A oração de um justo pode muito em seus efeitos 

Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

Tiago 5.16-17

Quer receber todos os nossos conteúdos sobre Jesus e crescer espiritualmente com devocionais diários gratuitamente? Entre para o nosso Canal de Transmissão!

Nestes últimos dias, tenho meditado bastante sobre a oração. Ela é um ponto fundamental na nossa vida cristã. Não existe relacionamento com Deus sem oração. Arrisco a dizer que não existe vida cristã sem oração. Falamos muito sobre isso no artigo sobre a Oração do Pai Nosso. 

Para levarmos nossa vida espiritual a um outro nível, precisamos entender que a oração de um justo pode muito em seus efeitos.

A oração produz efeitos maravilhosos. O principal efeito é o fato de estar com Deus e fazer a Sua vontade. E ela também é a chave para o agir extraordinário de Deus nas nossas vidas e nas vidas de outras pessoas.

A Bíblia e a própria história da humanidade estão repletas de orações que produziram esses efeitos sobrenaturais. Mas, para que a nossa oração cumpra com essa finalidade, ela precisa estar alinhada ao propósito de Deus para ela. Precisa cumprir alguns requisitos.

A oração que Deus ouve

A oração de um justo pode muito em seus efeitos - pessoa orando sobre a bíblia

Já falamos bastante sobre isso, mas uma das características marcantes das pessoas que amam a Deus é que elas querem estar com Ele. Mas não basta apenas orar. É preciso orar da maneira certa.

A Bíblia nos fala de alguns requisitos da oração que Deus ouve.

A oração do justo

Como é maravilhoso saber que existe um Deus no céu que escuta as nossas orações! Entretanto, precisamos enteder que existem orações que Deus não escuta. Sim, existem sentimentos e pecados em nós que podem impedir a nossa oração de chegar ao trono de Deus:

Enfim, você já entendeu que o tipo de pessoas que Deus gosta de ouvir são as pessoas justas – aquelas que praticam a justiça. Isso não significa que sejam pessoas perfeitas – até porque não existem – mas são pessoas que tem um coração sincero e buscam andar no caminho do Senhor.

Jesus cita como exemplos negativos os próprios escribas e fariseus. Eles não eram justificandos em suas orações, porque oravam pelos motivos errados, com a intenção errada. Que possamos ser ouvidos por Deus e agradá-lo com nossa vida e com nossas orações.

É preciso crer

E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão.

Mateus 21.22

Essa frase aqui é condicional. Se crermos, nós receberemos. Parece um pouco óbvio, mas muitas pessoas não depositam fé em sua oração. Oram apenas porque aprenderam um hábito ou porque se sentem bem falando com Deus antes de dormir ou das refeições.

Mas nós precisamos crer no poder da oração. Esse poder não está exatamente na oração em si, mas em quem recebe a oração: Deus, o Pai. Se não crermos que Ele recebe a nossa oração e têm poder para atendê-la, estamos perdendo o nosso tempo!

Pra ser sincero, eu creio que a grande dificuldade das pessoas não seja crer no poder de Deus. Todos nós cremos no poder infinito de Deus. Acredito que a dificuldade está em crer que Deus se importa conosco e com a nossa oração. Em outras palavras, cremos no poder de Deus, mas muitas vezes não cremos na Sua bondade.

Quero te encorajar a experimentar essa bondade do Senhor sobre a sua vida. Um exercício simples e interessante é você pegar um caderno e anotar os seus alvos de oração. Eu fiz isso, e fiquei espantado em ver o quanto Deus responde as minhas orações. Eu te convido a fazer o mesmo e compartilhar conosco os resultados. Garanto que vai se impressionar.

É preciso pedir

Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Mateus 7.7

Embora a oração não deva se restringir só a pedir, a petição, a intercessão e a súplica são essenciais. A Bíblia nos incentiva a pedir, seja por nós ou por outras pessoas e causas.

Entretanto, temos que ter em mente que não devemos pedir qualquer coisa que nos venha a mente. Precisamos saber o que pedir. Deus não vai ouvir orações em que pedimos o mal a alguém, ou apenas coisas para satisfazer o nosso ego.

Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

Tiago 4.3

Tiago nos adverte que a falta de sabedoria ao pedir é uma das causas, talvez a principal, pela qual não recebemos. 

E como saber o que pedir? Existem coisas que pedimos que agradam a Deus:

  • Coisas que sejam corretas e honestas 
  • Coisas que edificam nossa vida espiritual 
  • Coisas que abençoem a vida de outras pessoas
  • Coisas que sejam úteis para o Reino de Deus

Enfim, devemos saber o que pedir. Mas, mesmo com todo o cuidado ao pedirmos ao Senhor, corremos risco de ainda não pedir corretamente. Então, precisamos ser tão dependentes de Deus a ponto de pedirmos ao Espírito Santo que nos ajude a orar:

Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Romanos 8.26

É preciso persistir 

Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos

Efésios 6.18

A oração precisa ser feita com perseverança. Não adianta orarmos 5 horas em um dia e passarmos um mês sem orar. Também não adianta pedirmos algo uma única vez e nunca mais orarmos naquele sentido.

Conheço pessoas que travaram verdadeiras batalhas de oração. Sim, orar é uma verdadeira guerra – não à toa essa passagem acima foi extraída de Efésios 6, que é o texto mais importante sobre batalha espiritual da Bíblia.

Como estava dizendo, algumas pessoas oraram anos até conseguir algo do Senhor: a conversão de um ente querido, a cura de um problema de saúde, busca por uma oportunidade de trabalho.

É claro que você precisa saber que tipos de guerras comprar. Não devemos insistir com coisas que sabemos que não é a vontade de Deus para nós. Mas, se temos certeza que é de Deus, devemos insistir em oração.

Entenda que insistir com Deus na oração não é colocá-lo contra a parede e exigir seus desejos. Mas é se mostrar confiante em Deus e no Seu tempo perfeito para nós! Creia que Deus vai fazer grandes coisas em sua vida, mesmo que demore um tempo. Ele faz tudo no tempo certo!

Os efeitos da oração

Pessoas orando umas pelas outras - a oração de um justo pode muito em seus efeitos

Como já falamos, existem alguns requisitos para que a oração tenha seus efeito plenos. O primeiro grande e principal efeito da oração é ser ouvido por Deus. Essa convicção e certeza são os pilares do nosso relacionamento com Deus através da oração.

O segundo efeito da oração é sobre a vida de quem ora. A oração é essencial para o crescimento espiritual. Na verdade, não existe, como já dissemos, vida espiritual ou vida cristã sem oração. Ela agrada a Deus e nos faz estar cada dia mais próximos Dele.

Além de todos estes benefícios espirituais, a oração traz inúmeros benefícios ao cérebro e às emoções. Sim, a oração ajuda na liberação de neurotransmissores relacionados à paz e ao bem-estar, como endorfina e dopamina.

As pessoas que oram são menos ansiosas e estressadas. Eu descobri através deste artigo que as pessoas que oram regularmente vivem em média 7 a 14 anos a mais do que as pessoas que não oram. Orar é vida, literalmente.

O terceiro efeito é na vida de outras pessoas por quem oramos. Quando oramos por alguém, Deus está agindo de forma invisível na vida dela. Quantas coisas Deus já fez na minha vida por intermédio de orações de pessoas que eu nem sabia que oravam por mim!

Não orar por outras pessoas é considerado até um pecado (I Samuel 12.23). Grandes homens de Deus eram sustentados por constantes orações da igreja. Pedro foi liberto da prisão por causa da oração (Atos 12.5). Paulo, o maior pregador que já existiu na terra – depois de Jesus – pedia aos irmãos que orassem para que ele tivesse sempre uma mensagem (Efésios 6.19).

Ore por você, mas separe um bom tempo para orar pelas outras pessoas – mais tempo, de preferência. Além de agradar a Deus, você verá o agir Dele na vida de outras pessoas que serão abençoadas.

Conclusão

A carta de Tiago fala muito sobre a vida cristã prática, e isso me leva a pensar que muitas vezes estamos apenas na teoria sobre oração. 

A oração de um justo pode muito em seus efeitos, mas só se for praticada. Nunca existiram tantos livros sobre oração, tantos blogs sobre oração, tantas lives de oração… Mas as pessoas oram cada vez menos.

Mas a minha oração neste dia é para que Deus venha restaurar a nossa vida de oração e de comunhão com Ele. Existem vidas esperando por uma resposta de oração. Existem coisas maravilhosas que acontecerão quando você orar mais.

Termino com a brilhante frase de C.S. Lewis: a oração não muda a Deus – ela me muda.

Que tenhamos uma vida transformada através da oração!

Deixe um comentário