A carreira que nos está proposta 

…deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,

Hebreus 12.1b

Recentemente, os olhos do mundo estavam atentos a tudo o que acontecia na cidade de Paris.

Tudo por conta do grande evento esportivo que acontece de 4 em 4 anos: as Olimpíadas.

Apesar de nós olharmos para os atletas apenas no fim desse ciclo olímpico, e de preferência quando estão no alto do pódio, a trajetória de um atleta não é tão simples assim quanto parece.

A vida cristã tem muito em comum com a vida esportiva. E Paulo, brilhantemente, vai mais uma vez comparar o crente a um atleta. Somos os atletas de Cristo!

Deixando todo o embaraço 

Não é só de pódios e entrevistas que se vive um atleta, ainda mais quando falamos de atletas olímpicos. Eles são o suprassumo de suas categorias, a elite do esporte mundial.

Para se chegar a esse nível de excelência, é necessário muito esforço e dedicação. Muito treino, alimentação regrada, sono regulado, distância da família e dos amigos.

Isso se parece muito com o tipo de vida que um cristão precisa viver. Nós temos que negar muitas coisas.

Aparentemente, não somos pessoas normais. Quem trocaria noites de sono tranquilas por buscar a Deus na madrugada? Ou quem trocaria um delicioso café da manhã para jejuar voluntariamente a Deus?

Se nós queremos nos aproximar de Deus, precisamos priorizá-lo. Precisamos estar “em forma” espiritualmente falando, nos afastando de tudo aquilo que desagrada a Deus.

Você já parou para pensar em quantos “nãos” você já teve que dar para fazer a vontade de Deus? Eu creio que muitos.

Devemos tirar do nosso caminho todo o embaraço. E o maior embaraço que nos impede de avançar é o pecado.

Pecado significa errar o alvo, ou seja, fazer algo contrário à vontade de Deus. E isso nos faz perder muitos pontos nessa corrida espiritual.

Entretanto, existe outra barreira que nos tira dessa carreira que nos está proposta. São as famosas distrações. Muitas vezes, não são exatamente pecados, mas são coisas que nos dividem a atenção.

Assim como um atleta precisa estar totalmente concentrado na sua prova, nós também não podemos perder, em nenhum momento, nosso foco celestial.

É preciso estar alinhado com os propósitos do céu. A distração é muito sutil. Pode ser até coisas boas, como nosso trabalho, nossos estudos, mas nada pode tomar o espaço do Senhor nas nossas vidas.

Corramos com paciência 

Parece um pouco contraditório essa expressão: correr com paciência. Ora, quem corre deve estar com pressa e quer chegar rápido ao lugar da chegada.

Mas na vida cristã, precisamos, sim, correr com paciência e perseverança. Pois essa corrida não é para os que correm mais rápido, mas para os que correm até o fim.

Não estamos em uma corrida de 100m. Estamos numa super maratona rumo aos céus. O nosso tempo está no controle de Deus. Precisamos estar alinhados com esse tempo.

O grande desafio da paciência é justamente esse: continuar, esperando no Senhor.

Esperar com paciência no Senhor não é ficar parado. É continuar fazendo a vontade de Deus, mesmo que não seja exatamente aquilo que queremos ou esperamos.

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé

Aqui está o maior motivo para não pararmos, nem desistirmos: o olhar fixo em Jesus. É por causa dEle que nós continuamos em frente e não olhamos para trás.

Aliás, olhar para Jesus é olhar para frente. Imagine um corredor olhando para trás? Fatalmente, vai tropeçar e cair ou, no mínimo, se perder na sua prova.

Deus quer que você olhe para a frente. Que prossiga para o Alvo. Que deixe para trás o que se foi, mas que você viva o novo de Deus.

Olhar para Jesus vai te dar a motivação, a força, o ânimo necessários para continuar.

Que Deus nos ajude a chegar ao final, e conquistarmos nosso prêmio. Esse prêmio eterno e incomparável. 

Deus já te deu todas as ferramentas para vencer essa prova. Continue em frente, guarde o que você tem, e seja laureado no final! 

Deixe um comentário