A oração do Pai Nosso

Continuando nossa série sobre o Sermão da Montanha, chegamos a um dos trechos mais conhecidos da Bíblia. Acredito que perto de 99% das pessoas no Brasil o conheçam de cor. Estamos falando do texto conhecido como “A oração do Pai Nosso“.

Os discípulos pedem a Jesus que os ensine a orar. Jesus orava tanto que os discípulos se admiravam da sua vida de oração. E eles lhe pedem que os ensine a orar. Jesus então, dá a eles e a nós esta verdadeira pérola sobre a forma correta de orar.

Vamos aprender um pouco sobre esse modelo de oração de Jesus?

Quer receber todos os nossos conteúdos sobre Jesus e crescer espiritualmente com devocionais diários gratuitamente? Entre para o nosso Canal de Transmissão!

Passagem bíblica com a oração do Pai Nosso

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

O pão nosso de cada dia nos dá hoje;

perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Mateus 6.9-13

Jesus já pressupõe que a gente ore

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Mateus 6.6

A oração não é uma opção na vida de um cristão. Ela é tão indispensável que Jesus já pressupõe que seus discípulos orem. Ele não diz: “Se vocês orarem” e sim “quando orarem”.

Mais do que isso, a oração deve ser constante. O mínimo do mínimo é que seja diária (“o pão nosso de cada dia nos dai hoje” nos dá essa pista). Mas você pode e deve orar mais de uma vez ao dia.

Daniel orava três vezes ao dia. Jesus passava noites inteiras em oração. Grandes homens e mulheres de Deus gastavam horas a fio em oração. O livro Heróis da Fé nos relata isso muito bem. Todos os grandes homens de Deus foram grandes homens de oração.

Como disse um certo pregador, do qual não me recordo o nome: “nenhum homem é maior do que a sua vida de oração”. Essa é uma grande verdade! Que sejamos grandes na nossa vida de oração!

A oração do Pai Nosso nos mostra como NÃO ORAR

É interessante que, ao falar de oração, Jesus mais uma vez reprova os escribas e os fariseus. Embora eles orassem bastante e se orgulhassem da sua vida de oração, isso não quer dizer que Deus aprovasse e recebesse suas orações.

As orações dos escribas e fariseus eram reprovadas por causa da forma como oravam. 

  • Eles oravam para se aparecer
  • Oravam para impressionar os homens
  • Oravam para parecer espirituais
  • Oravam até para terem desculpa para comer na casa das pessoas

Ou seja, eles oravam. Só que pelos motivos errados, e de forma errada. Não é suficiente orar, precisamos orar com a intenção correta aos olhos de Deus.

Jesus nos aconselha a orar em secreto. Isso não quer dizer que não possamos orar na igreja, ou mesmo na rua e em outro lugar público. Eu mesmo, quando faço evangelismo, sempre oro pelas pessoas que pedem oração na rua. Nós oramos em público em situações específicas. 

O que Jesus está dizendo é que a base da nossa oração é o lugar secreto. Até porque, muito provavelmente, passamos menos de 3% do nosso tempo na igreja. Se orássemos só na igreja, estaríamos perdidos.

A oração que fazemos para ter relacionamento e comunhão com Deus é no nosso cantinho de oração. Ali, nós oramos não porque somos obrigados ou porque alguém está olhando, mas porque queremos desfrutar da comunhão com nosso Pai. Esse é o motivo maior da nossa oração. E você, já foi ao seu lugar secreto hoje?

A oração é relacionamento com o Pai 

A oração do Pai nosso diz muito sobre quem ora, mas também diz muito sobre quem recebe a oração! Devemos orar ao Pai, é Ele quem ouve as nossas orações. É claro que podemos orar a Jesus e ao Espírito Santo também. Mas Jesus está explicando que tipo de relacionamento estabelecemos na oração.

Deus é Deus de relacionamentos. Ele é Pai. E, se somos seus filhos, desejamos nos relacionar com Ele. Não existe relacionamento em que não haja algum tipo de comunicação. Um relacionamento saudável envolve estarmos conectados com alguém e termos tempo de qualidade com ela.

Pois bem, Deus tem muitas formas de falar conosco. Nós, porém, temos apenas uma forma de falar com Ele: através da oração. Exerça sua comunicação com o seu Pai Celestial.

Santificando o nome do Senhor

Um dos atributos de Deus é a santidade. Isso quer dizer que Ele é puro, separado de tudo o que é mal. Precisamos ter essa consciência quando oramos.

A oração do Pai nosso nos ensina que devemos santificar o nome do Senhor na nossa oração. O que isso quer dizer? Devemos usar a nossa oração para enaltecer o nome Dele. 

Muitas pessoas encaram a oração apenas como uma forma de obter coisas de Deus. Isso não combina com os ensinamentos de Cristo. Tanto que, se você seguir a ordem correta da oração, os primeiros versos tratam de falar da grandeza e dos atributos de Deus, e não de pedir nada.

Não que não possamos pedir nada. Claro que podemos e devemos pedir coisas ao nosso Pai Celestial. Mas precisamos entender que o momento mais importante da nossa oração é o momento em que louvamos e engradecemos a Deus.

Esse louvor não é necessariamente cantar hinos a Deus. Louvar quer dizer elogiar alguém. Gaste mais tempo elogiando a Deus em suas orações, agradecendo por tudo que Ele faz em sua vida, e não apenas pedindo coisas para Ele.

Orando para que o Reino seja estabelecido na terra

Um dos motivos pelos quais também devemos orar é para que o Reino do Senhor seja estabelecido na terra. Isso envolve orar pelas coisas que interessam ao Reino de Deus. Devemos orar para que o nome do Senhor seja estabelecido na terra.

Mais uma vez, a oração que Deus recebe precisa revelar as boas intenções do nosso coração. Se não oramos pela obra do Senhor, para que o Evangelho seja pregado em todo mundo, pelas igrejas perseguidas, estamos revelando que, na verdade, isso não é tão importante para nós.

Não ore apenas pelos seus próprios interesses. Ore e interceda para que outras pessoas sejam salvas e recebam as bênçãos de Deus. 

Pedindo que a vontade de Deus seja feita

Por mais que Deus seja soberano (ou seja, sua vontade sempre será feita), Jesus nos orienta na oração do Pai nosso a orarmos pedindo que Sua vontade seja feita.

Nós pedimos coisas ao Senhor quando oramos, claro. Mas precisamos entender que Ele só vai fazer aquilo que Ele quer. Parece um pouco difícil entender isso.

Por que orar, se Deus vai fazer a vontade Dele e não a nossa? Primeiro, nós oramos assim porque nós queremos alinhar a nossa vontade com a Dele.

Porque a nossa vontade normalmente não é a certa. Mas a vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável. Que possamos permanecer no centro dessa vontade.

Orando pelas suas necessidades

Como já dissemos antes, você pode e deve orar pelas suas necessidades. Não é proibido. Muito pelo contrário, a Bíblia nos manda lançar todas as nossas ansiedades e preocupações diante do Senhor.

Além de ser ouvido pelo Senhor, você fará muito bem à sua alma externando essas preocupações diante Dele. Confie que Deus é bom e que está atento a todas as nossas necessidades.

Mas o que o modelo de oração de Jesus na oração do Pai Nosso nos ensina é que não devemos ser egoístas na nossa oração, orar só por nós mesmos, como se os nossos problemas e necessidades fossem o centro do universo. Ore pelas suas necessidades, também, e não apenas por elas.

A oração nos livra das tentações

Se temos uma certeza na vida, é a de que tentações e lutas virão para nos afligir. E elas vão tentar te tirar do caminho do Senhor e te fazer tropeçar. O próprio Jesus foi tentado. Entretanto, Ele nos mostrou como vencer as tentações da vida: com jejum e oração.

C.S. Lewis retrata isso muito bem em um de seus livros: quando o inimigo quer derrubar alguém, ela vai fazer de tudo para minar sua vida de oração. Não deixe isso acontecer. Ore e vigie, para não cair em tentação 

Orando por perdão

A confissão é uma parte muito importante da oração. Devemos apresentar os nossos pecados diante de Deus e suplicar pelo Seu perdão.

A oração do Pai nosso também nos revela que devemos também perdoar aqueles que nos ofendem, assim como o Senhor nos perdoa.

Seria muita hipocrisia pedirmos perdão sem perdoarmos ninguém, não é mesmo? E hipocrisia é algo que Jesus não tolera. Se está difícil perdoar, peça ao Senhor para te ajudar neste processo. Não é fácil, mas garanto que vale a pena perdoar.

Reconhecendo a grandeza e o senhorio de Deus 

Mais uma vez, Jesus nos convida a reconhecer a grandeza e o senhorio de Deus em nossas vidas. Algumas pessoas oram com arrogância, como se Deus fosse obrigado a dar tudo aquilo que elas pedem.

Mas, se o próprio Jesus, que está em nível de igualdade com o Pai, orava com tanta humildade, porque nós não deveríamos fazer o mesmo? Ore com súplica e humildade e Deus atentará para a sua oração.

Conclusão 

A oração do Pai Nosso, que faz parte do grandioso sermão da montanha, não é meramente um texto a ser copiado. É um modelo a ser seguido. Por isso, ela é chamada de oração-modelo.

E ela não é uma mera forma, ela deve orientar o conteúdo e a intenção da nossa oração. Deus prefere uma oração sincera de um publicano pecador, feita com a motivação correta, do que a oração presunçosa e arrogante de um fariseu.

Que o Senhor nos ajude a seguir este maravilhoso modelo de oração e que possamos alcançar todas as bênçãos e recompensas do Senhor reservadas a aqueles que o buscam em oração.

Obrigado por ler este nosso conteúdo de hoje. Fique à vontade para escrever para nós e também para nos seguir em nossas redes,e em especial acompanhar nosso Canal de Transmissão. Um forte abraço e que Deus abençoe a sua vida!

2 comentários em “A oração do Pai Nosso”

  1. Pai Nosso, que estás no céu,
    Santificado seja o teu Nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra
    como no céu. Dá-nos hoje o pão
    nosso de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E Não nos deixes cair em tentação,
    mas livra-nos do mal.

    ( Evangelho de Jesus Segundo Mateus 6:9-13 )

    Sou Cristão Acredito que A Oração Perfeita Foi Ensinada Por JESUS que Ensiinou A Oramos Para Seu PAI JAVÉ : O DEUS VIVO .Muito Importante Foi Que O SENHOR JESUS Ensinou a Chamamos DEUS De PAI. A Oração chamada de PAI NOSSO Foi Registrada Pelo Apostolo Mateus Que Escreveu O EVANGELHO DE MATEUS No Idioma Grego No Seculo I Da Era Cristã. Muito Importante Sabe que A ORAÇÃO DO PAI NOSSO Era A Oração Principal Da Igreja Cristã Antiga De JESUS porque Existe Um Documento Cristão Histórico Chamado Didaque Que Foj Escrito Na Igreja Cristã Da Síria a Data do Documento é 80 -140 Da Era Cristã. Nesse Documento Cristão A Oração do PAI NOSSO DO EVANGELHO DE MATEUS 6:9-13 e Diz Fazemos Três vezes por Dia A ORAÇÃO DO PAI NOSSO.

    ” Também Não Orem como os hipócritas, mas como O SENHOR Mandou no seu Evangelho:

    NOSSO PAI no Céu, que Vosso Nome seja Santificado, que Vosso Reino venha, que Vossa vontade seja feita na Terra, assim como no Céu; dá-nos hoje o Pão necessário (cotidiano), perdoa a nossa ofensa assim como nós perdoamos aos que nos têm ofendido e Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal , pois Vosso é o Poder e a Glória pelos séculos.

    Assim Orem Três vezes por Dia. “

    ( Didaque- 80 -140 Da Era Cristã )

    Responder

Deixe um comentário