Em Seus Passos o que Faria Jesus? – 10 Motivos para Ler esse Clássico Cristão

Um super resumo do livro “Em seus passos o que faria Jesus?” e mais 10 motivos pra você ler esta obra-prima da literatura cristã

Para você, qual é a essência do Cristianismo? O que você entende por seguir a Jesus? O que te torna, de fato, um cristão?

Muitas pessoas podem pensar que é o simples fato de vestir uma roupa elegante e ir a um culto todos os finais de semana. Outras, a capacidade de ter alguns versículos bíblicos decorados e orar antes das refeições. Há quem pense ainda que nascer em um lar evangélico e ser batizado o credenciam a ser chamado de cristão. Mas a verdade é que ser cristão é algo muito mais profundo.

Nesse livro, Charles M. Sheldon, renomado pastor norte-americano e escritor fortemente envolvido em causas sociais, a escrever esse best seller há mais de cem anos (a primeira versão, em inglês, data de 1896).

Foto de pessoa caminhando na praia com a passagem: Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. I João 2.6

Resumo do livro “Em seus passos o que faria Jesus?”

Em seus passos o que faria Jesus tem como pano de fundo uma história que nos leva a para desenvolver uma nova visão de cristianismo. A história – que se passa em uma cidade chamada Raymond. A igreja em Raymond é pastoreada pelo Reverendo Henry Maxwell e frequentada pela elite da cidade, pessoas como:

  • Alexander Powers – superintendente de uma linha ferroviária;
  • Donald Marsh – diretor de um famoso colégio;
  • Milton Wright -, o grande comerciante da cidade;
  • Dr. West – um jovem e promissor médico;
  • Jasper Chase – escritor rumo ao sucesso;
  • Virginia Page – herdeira milionária;
  • Rachel Winslow – a bela e talentosa cantora do coral.

Mas em meio a essa vida tranquila e confortável, surge um fato inesperado. Ao preparar o seu sermão de domingo, o Pr. Henry é interrompido por um forasteiro implorando por ajuda. O pastor não lhe dá muita atenção, e volta-se ao seu sermão, que tinha por tema, justamente, como seguir a Jesus.

Mas em meio ao culto de domingo, logo após o sermão do Pr. Henry em sua congregação, o homem reaparece e confronta a todos que estão presentes. Afinal, o Cristianismo não é feito só de palavras – é feito de atitudes. 

Após esse tremendo discurso, o homem cai à frente de todos e vem a falecer alguns dias depois. Entretanto, todo aquele acontecimento e aquelas palavras mexem com toda a congregação e a comunidade em Raymond.

Dali em diante, nada mais será igual. O pastor Henry propõe a toda a igreja um desafio, o de fazer uma simples pergunta ao tomar qualquer decisão em sua vida durante um ano: o que Jesus faria em meu lugar?

Parece muito simples, mas a verdade é que a prática não é tão fácil assim. E ao longo do livro, os personagens vão se deparar com situações que colocarão à prova a execução deste grande desafio.

Durante essa jornada, os participantes do desafio vão se deparar com várias situações que colocarão à prova sua capacidade de levar adiante o desafio. Sim, seguir a Cristo vai nos colocar contra a parede por diversas vezes. O que parece certo para os padrões morais atuais, muitas vezes, não é o que é certo para os padrões de Deus. 

Logo, ao optar por seguir Jesus, nós certamente enfrentaremos:

  • Incompreensão por parte das outras pessoas, que não vão concordar com as nossas decisões e nos chamar de fanáticos
  • Prejuízo pessoal, pois certamente deixaremos de aproveitar boas oportunidades e perdermos companhias interessantes por entendermos não serem adequadas a um cristão
  • Decisões difíceis de se tomar e que nos colocarão em situações delicadas

Será que todos irão conseguir cumprir o desafio? Não quero dar spoiler, mas não são apenas os personagens que participam do desafio que sofrerão impactos em suas vidas: toda a sociedade de Raymond é impactada por essa decisão.

1 . É um verdadeiro best seller!

Esse argumento me parece ser um tanto vazio, uma vez que você e eu conhecemos muitos e muitos livros, filmes, séries e afins que não são bons, mas fazem muito sucesso.

Mas não é esse o caso de Em seus passos o que faria Jesus.

Lido por mais de 50 milhões de pessoas no mundo todo (e isso só na versão em inglês) esse livro centenário (que permanece mais atual do que nunca) conquistou e transformou gerações.

É um livro pra ser lido, relido e, acima de tudo, praticado. Junte-se aos milhões de pessoas que já leram esse fabuloso livro.

2. Você não vai conseguir parar de ler

Não é nem de longe maçante – é uma história envolvente, com alguns personagens bem marcantes. 

O propósito que eles fazem de seguir os passos de Jesus provocará muitas reviravoltas e situações complicadas.

Traz espécie de suspense, que a cada capítulo te levará a se perguntar como os personagens vão agir em cada situação e se conseguirão se manter firmes no desafio.

3. Recheado de passagens bíblicas e lindas letras de hinos

Quer aprender mais alguns versículos bíblicos maravilhosos? Pois bem, este livro está repleto de referências bíblicas.

O mote de alguns dos seus 31 capítulos corresponde a um versículo bíblico. Além disso, em meio à história do livro, são citadas várias outras passagens, direta ou indiretamente.

Também veremos letras de hinos que marcaram a história da igreja. Alguns me parecem ter versões em português, como, por exemplo, um dos hinos que me parece ser “Tudo entregarei” da Harpa Cristã. 

Mas, mesmo que muitos não tenham versão em português, são verdadeiras poesias que alimentarão a sua alma.

4. Também é um convite a ter experiências pessoais com Deus

Vi algumas pessoas reclamando que o livro, por se focar muito na questão do amor ao próximo e do cristianismo em comunidade, deixa de lado o relacionamento pessoal com Deus.

Eu discordo frontalmente dessa afirmação. Tudo o que acontece no decorrer da história do livro, do início ao fim, só pode ser resultado de uma vida com Deus.

São frequentes as referências a oração, a reflexão e a leitura bíblica. Afinal, os frutos do Espírito que manifestaremos diante das pessoas só podem ser resultado de uma vida com Deus.

5. Um livro de mais de 100 anos e que continua muito atual

Como assim? Um livro escrito há mais de 100 anos permanece atual? Sim, e como. Embora escrito há tanto tempo, esse livro toca em questões cruciais que nos permeiam até hoje. É um livro atemporal.

Prova disso é que já foram registrados vários movimentos causados pela leitura deste livro, como nos anos 1990 nos Estados Unidos.

As questões enfrentadas pelos cristãos daquela época e daquele livro são basicamente as mesmas que enfrentamos até hoje:

  • O papel da igreja no mundo
  • O amor ao próximo
  • A vida que agrada a Deus
  • O custo do discipulado
  •  Viver o que se prega e pregar o que se vive

6. Você não será o mesmo depois de ler esse livro

Eu posso te garantir que, após ler esse livro, você não irá enxergar as coisas da mesma forma. Este livro é um convite a viver a essência do cristianismo, que é seguir a Jesus e andar em seus passos.

Para sermos parecidos com Cristo, precisamos ser imitadores Dele. Ou seja, buscar  fazer tudo o que Ele faria em nosso lugar.

É claro que é impossível levar totalmente ao pé da letra e conseguir fazer tudo o que realmente Jesus faria. Até porque Jesus, quando andou na terra, foi o que podemos chamar de o Homem Perfeito. Nele não existia falha alguma.

Portanto, ninguém será capaz de cumprir sem falhas o desafio. Até porque nosso julgamento não é perfeito. Nós não podemos ter uma compreensão completa e perfeita daquilo que Jesus faria.

Mas entenda que o simples fato de se perguntar o que Jesus faria e buscar priorizar a vontade Dele já provocará mudanças absurdas em sua vida.

Para te motivar ainda mais, quando a dúvida vier, o Espírito Santo o ajudará a tomar as melhores decisões. Creia nisso!

7. Há muitas frases de impacto nesse livro

Além dos versículos e dos hinos, já citados acima, o autor nos traz frases impactantes que nos farão refletir. Separei duas delas:

“Parece-me que existe uma quantidade medonha de problemas no mundo, problemas que não existiriam se as pessoas que cantam essas músicas também as colocassem em prática.” 

“É fácil amar um pecador, sobretudo se ele é uma pessoa pitoresca ou interessante. Amar uma multidão de pecadores é claramente uma qualidade semelhante à de Cristo.”

8. Tem uma narração incrível no YouTube

Existe uma narração maravilhosa no YouTube, totalmente gratuita. A narração é maravilhosa, não é feita por nenhum robô, como vemos por aí. É só dar o play e assistir (ou ouvir) enquanto lava a louça ou toma o seu café. Segue o link para você desfrutar desta bênção.

9. Também possui uma versão cinematográfica

Sim, esse livro possui uma emocionante adaptação para o cinema. Ela possui um ambiente e roteiro um pouco diferentes do livro, mas a ideia é a mesma. O filme conta com a participação do ator John Schneider (o pai de Clark Kent em Smalville).

Confesso que procurei o filme em alguns serviços de streaming, mas só encontrei no UniverVideo. Na verdade existem opções no YouTube, mas elas não possuem uma qualidade ideal.

10. Custa menos de 30 reais na Amazon

Por estar em domínio público há muito tempo, o livro não possui mais direitos autorais. Isso o torna um livro super acessível em termos financeiros.

No exato momento em que estou escrevendo esse post, o livro está custando menos de R$ 30,00 – em sua versão física. A versão para o Kindle é ainda mais barata.

Você pode comprá-lo em poucos cliques, com o nosso link afiliado, com toda a segurança e rapidez que só uma loja como a Amazon oferece.

E o melhor de tudo é que, além de ser abençoado com a compra deste livro, você ainda estará ajudando este blog a se manter e levar muito mais conteúdo pelo mundo afora.

Opção para comprar o livro Em seus passos o que faria Jesus

Em seus passos o que faria Jesus?

Páginas: 288
Autor: Charles M. Sheldon
Publicação: 1896

Conclusão

A grande lição de “Em seus passos o que faria Jesus” nos traz é a de que ser ristão é topar o desafio diário de seguir a Jesus. Ser cristão:

  • Não é obrigação
  • Não é participar de grupo social 
  • Não é ser aceito por todos
  • Não é agradar todas as pessoas

A palavra decidir tem uma conotação de romper com algo. Quando nós tomamos uma decisão, nós deixamos algo de lado para escolher outra coisa. 

É justamente isso que acontece quando decidimos seguir a Jesus. Deixaremos de lado o nosso eu para fazer a vontade daquele que nos chamou.

Fácil não é, nunca foi e nunca será. Mas temos a garantia de que Ele nos ajudará. E nos recompensará!

Quando não souber o que fazer, lembre-se de levar em consideração esta simples e poderosa pergunta: “o que faria Jesus em meu lugar”?

Um forte abraço e que Deus abençoe a sua vida!

Deixe um comentário