Atributos de Deus: 12 qualidades que nos ajudam a entender quem Deus é 

Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente.

Romanos 11.34-36

Pode o homem, um ser limitado, conhecer a Deus? Como podemos adorar e servir a Deus se não pudermos compreendê-lo?

A verdade é que o homem, um ser limitado, não tem a capacidade de compreender a plenitude de um Deus infinito. Mas sim, é possível e necessário conhecermos a Deus à medida em que Ele se revela a nós. Na verdade, tudo o que precisamos saber sobre Deus já está revelado em sua Palavra.

Ao mergulharmos na Palavra do Senhor, percebemos algumas qualidades que fazem Deus ser quem Ele é. Essas características são os chamados atributos de Deus.

Os atributos são a forma como descrevemos alguém ou alguma coisa. Eles são uma forma mais simplificada de traduzir aquilo que Deus é.

É importante ressaltar que os atributos de Deus são plenos e perfeitos, e não entram em conflito entre si. Por exemplo, Deus é justo e amoroso ao mesmo tempo. Isso nos parece um pouco confuso para nossa mente humana. Mas, se Ele castiga alguém usando o atributo da justiça, não deixa de ser amoroso em seu julgamento. Esse é o nosso Deus. Vamos nos aprofundar e buscar conhecê-lo um pouco mais.

Como classificar os atributos de Deus?

Os atributos de Deus se dividem, basicamente, em dois tipos: os atributos Comunicáveis ou morais e os atributos incomunicáveis ou naturais.

Dessa forma, os atributos de Deus que são exclusivos Dele, que não podem ser compartilhados com mais ninguém, que são instantes a Ele, nós damos o nome de atributos naturais ou incomunicáveis. 

Já aqueles que, de certa forma, podem ser compartilhados com o homem – embora nunca no nível de perfeição que é atribuído a Deus – são os chamados atributos morais ou comunicáveis.

Dito isto, é importante ressaltar que existem muitos atributos de Deus e muitos aspectos deles. Cada autor ou teólogo irá fazer a sua lista. Os que colocamos aqui são os que consideramos mais importantes para entender um pouco mais da natureza e caráter divino.

Atributos de Deus: Naturais ou Incomunicáveis 

Eternidade

Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus. 

Salmos 90:2

Todas as coisas têm um início e um fim. Mas Deus é eterno. Isso quer dizer que Ele não teve começo e não terá fim. Ele já existia antes que tudo fosse criado, e existirá depois que tudo acabar (Gn 1.1). 

A eternidade de Deus tem algumas implicações importantes. A Sua palavra, o Seu poder, os Seus desígnios também são eternos. Nada jamais mudará isso. Podemos estar seguros Nele. 

Onisciência

Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. 

Hebreus 4:13

A onisciência de Deus significa que Ele sabe e conhece todas as coisas. Mais que isso, Ele sabe das coisas antes mesmo que elas aconteçam. Eu poderia desdobrar a onisciência de Deus em alguns aspectos:

  • Ele sabe de tudo (conhecimento ilimitado)
  • Ele sabe antes que aconteça (presciência)
  • Ele vê tudo o que acontece 
  • Ele vê até o que não se pode ver (pensamentos, sentimentos, intenções)
  • Ele sonda, mas seu conhecimento é insondável

Deus pode sondar e conhecer os corações e as mentes de todas as pessoas. Mas Sua mente não pode ser totalmente compreendida. Ele nos sonda, mas Ele é insondável.

O conhecimento de Deus, a sabedoria de Deus, a presciência de Deus são infinitas e estão acima da compreensão humana. 

Onipotência

Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus“.

Marcos 10:27

A onipotência quer dizer que Deus tem todo o poder. Não existe nenhum limite para o Seu agir. Ele pode todas as coisas. Não há nada difícil ou impossível para Ele.

Bastou uma palavra, e Deus trouxe à existência o mundo e tudo o que existe. E o poder Dele não apenas criou, mas mantém e conserva todas as coisas. Ele é o Todo-Poderoso.

O poder de Deus se estende sobre tudo e sobre todos:

  • Sobre fenômenos naturais, astros, estrelas…
  • Sobre hostes espirituais
  • Sobre as enfermidades
  • Sobre pessoas, governos, coisas, animais…

Onipresença

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.

Salmos 139:7-8

Deus está presente em todos os lugares, e isso ao mesmo tempo (porque Ele também é indivisível – embora seja trino). Os seus olhos e a sua influência estão sobre toda a terra e sobre todo o universo.

Como já falamos, os atributos se ligam entre si  e um ajuda a explicar o outro. A onipresença está intimamente ligada à onisciência (pois se Ele vê tudo, também sabe de tudo), à onipotência (pois Seu poder se estende sobre tudo) e à soberania (pois Ele é soberano e controla todas as coisas).

Infinitude

Grande é o nosso SENHOR e de grande poder; o seu entendimento é infinito.

Salmo 147.5

Qual o tamanho de Deus? É impossível estabelecer, pois Deus é infinito. Esse é mais um exemplo claro de como os atributos de Deus se conectam entre si. Deus é infinito porque Seu poder é infinito, Sua glória é infinita, Sua sabedoria é infinita, Seu amor é infinito. Existe algo que Deus não conhece: limites. Ser infinito é ser ilimitado.

Deus não pode ser medido, nem limitado pela mente humana. Só podemos compreendê-lo na medida em que Ele se revela a nós. 

Soberania

Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.

Colossenses 1.16-17

Um soberano é alguém que tem autoridade, domínio, que faz cumprir a sua vontade. A soberania de Deus é o domínio que Ele tem sobre todas as coisas. E também é o poder de fazer cumprir sua vontade e seus planos. Não há como frustrar os planos de Deus. Tudo o que Ele deseja acontece. Nada foge ao seu controle. Tudo está em suas mãos. 

Essa é mais uma segurança que temos Nele. Muitas pessoas se preocupam com os rumos da história ou em como as profecias irão se cumprir. Deus está no controle de tudo, inclusive da história. Nada que acontece o pega de surpresa. Ele já sabe de tudo e faz com que tudo coopere para o seu Plano perfeito.

Imutabilidade

Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.

Tiago 1.17

Deus é imutável. Mais do que isso, Nele não há sequer sombra ou variação de mudança. Esse atributo de Deus está muito ligado ao da eternidade. Gosto muito da frase: Deus não existe; Deus é. A existência se caracteriza por mudanças e transformações. Tudo o que existe muda. Mas Deus é o que é, Ele sempre será o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Essa também é uma segurança para todos nós que cremos Nele. Os tempos mudam, as pessoas mudam, mas Deus e sua Palavra permanecem para sempre.

Autossuficiência e Asseidade

Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.

Êxodo 3.14

Asseidade é uma palavra bem diferente e aposto que você nunca a tenha ouvido. Mas ela quer dizer, basicamente, a característica que Deus tem de existir em si mesmo. Como já dissemos, Deus não foi criado e Ele não depende de nada para ser ou existir. Ele simplesmente é.

Isso também envolve a autossuficiência. Deus não precisa de nada ou de ninguém. Por outro lado, tudo que existe foi criado por Ele e depende Dele para existir.

Atributos de Deus: Morais ou Comunicáveis

Bondade

Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.

Salmos 100:5

A bondade de Deus é um aspecto do Seu amor. Bom pode ter vários sentidos, pois pode se tratar de algo que é agradável, de algo que é correto, de algo que faz bem.

Sim, a bondade de Deus diz respeito ao que Ele é (Ele é bom porque é perfeito, santo, justo, poderoso…) mas também diz respeito ao que Ele faz (tudo o que Ele faz é bom, perfeito, agradável).

Este é um atributo de Deus que também é pouco compreendido. A bondade de Deus não quer dizer que coisas boas e agradáveis irão acontecer conosco o tempo todo, ou que o Evangelho é um mar de rosas. A bondade de Deus quer dizer que Ele é bom e que tudo o que Ele faz é bom, mesmo que isso não nos agrade. Deus sabe de todas as coisas, e Ele sabe inclusive o que é melhor para nós. Nossa mente limitada não consegue compreender isso.

Deus é tão bom que cuida de tudo e de todos. Ele faz cair a chuva sobre bons e maus, aquece com o sol os justos e os ímpios. Mas é claro que Ele também é justiça, e no momento certo irá julgar e punir quem faz o mal. Confie na bondade de Deus, ela também é segurança para a sua vida.

Amor

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16

Deus é amor. O amor de Deus é um atributo que o define. Mas é muito difícil definir o que é amor. Para nós, é algo como um sentimento, uma afeição, zelo, cuidado, proteção. Mas o amor é tudo isso e muito mais. O amor de Deus é infinito, incondicional, perfeito, e, o melhor de tudo, o amor de Deus se manifesta em salvação para aqueles que crêem. A maior prova de amor de Deus para conosco foi o fato de enviar Seu Filho amado Jesus para morrer em nosso lugar. 

O amor de Deus também pode ser desdobrado em várias facetas:

  • Bondade (tudo o que Ele faz é bom)
  • Longanimidade (Ele é tardio em irar-se e paciente para conosco)
  • Graça (Ele nos dá o que não merecemos)
  • Misericórdia (Ele não nos pune como merecemos)

Justiça

Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão.

Salmos 9:8

“O Senhor é justo em todos os seus caminhos e benigno em todas as suas obras.” (Salmo 145:17)

A justiça de Deus é talvez o atributo mais incompreendido. Dizer que Deus é justo quer dizer que Ele é perfeito, correto, reto, fiel, verdadeiro. A justiça é, digamos assim, um padrão para o que é certo. E Deus não apenas age de acordo com esse padrão de justiça: Ele é o próprio padrão de justiça.

Para ficar mais didático, podemos classificar a justiça de Deus em três aspectos:

  • Deus é justo. Isso diz respeito ao Seu caráter perfeito. 
  • Deus age com justiça. Isso diz respeito a tudo que Ele faz ser perfeito. Ele governa tudo com justiça.
  • Deus retribui as obras com justiça. Deus julga as obras de cada um conforme a Sua justiça. Ele pune e recompensa com justiça.

Esse último aspecto é, sem dúvida, o mais incompreendido. Poderia um Deus de amor também punir as pessoas? Sim, uma coisa não anula a outra. A justiça de Deus é tão extrema que Ele não poupou nem mesmo ao Seu próprio Filho, que teve que morrer para satisfazer as exigências de Sua própria justiça. 

A realidade é que a justiça de Deus também envolve punir aquele que faz o mal. Mas a misericórdia Dele também é  tão grande que não nos pune como merecemos. Através do sacrifício de Jesus, alcançamos a misericórdia perante Ele. Mas precisamos ter em mente que Deus não tolerará o mal para sempre. Deus é amor, mas também é fogo consumidor. No tempo certo Ele executará sua justiça punitiva também.

Santidade

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

I Pedro 1.15-16

Aqui está mais um exemplo de atributo comunicável de Deus. Sim, Deus é santo e quer que os seus servos também o sejam. A raiz da palavra santo vem da ideia de separação. Deus é separado de tudo aquilo que é mau, impuro, pecaminoso, errado. Pode parecer uma palavra muito forte, mas a Bíblia é muito clara ao dizer que Deus não tolera e não suporta o pecado. 

Mas o que é, exatamente, o pecado? A palavra pecado significa “errar o alvo”. Ou seja, o alvo é a vontade de Deus. Tudo o que fazemos ou pensamos que seja contra essa vontade perfeita é considerado pecado. 

Deixe um comentário