Mateus 8 : O leproso purificado

E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão.

E eis que veio um leproso e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.

E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.

Mateus 8.1-3

A passagem que conta a história deste homem, o leproso purificado, está presente nos três evangelhos sinóticos: Mateus, Marcos e Lucas. 

É Interessante notar que, através do relato de Mateus, percebemos que essa cura é imediatamente após o sermão da montanha. E esse fato não pode passar despercebido.

O sermão da montanha é o ensino mais completo de Jesus; Ele fala de muitos temas essenciais para a fé cristã. E um desses temas explorados é a misericórdia.

Jesus fala muito sobre misericórdia, agora Ele vai agir com misericórdia. Jesus nos ensina que o discurso é importante, mas a prática é ainda mais.

Jesus pratica a misericórdia na vida daquele homem. 

Cada milagre de Jesus não é um evento isolado, algo aleatório. A palavra até mais correta para se referir a eles é como sinais, porque eles sempre revelam algo sobre Jesus.

No caso deste sinal em questão, nos revela também algumas características que fizeram aquele homem leproso alcançar o “Quero” de Jesus.

Vamos falar mais sobre a história desse homem.

O que sabemos sobre a lepra nos tempos bíblicos é de que ela era uma doença terrível. Era mais que uma enfermidade simples, era um problema que afetava todas as áreas da vida de alguém:

  • Física: a lepra era uma doença que se espalhava pelo corpo, corroendo-o com terríveis chagas.
  • Social: por causa da facilidade do contágio, a pessoa com lepra era obrigada a viver reclusa, longe de seus amigos e familiares. Era uma pessoa excluída.
  • Espiritual: a pessoa leprosa era considerada imunda, não podia ir a nenhum tipo de culto. Além disso, essa doença era considerada uma maldição da parte de Deus.

A lepra era uma doença terrível e incurável, além de ser progressiva. A tendência era ir de mal a pior, a menos que algo sobrenatural acontecesse, como aconteceu com outros personagens, como na história de Naamã.

E para isso, era necessário ter fé. A primeira lição que leproso purificado nos ensina é que, para alcançar o “Quero” de Deus, precisamos ter uma fé inabalável. Não era pouca fé para fazer aquele homem sair daquela situação.

Veja, ele estava quebrando regras sociais e religiosas. Ele não podia estar em público, a menos que estivesse a uma distância segura. Se alguém tocasse nele ou se aproximasse, seria considerado imundo também.

Mas esse homem deixou tudo isso de lado e se arriscou em direção ao seu milagre. É preciso ter fé. Sem fé, é impossível agradar a Deus. Mas não é uma fé parada. É uma fé que se movimenta, que te tira da zona de conforto em direção a aquilo que Deus tem para sua vida. Foi essa a fé que moveu este homem.

O leproso purificado também nos ensina que existe uma forma certa de se achegar a Deus. Muita gente quer exigir coisas de Deus, colocá-lo contra a parede. Mas a verdade é que precisamos nos achegar a Deus com uma postura de humildade e adoração.

Se queremos receber um “Quero” de Deus, precisamos adorá-lo. Não uma adoração egoísta e interessada, mas uma adoração sincera. E essa adoração não deve ser apenas com palavras: ela deve refletir todo o nosso estilo de vida.

Como diz o apóstolo Paulo: Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a Glória de Deus (I Coríntios 10.31).

O terceiro grande ensinamento que este leproso purificado nos traz é a de confiar na bondade e na misericórdia do Senhor. Muitas vezes, é mais fácil acreditarmos no poder de Deus do que na sua bondade.

Quase ninguém duvida do poder de Deus, mas muitos de nós não confiamos que Deus queira fazer coisas boas em nossas vidas. 

Aliás, não confiamos que a vontade Dele é a melhor pra nós. É preciso aprendermos a confiar que Deus sempre vai fazer o melhor. Precisamos crer e depender 100% da vontade Dele.

Esse homem entregou todo o seu destino nas mãos do Senhor. Ele diz, humildemente: “Senhor, se quiseres…”. Com isso, Ele estava ao mesmo tempo reconhecendo o poder de Deus e confiando sua vida inteiramente a vontade Dele.

Que possamos viver essa vida de confiança e dependência de Deus, para aceitarmos o “Quero” Dele para nós. Muitas vezes, não vai ser exatamente o que nós desejamos. Mas precisamos crer e aceitar Sua vontade.

A quarta lição da história do leproso purificado é que o “Quero” de Deus é poderoso, é real. Jesus não precisou fazer nada, apenas dizer “Quero” e tocar nele. Imediatamente aquele homem foi curado.

Jesus estende a mão ao leproso e o toco, mas Ele não fica leproso. Muito pelo contrário. Nada poderia manchar a pureza de Jesus, mas a pureza de Jesus pode limpar qualquer coisa.

Busque esse “Quero” de Deus para sua vida, e você verá coisas extraordinárias acontecerem.

Um forte abraço e que Deus abençoe a sua vida.

Deixe um comentário