Bem-vindo ao décimo dia do desafio devocional. Convido você a ler este texto curto, orar ao Senhor e tirar um tempo para meditar. Vamos juntos?
E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão. Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos [e ambos se conservam].
Lucas 5.37-38
Quase todo mundo gosta de novidades. Quem não se empolga com o cheiro de carro novo? Ou com a expectativa da entrega de uma compra?
Porém, as coisas não continuam novas para sempre. O tempo é implacável e seus efeitos logo são percebidos. Aquele cheiro de novo vai embora. E perdemos aquele encanto do começo.
Porém, existe um novo que permanece.
Deus é Eterno. O que é eterno nunca fica ultrapassado, gasto, envelhecido. Logo, o que vem de Deus é sempre novo.
Nada do que Deus tem pra nós é ultrapassado. Deus tem pra nós uma vida nova. Novos pensamentos, novas atitudes e um sentimento novo.
Porém, para viver o novo de Deus, é preciso abrir mão do velho. A nova vida com Ele não é compatível a antiga.
Jesus explicava as coisas espirituais usando figuras terrenas. Ele usa o exemplo do vinho para este ensino.
O vinho era colocado em odres. Odres eram recipientes de couro.
O vinho, ao ser colocado, se dilatava dentro do recipiente e dilatava suas paredes. O vinho novo era capaz de arrebentar com um odre velho, já enfraquecido.
Jesus veio romper com as antigas estruturas. Naquele tempo, o odre velho era a estrutura religiosa criada pelos fariseus e outros grupos. Hoje, temos outros desafios.
A dúvida, a falsa segurança do mundo, a inconstância… são muitas coisas tentando nos tirar desse proposta de viver o novo de Deus.
Muitas vezes, queremos ficar presos na vida velha, porque ela parece mais confortável. Viver o novo exige coragem.
Isso não vale só para a área espiritual. O propósito de Deus, em diferentes áreas da vida, muitas vezes vai nos exigir a decisão de romper com as pontes do passado.
Deus tem novidade para nós! Então, apegue-se ao novo de Deus todos os dias. E deixe as coisas velhas para trás.
Se abra para o novo de Deus. Deixe Ele romper com as antigas estruturas. Deixe Deus fazer tudo novo.
Obrigado por ler até aqui.
Deus abençoe. Até amanhã.