O terremoto em Taiwan e os sinais do fim dos tempos

Mateus 24. 6-8

Por mais que muitas pessoas não acreditem, a Bíblia é muito clara: o mundo, como o conhecemos, terá sim um fim. A Bíblia não diz exatamente quando será, mas Jesus nos alerta de que haverá sinais do fim dos tempos

Ontem, fiquei um pouco assustado ao ver a quantidade de manchetes terríveis que apareciam na mídia: terremotos, acirramento de conflitos, problemas econômicos… E não consigo parar de pensar que são sinais de que o fim está cada vez mais próximo.

A passagem que fala sobre os sinais do fim dos tempos em Mateus 24 é uma resposta aos seus discípulos, que queriam saber qual seria o futuro da nação de Israel e de todo o mundo. E Jesus responde com estes sinais.

E o que é exatamente um sinal? É um tipo de aviso de que algo está acontecendo ou vai acontecer. Eu moro em Brasília e costumamos dizer que aqui nós experimentamos as 4 estações do ano em um mesmo dia. Por isso, já temos uma habilidade natural de ver os sinais do tempo.

Portanto, se as nuvens do céu começarem a ficar densas e escuras, é provável que chova. Os sinais do fim dos tempos também são visíveis. Mas eles não são percebidos por muitas pessoas.

Apenas aqueles que estão atentos irão perceber estes sinais. E creio que você seja um deles! Vamos juntos descobrir mais sobre estes sinais que nos alertam para o fim?

Sinais do fim dos tempos: guerras e rumores de guerra

Foto de soldado na guerra. Esse é um dos sinais do fim dos tempos.

Nunca se falou tanto em guerra como nos dias atuais. Temos duas grandes guerras em andamento, que mobilizam mais a atenção do mundo: A guerra entre Rússia e Ucrânia e a guerra entre Israel e o Hamas. Mas há muitos rumores de que as coisas ainda podem piorar. 

Além disso, há milhares de conflitos localizados em diversas regiões do mundo. A situação do Haiti nunca esteve tranquila. A situação da Síria também é muito crítica.

Temos vários conflitos armados entre grupos étnicos na África. Esse artigo mostra outros 5 países que estão sofrendo com guerras civis. Há muitas outras guerras em andamentos e muitas tensões no mundo, como mostra este outro artigo.

Além de não termos paz no mundo, não há a menor perspectiva de paz. Muito pelo contrário, há rumores de conflitos e as tensões entre o Oriente e o Ocidente se tornam cada vez maiores. Irã e Israel vivem em um conflito praticamente aberto, mas em uma espécie de guerra por procuração. Eles usam os houtis, o Hezbollah e o Hamas para atacar Israel e outros países ocidentais.

Portanto, diferentemente do passado, os conflitos são cada vez mais complexos e difíceis de se resolver. E quanto mais nos aproximamos do fim, a expectativa é de que piore.

Sinais do fim dos tempos: doenças e epidemias

Sinais do fim dos tempos: novas doenças surgindo e se espalhando

Embora o mundo tenha saído recentemente da situação de pandemia da Covid-19, isso não significa que esses sinais do fim dos tempos na área da saúde tenham se extinguido.

A cada dia surgem novas doenças. E há várias epidemias espalhadas pelo mundo. Esse ano, no Brasil, estamos enfrentado o maior surto de dengue da história. Milhares de pessoas já morreram, infelizmente. 

Doenças inexplicáveis têm surgido, como a chamada síndrome de Havana. Há ainda o alerta dos cientistas de que novas epidemias podem surgir

Por mais que a medicina e a ciência tenham avançado, o fato de ainda convivermos com tantas doenças deve nos servir de alerta de que estamos cada vez mais perto do fim. 

Sinais do fim dos tempos: terremotos e desastres naturais

Nunca antes da história da humanidade existiram tantos relatos de desastres naturais e de tão grandes proporções. É bem verdade que o mundo está mais povoado, e isso faz com que fenômenos que seriam isolados acabam atingindo grandes populações e fazendo estragos maiores.

Mas é nítido que o homem e a natureza estão em guerra. A própria ciência refere isso. A ação do homem está por trás de muitos desses desastres naturais. A temperatura mundial têm aumentado e vai aumentar ainda mais. As geleiras da Antártida estão se derretendo e o nível dos oceanos aumentando. Grandes chuvas, temporais e furacões têm alcançado regiões cada vez maiores. 

Somado a esses fatores mais ligados a ação do homem, temos também os terremotos que se tornam cada vez mais frequentes e mortais. Há ainda a assustadora possibilidade de maremotos (quem não se lembra). Ontem mesmo ocorreu um terrível terremoto em Taiwan.

Definitivamente, não estamos em paz com o meio-ambiente e isso, como já dissemos, é reflexo da ação humana. Mas também é um cumprimento das profecias bíblicas e Jesus está cada vez mais próximo.

Sinais do fim dos tempos: fome e colapso econômico

Foto de menina com fome. A fome é mais um dos sinais do fim dos tempos.

Em pleno século XXI, a fome no mundo parece ser um problema longe de ser superado. Inclusive no Brasil e na América Latina.

Mas a fome a que Jesus se refere, no meu modo de ver, vai muito além de mera escassez de comida. Eu creio que Ele estivesse se referindo a um grande colapso econômico.

Mais uma vez, as pessoas vão dizer que sempre houve crises na história econômica mundial. Entretanto, à medida que nos aproximamos do fim, haverá crises cada vez maiores e terríveis. De fato, com a globalização, as crises que antes eram locais tendem a se espalhar pelo mundo, já que um país depende do outro.

Mas eu acredito que uma crise ainda maior está por vir. Sim, o mundo hoje não está bem economicamente. A economia americana não tem mais tanta pujança. A Europa estagnou. A China não consegue crescer mais. Alguns economistas já falam até em um reset econômico, já que o capitalismo, tal como é hoje, não conseguirá mais sobreviver por muito tempo.

Seja como for, não existe mais segurança econômica no mundo e não há mais certezas quanto à prosperidade das nações. Mas nossa certeza e esperança continuam firmadas em Jesus e em sua volta iminente.

Os sinais do fim dos tempos: sinais morais e espirituais

Esses sinais são mais sutis e difíceis de interpretar, pois moral e espiritualidade são duas coisas totalmente relativas em um mundo pós-moderno e de valores totalmente líquidos.

Mas se olharmos atentamente, as pessoas têm perdido o amor e a compaixão umas pelas outras. Vivemos tempos de total egocentrismo e falta de empatia com o sofrimento alheio. Isso é perceptível. 

Na esfera espiritual, o homem está se distanciando cada vez mais do Seu criador. Já vivemos um contexto de igrejas sendo fechadas ao redor do mundo. A Europa já é considerada pós-cristã.

A tendência, infelizmente, é essa: um mundo cada vez mais distante de Deus. Mas nós precisamos manter a nossa fé intacta. O fim está próximo, e nós precisamos nos manter firmes e vigilantes. Não deixe o seu amor se esfriar.

Não fique aflito!

Eu sei que parece aterrorizante ler essas coisas, e saber que tudo ainda vai piorar. À medida que nos aproximamos da volta de Jesus, esses sinais ficarão mais intensos. Mas a mensagem de Jesus para nós nestes últimos dias é uma mensagem de esperança, por mais contraditório que possa parecer. 

Sendo assim, quando esses fatos começarem a surgir, exultai e levantai as vossas cabeças, pois está muito perto a vossa redenção!”

Lucas 21.28

O fim, na verdade, se dará depois que Jesus voltar e implantar Seu Reino de Justiça na terra. Então será um tempo de verdadeira alegria para todos aqueles que vencerem e se mantiverem fiéis a Ele. Não tenha medo e não se assuste. Nosso tempo aqui está acabando, e essa é a melhor notícia que você poderia receber.


Agradecemos muito por ter dedicado seu tempo para ler nosso post. Se você gostou e quer se manter atualizado, convidamos você a nos seguir em nossas redes sociais. Sinta-se à vontade também para escrever para nós, compartilhar suas opiniões e experiências. Estamos ansiosos para ouvir mais de você!

  • Viva na total dependência de Deus

    Viva na Total Dependência de Deus 

  • Gratidão a Deus por tudo é um estilo de vida

    Gratidão a Deus por tudo: o poder de um coração grato

  • A carreira que nos está proposta 

  • Eclesiastes 11: Lança o teu pão sobre as águas 

Deixe um comentário