Já percebeu que existem várias Bíblias de estudo no mercado? Isso é muito bom, é claro. Mas também nos traz uma certa dificuldade na hora de escolher: afinal, qual é a melhor Bíblia de estudo?
Se você já me acompanha há algum tempo, sabe que eu gosto de ser bem simples e direta nas minhas respostas. E a resposta sobre qual é a melhor Bíblia de estudo é: depende!
Mas não fique decepcionado comigo. Ao longo desse post, vou explicar porque você precisa de uma Bíblia de estudo e como escolher a melhor para sua realidade. Além disso, vou te mostrar quais são as Bíblias que eu uso e recomendo. Vamos juntos!
Entre para o nosso Canal do Whatsapp
O que é uma Bíblia de estudo?
Uma Bíblia de estudo é uma Bíblia que, além do texto bíblico, possui diversos recursos que vão te auxiliar na leitura e estudo das Sagradas Escrituras. Basicamente é isso. Mas guarde bem essa palavra: recursos. O que vai te levar a escolher uma Bíblia de estudo é que tipo de recursos ela tem e como eles vão te ajudar.
Veja alguns exemplos de recursos:
- Estudos Bíblicos;
- Esboços;
- Comentários sobre o texto bíblico;
- Mapas e ilustrações;
- Estudos arqueológicos;
- Estudos sobre os costumes da época;
- Palavras-chave em grego ou hebraico;
- Resumos dos livros
- Referências cruzadas
Enfim, são várias as formas que uma Bíblia de estudo pode te ajudar. Entretanto, o primeiro cuidado é diferenciar as Bíblias de estudo que têm realmente recursos de estudo das que são, digamos, apenas Bíblias temáticas.
É claro que elas têm o seu valor, porém não têm tantos recursos assim. Por exemplo, a Bíblia da Mulher pode sim ser muito interessante para quem trabalha nessa área da igreja, mas seus recursos vão ficar mais restritos a esse ponto específico.
Ou seja, geralmente são Bíblias convencionais que vêm com vários estudos devocionais dentro daquele tema. Mas, como eu disse, podem sim ter grande utilidade para públicos específicos.
Mas as Bíblias de estudo por excelência são aquelas que possuem vários desses recursos e que permitem estudar a Bíblia de uma forma mais ampla.
Leia também: Esboços e Estudos Bíblicos separados para você
Como escolher a melhor Bíblia de estudo?
Tudo gira em torno dessa pergunta: o que eu preciso e como os recursos dessa Bíblia irão me ajudar nisso. Também é preciso considerar o seu nível de conhecimento bíblico.
Se você for iniciante no estudo e na interpretação da Bíblia, não faz sentido pegar uma Bíblia de estudo de palavras-chave com números de Strong, por exemplo.
Se você segue uma determinada doutrina, também não faz muito sentido ter uma Bíblia que seja mais voltada para outra doutrina (por exemplo, um reformado com uma Bíblia de estudo pentecostal). A menos que queira se aprofundar nessa corrente teológica.
Além disso, se você for um estudante mais avançado da Bíblia e quer levar seus estudos a outro patamar, eu sugiro que você invista mais em comentários bíblicos, como o Hagnos, do Pr. Hernandes Dias Lopes, Wiersbe ou o Comentário Histórico Cultural da Bíblia.
Entretanto, todo estudante da Bíblia precisa ter pelo menos uma Bíblia de estudo, justamente pela praticidade. Imagine você ter que elaborar um esboço bíblico durante uma viagem, por exemplo. É meio inviável sair com aquele monte de comentários nas suas malas, não é verdade?
As Bíblias de estudo que eu uso e recomendo
As Bíblias que eu vou te mostrar aqui não são indicações ao acaso. Elas seguem pelo menos esses três princípios básicos:
- São excelentes Bíblias de estudo;
- São usadas ou já foram usadas por mim;
- Estão em português (isso parece meio óbvio, mas muita gente prefere as Bíblias de estudo em inglês – as melhores Bíblias são em inglês e muitas das que temos em português são traduções delas)
Além disso, eu vou colocar a Bíblia, suas principais características e para quem ela é indicada. Assim, você pode entender se essa Bíblia faz sentido pra você. E, por fim, o link para você poder adquirí-las.
Bíblia de Estudo Thomas Nelson – Pra quem quer entender mais a teologia bíblica
Quando digo que a Bíblia Thomas Nelson é para quem quer estudar mais a teologia bíblica, não estou dizendo que ela é uma Bíblia cheia de doutrinas complexas e pormenores teológicos. Muito pelo contrário, ela é uma Bíblia para quem quer entender a Bíblia de forma mais panorâmica.
Para entender melhor a Bíblia, você precisa entendê-la como um todo. Por exemplo, os sacrifícios do Antigo Testamento são necessários para se entender o sacrifício de Cristo, no Novo.
Deus se revela na Bíblia, mas é uma revelação passo a passo, progressiva. E a Bíblia Thomas Nelson te oferece justamente isso. Cada livro dentro de um todo, que é a Bíblia.
Ela é uma Bíblia bem completa e que possui ótimos recursos. Veja alguns destaques:
- Organizada por D.A Carson, um dos maiores teólogos contemporâneos;
- Comentários de teólogos extremamente competentes, verdadeiros especialistas;
- Notas de rodapé
- Várias cronologias
- Resumo panorâmico de cada livro, te ajudando a entender o gênero literário e o contexto em que foi escrito;
- Quadros e imagens extremamente nítidos;
- Vários estudos sobre doutrinas fundamentais da Bíblia ao final
Bíblia de Estudo NAA – Pra quem quer estudos mais completos do texto
A Bíblia de estudo NAA é uma Bíblia cuja principal característica é o estudo bíblico nas notas de rodapé. Por conta disso, pode-se pensar que são estudos bem resumidos. Mas não: ela possui os estudos, na minha opinião, mais completos entre as Bíblias que eu já analisei.
Os estudos explicam as expressões bíblicas mais importantes com um nível de profundidade interessante. São notas bem explicativas.
Possui também um recurso muito interessante: uma caixinha laranja na parte superior com as referências cruzadas. É muito interessante porque liga um texto com outros que têm relação com ele.
Resumindo: a NAA é, na minha opinião, a Bíblia mais completa e vai servir bem para vários propósitos, seja para estudo pessoal, pregação, devocional, enfim. É a minha Bíblia de estudo favorita. Ela foi organizada por outro teólogo grandioso: Wayne Grudem. Veja aqui alguns recursos:
- Mais de 44 mil notas de rodapé
- Contribuições de milhares de especialistas
- Tradução NAA, que é uma das mais modernas e queridas pelos estudiosos
- Mapas e figuras
- Notas ligadas ao esboço dos livros
Bíblia de Estudo Thompson – A melhor para pregadores
Pode parecer um tanto quanto forte dizer que a Bíblia de estudo Thompson é a melhor para a pregação. Na verdade, eu tenho muito carinho pela Thompson porque foi a minha primeira Bíblia de estudo. Foi com ela que eu comecei a pregar.
No entanto, ela não é muito pra iniciantes. Demora um pouco de tempo para dominar o sistema de referência cruzada, mas quando você entende… Seu estudo bíblico vai para outro patamar.
E por que ela é tão boa para pregadores? Por causa do seu sistema único de referência cruzada.
O sistema de referência cruzada funciona da seguinte forma: imagine que você esteja lendo um texto bíblico. Esse texto pode falar sobre diferentes temas, assuntos. A Bíblia Thompson traz uma relação desses assuntos nas notas do texto.
Mas não é só isso. É aí que entra a maravilha dessa Bíblia. Ela traz, ao final, uma espécie de índice reunindo todas as referências relacionadas ao tema. E mais maravilhoso ainda: ela esboça esses temas. Percebeu o quanto isso pode ser útil na preparação de um sermão ou estudo bíblico?
Ela possui outros recursos, mas não foca em comentários. Veja os recursos dessa Bíblia fantástica:
- Referência em cadeia (as famosas referências cruzadas)
- Suplemento arqueológico
- Concordância
- Mapas e estudos bíblicos ilustrados
- Resumo dos livros da Bíblia
Bíblia de Estudo Palavras-Chave – A melhor para estudos avançados e exegeses
Essa Bíblia possui uma proposta extremamente ousada: permitir que pessoas comuns possam ter acesso a uma ferramenta incrível de exegese.
Mas o que é, exatamente, a exegese de um texto bíblico? Bem, a exegese é, basicamente, o estudo do sentido literal do texto bíblico. Como você deve saber, a Bíblia foi escrita, originalmente, em três idiomas: Hebraico e aramaico (Antigo Testamento); e grego (Novo Testamento).
Talvez você esteja pensando: bem, eu não preciso saber grego ou hebraico para entender a Bíblia, pois os tradutores já fizeram o trabalho de traduzir as palavras para o português.
Mas a verdade é que não é tão simples assim. Existem situações em que as palavras gregas ou hebraicas podem abrir margem para diversos sentidos. É aí que entra o trabalho de análise de cada palavra, para entender o significado e o contexto de cada uma delas.
De fato, ter acesso a algumas boas traduções já pode ser suficiente para fazer uma boa exegese, porque vamos juntando o entendimento de cada tradução e ampliando o nosso entendimento. Mas existem momentos em que precisamos recorrer a algo um pouco mais avançado para ir direto à fonte.
Como já disse antes, não é preciso entender grego ou hebraico para usar a Bíblia de estudo Palavras-Chave. Isso porque ela traz um código para cada palavra (o número de Strong) que você vai consultar no dicionário de Strong. Lá, você irá ver os possíveis significados de cada uma dessas palavras e chegar à conclusão de qual deles se aplica melhor naquele contexto.
A grande coisa da Bíblia Palavras-Chave é que ela já tem o dicionário de Strong embutido nela. Isso é fantástico. É óbvio que juntar esses dois recursos, os números de Strong e o próprio dicionário Strong, deixa a Bíblia grande, pesada e um pouco mais cara.
Mas, apesar de ser uma Bíblia mais cara, em termos de preço, o valor dela, na minha visão, é muito maior que o preço. Porque é um recurso ímpar que vai levar seu nível de estudo bíblico a um patamar impensável.
Recursos da Bíblia de Estudo Palavras-Chave:
- Dicionário de Strong Hebraico e Grego;
- Comentário exegéticos adicionais ao Dicionário de Strong;
- Auxílios léxicos e gramaticais das palavras do AT e NT com códigos das palavras-chaves no texto bíblico;
- Notas do texto bíblico;
- Introdução a cada livro da Bíblia.
Mas, afinal, qual é a melhor?
Não existe a melhor ou a pior. São todas excelentes Bíblias, e existem muitas outras excelentes Bíblias no mercado. Mais uma vez, a grande pergunta é: o que eu vou fazer com uma Bíblia de estudo? Do que exatamente eu preciso? Ao responder essa pergunta, você vai saber qual é a mais adequada para você. Na verdade, se você puder adquirir as 4, elas são um combo perfeito.
Agora, se você está adquirindo sua primeira bíblia de estudo e não é um estudante experiente, eu recomendo fortemente a NAA. Acredito que ela e a Thomas Nelson sejam bem parecidas quanto à proposta, mas a questão que me faz preferir a NAA é, simplesmente, a tradução bíblica, que é superior. Além disso, você terá milhares de estudos para o seu devocional nas suas notas de rodapé, além de vários outros estudos temáticos.
É isso. Espero que, ao adquirir uma Bíblia de Estudo, seu interesse pelo estudo e pela leitura bíblica cresça ainda mais. Um forte abraço e até a próxima!