprender tudo sobre a Palavra de Deus com mestres como Elienai Cabral, Carlos Augusto Vailatti, Osiel Gomes, Elizeu Rodrigues, Napoleão Falcão, dentre outros grandes professores?

Quer fazer parte da Academia?

Basta clicar neste botão e você fará parte da maior comunidade de pregadores do Brasil. Não perca mais tempo!

Pois bem, a Academia de Pregadores te permite isso, se preparar da melhor forma possível:

  • Mesmo que você tenha pouco tempo
  • Mesmo que você seja novo convertido
  • Com professores renomados
  • Cursos exclusivos para pregadores (matérias de homilética, oratória e outros voltados para pregação)

Você pode até pensar que isso custaria um valor muito alto. Mas os planos da Academia de Pregadores cabem no seu bolso.

Com menos de 41 reais reais por mês você já tem acesso aos melhores conteúdos da Academia de Pregadores!

Além de estar se aprimorando para fazer a obra do Senhor com excelência, você ainda estará ajudando nosso blog a crescer e a alcançar mais vidas, pois receberemos uma comissão por cada leitor que assinar a Academia de Pregadores.

Não perca tempo, cada dia que você fica sem estudar é uma perda muito grande para a sua vida e o seu ministério!

Muito obrigado por ler este conteúdo! Um forte abraço e que Deus te abençoe ricamente!

Deixe um comentário