Qual o menor versículo da Bíblia?

Você sabe qual o menor versículo da Bíblia? E o maior? E qual maior capítulo? Quantos autores escreveram a Bíblia? Pois bem, nesse post você encontrará essas respostas e descobrirá algumas curiosidades bem interessantes sobre a Bíblia. Algumas descobertas sobre a Bíblia nos ajudam a amar ainda mais a Palavra do Senhor e perceber o quanto Ele nos ama e fez verdadeiros milagres para que a Bíblia chegasse até nós.

Se você, como nós, também ama a Bíblia e quer mais conteúdos como este, escreva para nós e comente esse post. Com certeza ficaremos muito felizes em ouvir sua opinião e em saber que este texto está chegando a novas pessoas. Espero que você goste dessa leitura.

Quantos livros, capítulos e versículos têm a Bíblia?

A Bíblia não é um livro comum ou um livro qualquer. Ela é a Palavra de Deus (II Timóteo 3.16). E ela também não é um único livro: São vários livros (aliás, a palavra Bíblia significa “vários livros”) dispostos em uma ordem lógica e que têm um tema principal: O plano de Deus para a salvação do homem através de Jesus Cristo. No total são 66 livros, que podem ser distribuídos em dois grandes grupos:

  • Antigo Testamento: 39 livros
  • Novo Testamento: 27 livros

Originalmente, a Bíblia não possuía a divisão que hoje conhecemos em capítulos e versículos. A divisão em capítulos surgiu no século XIII e a divisão em versículos no século XVII. Isso para facilitar a localização, a impressão e leitura das passagens da Bíblia. Aliás, se você não sabia, a Bíblia foi o primeiro livro a ser impresso em meados de 1455, por Johannes Gutenberg

Considerando essa divisão, que tende a ser padrão entre todas as versões, temos que a Bíblia possui:

  • 1.189 capítulos
  • 31.102 versículos

Quantas pessoas escreveram a Bíblia?

A Bíblia não foi escrita diretamente por Deus. Deus não desceu do céu, pegou uma caneta de ouro e pôs-se a escrever. Mas a Bíblia foi inspirada por Deus. O que isso quer dizer? Que Ele usou pessoas para escrevê-la. Ele inspirou seus autores (II Pedro 1.20-21).

E essa inspiração, como a Bíblia deixa bem claro, não era algo humano, uma mera vontade. Era algo sobrenatural, Deus dava ao escritor a Palavra e este escrevia totalmente direcionado por Deus.

E os 66 livros da Bíblia foram escritos por mais de 40 pessoas. Dentre eles, temos os mais variados estilos e gêneros literários, contextos históricos e características pessoais dos escritores:

  • Escribas – como Esdras.
  • Profetas – como Isaías, Jeremias, Daniel e Ezequiel e o próprio Moisés.
  • Reis – como Davi e Salomão.
  • Apóstolos – como Paulo, Pedro e João.
  • Discípulos dos Apóstolos – como Marcos e Lucas.

Existem muitos livros que possuem dúvidas sobre quem seria o autor. Mas o mais importante não é exatamente o autor ou editor do livro, mas o Deus que inspirou o livro. Portanto, uma coisa é certa: todos eles escreveram debaixo da inspiração divina, e suas palavras são a Palavra de Deus que devemos guardar em nossos corações! 

Quando foi escrita a Bíblia?

Você já deve saber que a Bíblia não foi escrita toda de uma vez. Existiu um processo que durou mais de 1600 anos no qual Deus ia inspirando esses autores a escrever os livros da Bíblia. Portanto, esse recorte histórico vai de meados de 1500 a.C. até perto do ano 100 d.C. (quando foi escrito o último livro da Bíblia).

Este é mais um fato sobrenatural sobre a Bíblia. O fato de todos esses escritos antigos terem chegado até nós, e de tantas pessoas escreverem tanto tempos depois das outras – e conseguirem manter um padrão perfeito – nos revela o quanto somente um Deus soberano e poderoso poderia fazer tal coisa. Que privilégio termos um livro tão especial em nossas mãos.

Qual o livro mais antigo da Bíblia? (Não é Gênesis)

Eu me arrisco a dizer que 99% das pessoas acreditam que o livro mais antigo da Bíblia é Gênesis. Isso porque ele trata da criação do mundo e do início de tudo. Além disso, ele é o primeiro em ordem de apresentação.

Mas a verdade é que o livro mais antigo é o livro de Jó. A história de homem que, mesmo duramente provado, mostrou sua fidelidade incondicional a Deus foi escrita entre 2500 a 1500 a.C. A verdade é que Gênesis, embora narre histórias mais antigas do que Jó, foi escrito por Moisés no final do Século XV a.C. (mais ou menos 1400 a.C.). 

Qual o livro mais novo da Bíblia?

A resposta para essa pergunta é mais fácil. O livro do Apocalipse (que significa algo que revelado ou descoberto) traz, principalmente, revelações sobre o fim de todas as coisas e a vitória final do Cordeiro sobre todo o mal. O Apocalipse foi escrito pelo Apóstolo João, na ilha de Patmos, entre meados de 93 e 96 d.C

Qual o maior livro da Bíblia?

Essa é bem fácil. Se você lê a Bíblia com frequência, já percebeu a imensidão do livro de Salmos. Ele até costuma ser subdividido pelos estudiosos em 5 livros, pois eles identificaram alguns padrões que os diferenciam.

O livro dos Salmos é o maior tanto em quantidade de capítulos quanto em extensão propriamente dita. Ele possui 150 capítulos e alguns deles são bem grandes. 

Os salmos eram os hinos cantados pelos israelitas em seu culto a Deus, e foram compostos em diferentes épocas e por diferentes autores. O maior autor de salmos é Davi. Ele compôs cerca de 73 salmos.

Qual o menor livro da Bíblia?

Alguns livros da Bíblia são tão pequenos que ocupam menos de uma página e possuem apenas um capítulo. É o caso de Obadias, II e III João, Judas e Filemom.  Se formos levar em conta a quantidade de versículos, o menor é II João (com apenas 13 versículos). A carta seguinte de João possui 14 versículos, ficando em segundo lugar.

Qual o maior capítulo da Bíblia?

Essa muita gente sabe: o Salmo 119 é imenso. Possui 176 versículos e foi escrito em forma de acróstico – ou seja, cada conjunto de versos de iniciava com uma letra do alfabeto hebraico (cada subtítulo deste Salmo contém o nome da letra correspondente). Portanto, o Salmo 119 é o maior capítulo da Bíblia.

É um Salmo lindo, com muitas passagens maravilhosas sobre a Palavra de Deus. Mas separe um bom tempo para ler esta pérola da literatura bíblica!

Qual o menor capítulo da Bíblia?

O menor capítulo também fica em Salmos. O Salmo 117 possui apenas dois versículos, com duas frases bem curtas – mas de grande significado:

Louvai ao SENHOR todas as nações, louvai-o todos os povos.
Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor dura para sempre. Louvai ao Senhor.

Salmo 117

Pronto, você já pode dizer que leu um capítulo da Bíblia hoje. Brincadeiras à parte, esse Salmo nos convida a louvar ao Senhor e reconhecer Sua Bondade. Que possamos louvar ao nosso Deus todos os dias.

Qual o maior versículo da Bíblia?

O maior versículo da Bíblia está no livro de Ester (Ester 8.9). Em hebraico, esse trecho tem mais de 400 palavras. O livro de Ester possui uma particularidade interessante e que faz muitas pessoas questionarem porque ele está na Bíblia: Não é citado o nome de Deus em Ester, mas o nome de um rei pagão (Assuero) é citado várias vezes.

A resposta é que, mesmo não citando o nome de Deus diretamente, qualquer leitor atento vai perceber o agir de Deus na história de Ester. Por meios incompreensíveis, Deus intervém na história da humanidade através da rainha Ester e traz um grande livramento ao povo judeu. Sim, a soberania e o plano gracioso de Deus estão muito presentes no livro de Ester.

Qual o menor versículo da Bíblia?

Essa resposta vai depender um pouco da versão bíblica utilizada, mas eu tomei por base a versão ARC. A disputa está entre Jó 3.2 e João 11.35. Existe uma versão de Jó 3.2 que diz apenas: “Disse Jó:”. Entretanto, a passagem de João 11.35 é a mesma em praticamente todas as versões. 

Jesus chorou

João 11.35

Portanto, consideramos que o menor versículo da Bíblia é João 11.35. São apenas duas palavras: “Jesus chorou”. Mas trazem um significado gigantesco. Jesus chora por conta da morte de Lázaro, um amigo muito querido e que Ele mesmo iria ressuscitar. Isso nos mostra o quão amável e gracioso Jesus é. Ele ama a todos, mas tem especial carinho por seus amigos. Seja amigo de Cristo!

Leia mais:

Deixe um comentário