Os sinais do fim dos tempos

Mateus 24. 6-8

Por mais que muitas pessoas não acreditem, a Bíblia é muito clara: o mundo, como o conhecemos, terá sim um fim. A Bíblia não diz exatamente quando será, mas Jesus nos alerta de que haverá sinais do fim dos tempos

Um sinal é um tipo de aviso de que algo está acontecendo ou vai acontecer. É um acontecimento que permite prever outro. Se o céu está encoberto por densas nuvens, eu posso prever que existe uma grande possibilidade de chuva.

Mas de nada adianta eu receber um sinal e não percebê-lo. Se os sinais do tempo climático indicam chuva, e eu não presto atenção a eles, eu não vou me precaver. Vou sair de casa sem o guarda-chuva e vou voltar todo ensopado.

Jesus sempre deixou claro aos seus discípulos (e a todos nós também) que ele iria para o Pai, mas que voltaria para buscar os seus (em João 14, por exemplo). Ele disse como seria, em poder e glória, mas não disse quando nem em que circunstâncias.

Entretanto, os discípulos queriam que Jesus fosse mais específico sobre como e quando seria essa volta. A passagem de Mateus 24 é uma resposta de Jesus a estes questionamentos. que queriam saber qual seria o futuro da nação de Israel e de todo o mundo. E Jesus responde com estes sinais.

Os sinais indicados por Jesus não nos permitem saber exatamente o tempo da volta de Jesus e do fim dos tempos, mas nos dão a ideia de sua realidade e iminência. Esses sinais se intensificarão à medida em que se aproxima o fim.

Como disse antes, embora os sinais sejam reais e visíveis, muitas pessoas não irão percebê-los. Apenas aqueles que estão atentos irão perceber estes sinais. Tenho certeza que você é um desses que estão atentos! Vamos juntos descobrir mais sobre estes sinais que nos alertam para o fim?

Sinais do fim dos tempos: guerras e rumores de guerra

Foto de soldado na guerra. Esse é um dos sinais do fim dos tempos.

Nunca se falou tanto em guerra como nos dias atuais. Temos duas grandes guerras em andamento, que mobilizam mais a atenção do mundo. Mas há muitos rumores de que as coisas ainda podem piorar. 

Além disso, há milhares de conflitos localizados em diversas regiões do mundo. A situação do Haiti nunca esteve tranquila. A situação da Síria também é muito crítica. A escalada no Oriente Médio é terrível e preocupa todo o globo da terra. Já se fala até em guerra total na região.

Temos vários conflitos armados entre grupos étnicos na África. Esse artigo mostra outros 5 países que estão sofrendo com guerras civis. Há muitas outras guerras em andamentos e muitas tensões no mundo, como mostra este outro artigo.

Além de não termos paz no mundo, não há a menor perspectiva de paz. Muito pelo contrário, não existe nenhuma expectativa de plano de paz em nenhuma dessas frentes de conflito.

Portanto, diferentemente do passado, os conflitos são cada vez mais complexos e difíceis de se resolver. E quanto mais nos aproximamos do fim, a expectativa é de que piore.

Sinais do fim dos tempos: doenças e epidemias

Sinais do fim dos tempos: novas doenças surgindo e se espalhando

Embora o mundo tenha saído recentemente da situação de pandemia da Covid-19, isso não significa que esses sinais do fim dos tempos na área da saúde tenham se extinguido.

A cada dia surgem novas doenças. E há várias epidemias espalhadas pelo mundo. Esse ano, no Brasil, estamos enfrentado o maior surto de dengue da história. Milhares de pessoas já morreram, infelizmente. 

Doenças inexplicáveis têm surgido, como a chamada síndrome de Havana, a Monkeypox… Há ainda o alerta dos cientistas de que novas epidemias podem surgir

Por mais que a medicina e a ciência tenham avançado, o fato de ainda convivermos com tantas doenças deve nos servir de alerta de que estamos cada vez mais perto do fim. 

Sinais do fim dos tempos: terremotos e desastres naturais

Nunca antes da história da humanidade existiram tantos relatos de desastres naturais e de tão grandes proporções.

É bem verdade que o mundo está mais povoado, e isso faz com que fenômenos que seriam isolados acabam atingindo grandes populações e fazendo estragos maiores.

Mas é nítido que o homem e a natureza estão em guerra. A própria ciência refere isso. A ação do homem está por trás de muitos desses desastres naturais.

A temperatura mundial têm aumentado e vai aumentar ainda mais. As geleiras da Antártida estão se derretendo e o nível dos oceanos aumentando. Grandes chuvas, temporais e furacões têm alcançado regiões cada vez maiores. 

A crise do momento é a dos intensos incêndios florestais que se alastram pelo território nacional. No momento em que escrevo, estou sofrendo as consequências da fumaça e do calor escaldante.

Somado a esses fatores mais ligados a ação do homem, temos também os terremotos que se tornam cada vez mais frequentes e mortais. Há ainda a assustadora possibilidade de maremotos e tsunamis (quem não se lembra de 2004).

Definitivamente, não estamos em paz com o meio-ambiente e isso é reflexo da ação humana. Mas também é um cumprimento das profecias bíblicas e Jesus está cada vez mais próximo.

Sinais do fim dos tempos: fome e colapso econômico

Foto de menina com fome. A fome é mais um dos sinais do fim dos tempos.

Em pleno século XXI, a fome no mundo parece ser um problema longe de ser superado. Inclusive no Brasil e na América Latina.

Mas a fome a que Jesus se refere, no meu modo de ver, vai muito além de mera escassez de comida. Eu creio que Ele estivesse se referindo a um grande colapso econômico.

Mais uma vez, as pessoas vão dizer que sempre houve crises na história econômica mundial. Entretanto, à medida que nos aproximamos do fim, haverá crises cada vez maiores e terríveis.

De fato, com a globalização, as crises que antes eram locais tendem a se espalhar pelo mundo, já que um país depende do outro.

Mas eu acredito que uma crise ainda maior está por vir. Sim, o mundo hoje não está bem economicamente. A economia americana não tem mais tanta pujança. A Europa estagnou. A China não consegue crescer mais.

Alguns economistas já falam até em um reset econômico, já que o capitalismo, tal como é hoje, não conseguirá mais sobreviver por muito tempo.

Seja como for, não existe mais segurança econômica no mundo e não há mais certezas quanto à prosperidade das nações. Mas nossa certeza e esperança continuam firmadas em Jesus e em sua volta iminente.

Os sinais do fim dos tempos: sinais morais e espirituais

Esses sinais são mais sutis e difíceis de interpretar, pois moral e espiritualidade são duas coisas totalmente relativas em um mundo pós-moderno e de valores totalmente líquidos.

Mas se olharmos atentamente, as pessoas têm perdido o amor e a compaixão umas pelas outras. Vivemos tempos de total egocentrismo e falta de empatia com o sofrimento alheio. Isso é perceptível. 

Na esfera espiritual, o homem está se distanciando cada vez mais do Seu criador. Já vivemos um contexto de igrejas sendo fechadas ao redor do mundo. A Europa já é considerada pós-cristã.

Mesmo dento das igrejas, vivemos tempos de apostasia e de terríveis escândalos. Isso é muito triste, porque faz com que mitas pessoas desacreditem do evangelho por conta de

A tendência, infelizmente, é essa: um mundo cada vez mais distante de Deus. Mas nós precisamos manter a nossa fé intacta. O fim está próximo, e nós precisamos nos manter firmes e vigilantes. Não deixe o seu amor se esfriar.

Não fique aflito!

Eu sei que parece aterrorizante ler essas coisas, e saber que tudo ainda vai piorar. À medida que nos aproximamos da volta de Jesus, esses sinais ficarão mais intensos. Mas a mensagem de Jesus para nós nestes últimos dias é uma mensagem de esperança, por mais contraditório que possa parecer. 

Sendo assim, quando esses fatos começarem a surgir, exultai e levantai as vossas cabeças, pois está muito perto a vossa redenção!”

Lucas 21.28

O fim, na verdade, se dará depois que Jesus voltar e implantar Seu Reino de Justiça na terra. Então será um tempo de verdadeira alegria para todos aqueles que vencerem e se mantiverem fiéis a Ele. Não tenha medo e não se assuste. Nosso tempo aqui está acabando, e essa é a melhor notícia que você poderia receber.


Agradecemos muito por ter dedicado seu tempo para ler nosso post. Se você gostou e quer se manter atualizado, convidamos você a nos seguir em nossas redes sociais. Sinta-se à vontade também para escrever para nós, compartilhar suas opiniões e experiências. Estamos ansiosos para ouvir mais de você!

Leia também:

Últimos Posts

Deixe um comentário