Quando pensamos em dons e talentos, geralmente pensamos em pessoas que chamam a atenção com o que fazem e que são muito famosas e bem-sucedidas com isso. Vêm a nossa mente a figura de grandes artistas, super atletas ou pessoas geniais.
O conceito terreno sobre dons e talentos é, portanto, o de habilidades que podem ser usadas em benefício próprio. Mas no Reino de Deus, a lógica é totalmente invertida.
Nós temos dons e talentos, mas eles não são nossos. Os meus dons e talentos são ferramentas para servir o Reino com excelência. Nossa mentalidade é a de servir a Deus e aos nossos irmãos.
Embora existam algumas diferenças entre as várias igrejas e denominações sobre o entendimento dos dons e talentos, vamos falar sobre eles conforme a visão que eu acredito e que, na minha visão, tem respaldo bíblico e aplicação prática em nossas vidas.
Leia também: 10 versículos sobre servir com excelência
Neste post
Diferenças entre dons e talentos
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.
Tiago 1.17
Usamos essas duas palavras quase sempre juntas. Isso nos dá uma ideia de que são coisas muito ligadas entre si, o que é uma grande verdade.
São muitas vezes usadas como palavras sinônimas. Mas ainda existem algumas diferenças importantes entre elas, que veremos a seguir.
Mas o que são dons e talentos? Dons e talentos são habilidades, capacidades, aptidões que uma pessoa tem para realizar alguma tarefa ou tarefas específicas.
A diferença entre dons e talentos, na minha visão, é que os talentos têm mais a ver com o esforço e dedicação da pessoa, enquanto o dom é algo que não depende tanto do seu esforço.
No caso de dons, existe ainda a diferença entre os dons naturais e os espirituais: o dom natural já nasce com você, é uma habilidade, uma aptidão para algo.
Já o dom espiritual é sobrenatural, mas também não vem de você, vem da atuação do Espírito Santo sobre a sua vida.
Resumindo:
- Talento: capacidade que depende mais do nosso esforço, que podemos adquirir através do estudo e treinamento.
- Dom: presente de Deus. Pode ser natural ou espiritual:
- Dom natural: aptidão natural, genética, inata da pessoa;
- Dom espiritual: atuação do Espírito Santo na vida da pessoa;
Não estou dizendo, de forma alguma, que os dons não possam ser trabalhados. No caso dos dons espirituais, eles podem – e devem – ser adquiridos.
No caso dos naturais, eles também precisam ser trabalhados. Por exemplo, o maior nadador de todos os tempos, Michael Phelps, nasceu com um dom para a natação: seu corpo é totalmente adequado para essa atividade (braços longos, mãos largas).
Entretanto, ele jamais alcançaria um nível tão alto sem ter treinado muito e desenvolvido suas habilidades.
Mas o mais importante é: para nós cristãos, os dons e talentos são ferramentas dadas por Deus para fazermos a Sua obra e servirmos com excelência.
Precisamos ter esse entendimento: mesmo quando eu desenvolvo meu dom ou o meu talento, estou fazendo isso pelo Reino de Deus. Essa é a razão de tudo.
Leia também: 10 versículos para evangelizar
Nós temos dons e talentos
Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.
Romanos 12.6-8
Talvez você ache que, por não ter uma voz maravilhosa ou uma grande eloquência para pregar, não seja uma pessoa talentosa. Mas isso, do ponto de vista bíblico, é um grande engano. Todos nós temos algo que podemos fazer com excelência para o Reino.
Mas como descobrir meus dons e talentos? Se você ainda não sabe qual é o dom ou talento que Deus te deu (eu posso te garantir que você tem pelo menos um) eu posso te dar algumas dicas para descobrir:
- Ore a Deus para que Ele te revele;
- Converse com pessoas mais experientes;
- Descubra aquilo que “queima o seu coração”.
Deus tem um chamado para cada um de nós. Primeiro, Ele nos chamou para sermos seus filhos. Mas Ele também nos chamou para fazermos Sua obra.Às vezes, pode demorar um tempo, mas vai chegar o momento certo.
Eu, por exemplo, comecei a pregar aos 11 anos de idade. Sempre gostei de pregar. Mas o que encheu meu coração mesmo foi quando eu comecei a fazer evangelismo na rua.
Eu já fiz e faço bastante coisa, mas o que eu amo mesmo é escrever para este blog e falar de Jesus para as pessoas.
Existe um propósito de Deus para nós. Em algum momento, você vai descobrir aquilo que faz o seu coração pulsar. Você certamente vai se identificar com aquilo que Deus está colocando em seu coração.
Leia também: A paternidade de Deus
A importância dos dons e talentos
Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.
I Pedro 4.10
Os dons e talentos são essenciais para que o Corpo de Cristo (que é a igreja) funcione. Aliás, essa comparação da igreja com o corpo humano é excelente para entendermos que todas as funções são importantes (Leia I Coríntios 12.12-27).
Nós precisamos de todas as funções do nosso corpo. Qualquer uma delas que não funcionar bem vai nos fazer uma imensa falta.
Talvez você, que fica na portaria, se ache menos importante do que a pessoa que está dirigindo o culto ou pregando. Mas a verdade é que você pode ser usado por Deus na função que você está.
Quantas pessoas eu já conheci que se renderam a Deus após serem bem recebidos pela pessoa que estava na portaria? Ou que foram ajudadas pelo irmão da limpeza ou da manutenção?
Enfim, duvidar ou negligenciar aquilo que Deus te deu é como negar ao próprio Deus que te deu a habilidade. Veja o conselho de Paulo a Timóteo:
Não negligencie o dom que foi dado a você por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros.
I Timóteo 4.14
Acredite, por mais que seu dom ou talento pareça normal ou comum, ele é útil para o Reino dos Céus.
Foi Deus que te deu para cobrir uma lacuna dentro da sua igreja.
Isso porque o propósito dos dons é a edificação da igreja. Quando você usa suas habilidades para o Reino, Deus está te usando para abençoar vidas! Que privilégio!
Os melhores dons são aqueles que a sua família na fé necessita e que farão a diferença na vida de cada pessoa.
Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente.
I Coríntios 12.31
Leia também: Como começar a pregar a Palavra
O mais importante sobre dons e talentos
Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.
I Coríntios 13.2
Essa passagem é uma das mais conhecidas de Paulo, muitas pessoas gostam de citá-la. Entretanto, poucas pessoas falam sobre o contexto em que ela foi escrita.
Paulo escreveu a Carta aos Coríntios por conta de vários problemas existentes na igreja. Um dos principais era a divisão.
Mas o mais impressionante sobre a igreja de Corinto é que ela era uma igreja extremamente talentosa. Era uma igreja que possuía todo tipo de dom espiritual.
No entanto, faltava o principal: o amor. O que Paulo está dizendo é: não adianta ter dons, talentos, serviço, obras, se tudo isso não for movido pelo amor.
Na verdade, o amor também é um dom de Deus. O dom de amar é o mais indispensável de todos. É o maior dom. Sem ele, nada faz sentido.
Um aspecto do amor relacionado à igreja é a unidade. Precisamos entender que somos um em Cristo, e que precisamos servir melhor a cada um dos irmãos.
Leia também: O que Deus quer de mim
Tudo nossa vida é guiado por propósitos. E o propósito deste post foi te motivar a buscar em Deus dons e talentos para fazer aquilo que Ele quer de nós.
Lembre-se de três coisas importantes: você tem dons e talentos, pois Deus já te deu; use esses talentos para a glorificar o nome do Senhor; e lembre-se do maior de todos os dons: o dom do amor.
Obrigado por sua atenção. Que Deus abençoe a sua vida!
Gostei muito do artigo, realmente quando pensamos em dons e talentos, lembramos de escola, trabalho, no entanto seria mais direcionado a propósitos. E a intenção deste post foi nos motivar a buscar em Deus dons e talentos para fazer aquilo que Ele quer de nós. Muito Obrigada pelas dicas valiosas.