É com muita alegria que começamos nosso desafio devocional. Leia este curto texto, ore ao Senhor e tire um tempo para meditar. Boa leitura.
E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Daniel 1:8
Imagine ser levado para fora do seu país, à força. Perder seus bens, seus títulos e até seu nome. Perder a companhia de quase todos que você ama. Ver sua cidade natal e seus símbolos nacionais devastados.
Tudo isso já é complicado para uma pessoa adulta. E para um jovem, quase adolescente? É quase insuportável. Difícil até de descrever.
Daniel tinha menos de 18 anos quando foi levado a Babilônia. Era um dos jovens mais talentosos de sua geração. E o terrível império babilônico buscava dominar também de forma cultural. Por isso, levou Daniel e seus amigos para servirem na corte.
Está muito claro o que eles queriam fazer: transformar aqueles jovens judeus em babilônios. Fazê-los negar suas origens e se renderem ao sistema dos opressores.
Porém, Daniel e seus amigos nos ensinam uma grande lição: podem tirar tudo de nós, menos a nossa identidade e o nosso propósito em Deus.
Não era só sobre comer pão. Na verdade, esses banquetes do rei eram oferendas aos ídolos. E Daniel e seus amigos não queriam se contaminar.
Não era só sobre cultura. É sobre quem exerce influencia sobre nós e, principalmente, sobre a nossa vida com Deus. Eles nos mostram que, sim, é possível viver em uma sociedade corrompida sem ser influenciado por ela.
Eles sabiam quem é Deus. E eles sabiam quem eram em Deus. Nada neste mundo poderia tirar isso deles. E nem de nós.
Nós temos uma identidade e um propósito em Deus. E assim como Daniel, estamos em um mundo que não é nosso. Nossa pátria é o céu.
E é para lá que estamos indo.
No entanto, precisamos lidar todos os dias com tentações, ameaças, distrações e tantas coisas ao nosso redor. São situações que desafiam a nossa fé e querem nos fazer desistir do propósito de Deus para nós.
Os manjares do rei parecem apetitosos. Mas o verdadeiro banquete está na mesa do Senhor. E para estar na mesa do Rei dos reis, e ouvir o sim de Deus, precisamos dizer não ao mundo e às suas ofertas.
Não deixe o mundo e seus valores ditarem quem você é.
Sua identidade está em Cristo. Ele te faz ser nação santa, sacerdócio real e povo escolhido.
Esse foi o nosso primeiro dia dos 21 dias do nosso desafio. Amanhã, falaremos mais sobre propósito e identidade em Deus.
Um abraço e até o próximo devocional.