Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3.13-14
Neste texto, o Apóstolo Paulo reflete sobre os três tempos da sua vida: passado, presente e futuro.
Sobre o passado, Paulo menciona sua vida no passado como fariseu e perseguidor da igreja. No presente, Paulo está focado em alcançar um alvo específico: A salvação em Cristo Jesus. Quanto ao futuro: Fala nesta esperança gloriosa para o futuro: alcançar a salvação e a recompensa reservada por Jesus Cristo.
É importante sabermos lidar com esses três tempos da nossa vida. E mais importante ainda não perdermos de vista nossos objetivos.
Para isso, precisamos estabelecer metas para a nossa vida. Um pensador já dizia “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. Nós já sabemos que caminho é esse, pois o próprio Jesus nos indicou. O grande desafio é permanecer nele e alcançar o prêmio que nos aguarda.
Um alvo que vale a pena
O Apóstolo Paulo sabe exatamente onde queria chegar, tinha um alvo bem definido, ele perseguia agora este alvo com muita coragem e determinação. E sempre olhando para frente.
Quem sabe onde quer chegar trabalha com metas. Mais do que estabelecer, ele detalha essas metas:
- Metas na área financeira. Exemplo: poupar 10% do meu salário.
- Metas nos seus estudos. Exemplo: tirar acima de 8,5 de média em todas as disciplinas.
- Metas para uma vida saudável. Exemplo: caminhar 30 minutos todos os dias.
- Metas na área familiar. Exemplo: passear com a família todos os fins de semana.
Nós só estabelecemos metas para aquilo que é importante para nós. Não vamos nos esforçar por algo que não valha a pena. Só iremos trabalhar, por exemplo, se tivermos a expectativa de recebermos um salário ou uma recompensa.
Na área espiritual, não deveria ser diferente. Também precisamos ter alvos para a nossa vida com Deus. Na verdade, ela é a área mais importante e que define todo o restante das nossas vidas.
O maior alvo da vida do cristão é a salvação em Cristo. Entretanto, esse nível de importância precisa estar refletido naquilo que fazemos. Toda a nossa vida precisa girar em torno disso.
Persiga todos os alvos importantes na sua vida, como os que citamos acima. Mas persiga acima de tudo a Salvação. Não permita que nenhuma distração tire seu foco deste alvo. Sobre todas as coisas, priorize o Reino de Deus.
Cuidado com as distrações
Paulo tinha essa prioridade em mente. Ele considera todas as outras coisas como supérfluas e passageiras. A razão da nossa vida precisa ser seguir a Jesus acima de tudo. Ele se preocupava em buscar as coisas do alto.
Entretanto, a palavra prioridade nos traz uma conotação muito séria: se priorizamos algo, precisamos deixar outras coisas de lado – ou para trás, como disse Paulo. O próprio Paulo compara muito a vida cristã à de um atleta de alto rendimento.
Todo atleta precisa tomar uma decisão diária: ou se alimenta de qualquer maneira, ou segue uma dieta regrada que vai lhe trazer melhores resultados; ou fica no conforto do seu descanso, ou se submete a duras sessões de treinamentos; ou compete com displicência, ou dá o melhor de si na disputa.
Assim é a vida cristã. Precisamos deixar tudo aquilo que nos distrai e atrapalha nossa caminhada com Deus. Nada pode atrapalhar nossa corrida em direção ao nosso alvo celestial. Seja o atleta de Cristo que corre para o alvo e que só vai para quando chegar lá.
O que fazer com o passado?
O passado de Paulo era algo extremamente complexo. Se, por um lado, ele havia sido um fariseu, perseguidor da igreja e extremamente atuante no judaísmo, por outro ele já havia se tornado um apóstolo de Cristo, aberto várias igrejas e levado milhares de almas para Cristo.
Ele teria, portanto, motivos para se entristecer ou motivos para se orgulhar. Entretanto, Paulo não fica remoendo nada disso. Pelo contrário, ele considera tudo isso como passado e foca em prosseguir para o alvo.
Não estou dizendo, com isso, que você não deve aprender com seu passado ou guardar boas recordações dele.
Mas o nosso passado não pode interferir na nossa caminhada em direção ao alvo. O passado não pode te paralisar, por mais difícil ou doloroso que seja. Também não pode te deixar desfocado, por ter sido muito bom, e achar que não precisa fazer mais nada para o Senhor.
Independentemente de qualquer coisa, siga confiante. Prossiga para o alvo, pois é isso o que mais importa agora.
Prossigo para o alvo
É interessante repararmos que Paulo enfatiza o tempo presente nessa afirmação: Uma coisa faço… Prossigo para o alvo”.
Deus tem um futuro glorioso para nós. Ruas de ouro e de cristal nos aguardam nos céus. Desfrutaremos da companhia eterna do Nosso Senhor Jesus. Não teremos mais lutas ou dificuldades. Viveremos a mais perfeita paz e harmonia.
Entretanto, para alcançarmos esse futuro, precisamos fazer algo no presente. São vários os desafios que nos cercam: lutas, dificuldades, desânimo, frustrações. Precisamos lutar contra tudo isso e permanecer firmes em nosso propósito.
Que possamos encontrar em Deus a motivação para prosseguirmos em direção ao alvo! Não deixe que nada neste mundo possa te tirar deste foco
Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço, e que Deus abençoe a sua vida!
A sua leitura e a sua participação nos deixam muito felizes. Portanto, sinta-se à vontade para escrever para nós e nos seguir em nossas redes sociais.
Leia também nossos outros devocionais e também nossas ministrações e estudos bíblicos.