Como começar a ler a Bíblia? 7 dicas de livros fáceis para iniciantes

Ler a Bíblia toda não é uma tarefa fácil! São mais de 1189 capítulos, distribuídos em 66 livros do Antigo e do Novo Testamento.

Porém, é algo plenamente possível e necessário. Para isso, é preciso ter uma estratégia e muito foco.

As pessoas se perguntam, portanto, como começar a ler a Bíblia. Eu penso que a melhor estratégia para começar e não parar mais é lendo um livro inteiro de cada vez.

Sim, além de ter uma compreensão melhor daquele livro específico, você ainda se sentirá mais motivado por conseguir riscar aquele livro do seu checklist de leitura bíblica.

Muitas pessoas travam justamente na hora de começar, porque não conseguem escolher um livro para começar. 

Existem várias ordens para se começar a ler a Bíblia, mas eu escolhi alguns que considero mais fáceis e tranquilos para iniciantes.

É claro que não estou dizendo, de forma alguma, que você não precise ler os outros. Muito pelo contrário, toda a Bíblia é inspirada e toda a Bíblia é necessária.

Porém, toda grande jornada tem um ponto de partida, e queremos te ajudar a iniciar essa grande jornada. 

Confira os livros que eu mesmo leria se estivesse pensando em como começar a ler a Bíblia.

Leia mais: Como ler a Bíblia toda

Imagem da Bíblia aberta. Entenda como começar a ler a Bíblia.

1. João

O evangelho de João é, sem dúvida alguma, um dos livros mais profundos e espirituais da Bíblia.

Ele é um dos 4 evangelhos, que apresentam a vida de Jesus, Sua obra, morte e ressurreição.

Como cada um dos Evangelhos, João apresenta Jesus de uma forma.

O Evangelho de João foi escrito para apresentar Jesus como o Filho de Deus, ao mesmo tempo que explora sua natureza humana.

Em João, vemos Jesus chorando, por exemplo. Enfim, Jesus é retratado de um ângulo mais próximo, por assim dizer.

Apesar disso, João apresenta muitas diferenças em relação aos outros Evangelhos.

Uma das grandes diferenças é que, em João, não temos nenhum registro de parábolas de Jesus. Temos também muitos diálogos de Jesus, como a diálogo com a mulher samaritana (João 4) e com Nicodemos (João 3)

João apresenta sete milagres de Jesus, que ele chama de sinais. Esses sinais são relatados para mostrar que Jesus é o Filho de Deus, que veio ao mundo para salvar os pecadores.

Também apresenta sete declarações de Jesus, afirmações que Ele faz sobre si mesmo. Jesus se declara como o Pão da Vida, a Água da Vida, O Caminho, a Verdade e a Vida, dentre outras.

Enfim, João traz a essência do evangelho de Jesus, e sua compreensão é fundamental para a fé cristã.

Não é o livro mais fácil da Bíblia, mas é de uma leitura fluida e com certeza você conseguirá extrair grandes verdade dessa leitura, mesmo sendo novo na fé ou iniciante nos estudos bíblicos. Leia João!

2. Salmos 

Os salmos são o hinário do povo de Israel, a nação escolhida por Deus para dar início ao Seu plano de salvação para a humanidade.

É, portanto, uma grande coleção de cânticos poéticos, que falam sobre os mais variados temas que afligem a alma humana.

Foram compostos em diferentes situações e momentos históricos. Por isso, eu posso te garantir que sempre existirá um Salmo que fale ao seu coração em cada momento que você esteja passando.

Existem salmos que falam de arrependimento, muitos que falam das grandezas de Deus, outros que falam da tristeza do exílio babilônico, e também muitos que falam de esperança.

Enfim, ler os Salmos fará sua alma entender o que é louvar a Deus em qualquer circunstância.

Também entenderá como grandes homens de Deus passaram por momentos de angústia e como confiaram em Deus e venceram.

Talvez você questione Salmos estar aqui por conta do seu tamanho. De fato, é com sobras o maior livro da Bíblia, com 150 capítulos. 

Entretanto, é um livro para colocar à prova seu foco e determinação em ler a Palavra do Senhor, pois você terá que persistir.

Mas é um livro agradável de se ler e fácil de se entender. 

É um livro que quem gosta de poesia e louvor simplesmente ama. Algumas das mais belas poesias da humanidade estão escritas aqui. Leia o livro dos Salmos!

3. Provérbios 

Provérbios, como o próprio nome já pode sugerir, é um livro de sabedoria.

Já imaginou se assentar e escutar o homem mais sábio que já existiu? Pois bem, Provérbios é isso.

Foi escrito, em sua quase totalidade, pelo rei Salomão, que recebeu de Deus uma sabedoria sobrenatural.

São 31 capítulos de conselhos práticos e reflexões sobre quase todos os aspectos da vida humana.

Vários dilemas e situações são exploradas aqui: negócios, vida financeira, vida familiar, como agradar a Deus, enfim.

Se você deseja ter mais sabedoria de Deus e tomar melhores decisões em sua vida, deve mergulhar no livro de Provérbios.

4. Gênesis 

Se você quer começar a entender tudo do começo, o melhor mesmo é começar por Gênesis.

A palavra Gênesis vem do grego, e significa origem. O Gênesis traz o início da história do início de tudo.

Vai desde a criação, a queda do homem e o pecado original, a expulsão do Éden, o dilúvio, indo até os patriarcas Abraão, Isaque, Jacó e seus 12 filhos, que deram origem às 12 tribos de Israel.

Mais do que isso, Gênesis retrata o início do plano de salvação de Deus para a humanidade. Temos aqui a primeira promessa da vinda de Jesus, o Messias.

Ora, se a Bíblia é a história da redenção do homem através de Jesus, nada melhor do que entender como começou essa história.

Embora tenha algumas genealogias e muitos nomes diferentes, é uma leitura muito fácil, pois é uma narrativa.

E todo mundo gosta de ler grandes histórias, não é mesmo? Portanto, leia o livro de Gênesis e entenda melhor a essa grande história da salvação e o início de tudo.

5. Marcos

Talvez você não saiba, mas o Evangelho de Marcos foi o primeiro evangelho a ser escrito e serviu como fonte também para os outros dois evangelhos sinóticos: Mateus e Lucas.

Embora eu ame os outros dois evangelhos, principalmente Lucas, que é um dos textos mais bonitos e detalhados da Bíblia, eu gosto da ideia de começar a ler a Bíblia por Marcos.

Primeiro, Marcos é meio que um resumo de toda a vida de Jesus. Tudo que é mais importante está aqui.

Segundo, porque é uma leitura muito rápida. São apenas 16 capítulos, de uma leitura fácil e fluida.

Terceiro, porque é muito focado em narrativa. Não temos grandes passagens com ensinamentos e parábolas mais complexas. 

É como se fosse um livro escrito com pressa e para quem tem pressa. Mas a ideia é justamente essa: Marcos foi escrito em uma época de muita perseguição, portanto, tinha que ser escrita com urgência.

Aliás, percebemos essa urgência ao lermos o livro. Jesus é apresentado como um Servo, que está se entregando totalmente à Obra do Pai.

A palavra imediatamente, aliás, é a que mais aparece no livro. Portanto comece, com urgência, a ler a Bíblia e o Evangelho de Marcos!

6. Efésios 

Entender as cartas de Paulo não é fácil, eu sei. Se serve de consolo, até o apóstolo Pedro reconheceu a dificuldade de entender todos os pontos das cargas paulinas.

Mas eu fiquei muito feliz quando consegui ler Efésios pela primeira vez, porque eu senti que comecei a entender Paulo!

De fato, Efésios é a carta de Paulo mais fácil de entender, porque ela é focada na vida prática do cristão, o seu dia-a-dia, seu exemplo para a sociedade, como deve conduzir sua vida e agradar a Deus.

Além de mais simples, é um livro curto. Você consegue ler em apenas um dia, por exemplo.

Se você deseja entender os princípios da vida cristã e como viver uma vida que agrade a Deus, leia Efésios!

7. Atos

O livro de Atos dos Apóstolos, na verdade, deveria se chamar Atos do Espírito Santo.

Sabe aquele Pedro impulsivo e inconstante retratado nos Evangelhos? Aquele Tiago e aquele João querendo um lugar de destaque no Reino? Aqueles discípulos que alternavam momentos de incredulidade?

Pois bem, leia o livro de Atos e você vai entender o que o poder do Espírito Santo fez na vida desses homens.

Sim, aqueles homens e mulheres com tantas fragilidades foram tremendamente usados para fundar a poderosa Igreja do Senhor Jesus. 

Uma Igreja que floresceu em meio às terríveis perseguições e que alcançou os confins do mundo.

O livro é, portanto, a narrativa do início da Igreja Primitiva. Começa com a ascensão de Jesus e Sua promessa de um outro Consolador: o Espírito Santo.

A descida do Espírito Santo é o ponto de inflexão na história daqueles homens e de toda a história da Igreja.

Cheios do Espírito, esses homens comuns foram capacitados para sacudir o mundo.

Temos também uma grande parte da história do maior missionário da história do Cristianismo: o apóstolo Paulo.

O relatório emocionante de sua conversão, seus primeiros anos e suas viagens missionárias são pontos de destaque do livro.

Portanto, leia Atos para entender mais sobre como a Igreja começou e, principalmente, para se inspirar nos exemplos desses grandes heróis da fé.

Leia também: Melhores Bíblias para anotações

Conclusão

Agora que você já recebeu sugestões de como começar a ler a Bíblia, livro por livro, que tal colocar em prática e começar a ler a Bíblia ainda hoje?

O mais importante de tudo é persistir e manter a disciplina diariamente. O hábito da leitura bíblica e do devocional diário é a chave para o seu crescimento.

Conte aqui nos comentários suas experiências com a leitura bíblica e como você está crescendo espiritualmente.

Um forte abraço e que Deus abençoe sua vida!

Deixe um comentário