Como evangelizar: 5 ideias de evangelismo 

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Mateus 28.19

Se você chegou a este post procurando por ideias de evangelismo, com certeza é porque entendeu o que é a Grande Comissão e a importância do Evangelismo nessa tarefa.

Jesus nos deu a ordem expressa de levar o Evangelho a toda a criatura. Como você se sentiria se soubesse que existe uma doença incurável ou um problema sem solução, e você soubesse o que fazer para resolver a situação? Certamente, você faria de tudo para que essa boa notícia chegasse a todas as pessoas, não é verdade? 

A palavra Evangelho vem do grego e significa “boa notícia”. E qual é a boa notícia do Evangelho? Primeiro, temos que entender que existe uma má notícia. Todos pecaram, e foram destituídos da glória de Deus.

O pecado é uma doença incurável, que está arraigada na natureza humana. Mas aí vem a boa notícia: Jesus. Ele é o único remédio para o pecado. Portanto, leve essa solução, que é Jesus, por onde quer que você for.

O que é evangelizar?

Evangelizar nada mais é do que anunciar o Evangelho, falar de Jesus para as pessoas que ainda não o conhecem. O Evangelismo é papel da igreja, e todos devem se envolver com ele de alguma forma.

Existem, basicamente duas formas de se fazer evangelismo:

  • Evangelismo em massa: quando anunciamos Jesus para muitas pessoas, seja por meio de cruzadas, cultos ao ar livre, por exemplo;
  • Evangelismo pessoal: é quando falamos de Jesus para uma única pessoa, como um amigo ou alguém que abordamos.

É importante destacar que a igreja precisa praticar as duas formas de evangelismo. Entretanto, eu percebo que o evangelismo pessoal tem ficado um pouco de lado nas programações – sendo que, na verdade, ele é muito poderoso.

Dentro dessa classificação, podemos extrair várias formas de se fazer o Evangelismo. 

Como evangelizar: algumas estratégias

Evangelismo com folheto

O evangelismo com folheto é a forma mais comum de se evangelizar. Consiste, basicamente, em entregar uma literatura, o folheto, contendo algo sobre a  Jesus para que a pessoa leia. 

Talvez você tenha ficado um pouco decepcionado, pois talvez esteja procurando por ideias de evangelismo diferentes e criativas. Entretanto, o evangelismo com folheto é uma estratégia inicial e que dá resultado, mas precisa ser incrementado. O segredo é, justamente, combiná-lo com outras estratégias:

  • Usar cartazes e outros elementos para chamar a atenção
  • Usar a música, levando alguém que traga um violão, por exemplo
  • Incrementar o folheto com lembrancinhas, por exemplo, para agregar valor ao folheto

Outras orientações importantes para se fazer um bom evangelismo com folheto:

  • Ler antes o folheto (pode parecer óbvio, mas muita gente não faz)
  • Abordar as pessoas e não entregar só o folheto, conversar com elas sobre o que está escrito
  • Colocar dados de contato e endereço no folheto

Como eu disse, o importante é entender a abordagem com o folheto como parte do processo. Essa é a melhor forma de utilizá-lo

Tenda da oração

A combinação de evangelismo com oração é simplesmente perfeita. É, particularmente, a que eu mais uso na minha comunidade.

Consiste, basicamente, em colocar uma tenda ou barraca em algum lugar movimentado da cidade e se oferecer para orar pelas pessoas. 

É muito interessante porque as pessoas têm muita abertura para receber oração.

Imagine que grande oportunidade você tem: orar por uma pessoa e falar de Jesus para ela. Ela deve parar por pelo menos uns 5 minutos para te escutar.

Eu gosto de combinar a tenda da oração com a distribuição dos folhetos para abordagem inicial das pessoas que estão passando e um grande cartaz. Além disso, gosto de oferecer algo para as pessoas comerem. Normalmente faço um café da manhã com a comunidade.

Você sabia que as pessoas criam muito mais conexão quando estão comendo? Não é à toa que Jesus amava comer com as pessoas. 

Use esse momento, portanto, para conversar com as pessoas. Deixe elas falarem dos seus problemas e pedirem oração.

Evangelizar, muitas vezes, não é só sobre saber falar: também é muito sobre saber ouvir.

Entrevista evangelística

A primeira coisa a se fazer, antes de se traçar uma estratégia para evangelismo, é orar a Deus. A segunda, na minha opinião, é conhecer bem a área que você vai evangelizar.

Para isso, você pode usar uma estratégia de entrevistar as pessoas da comunidade. Seja abordando na rua, seja de casa em casa ou de forma pessoal, com nossos vizinhos ou amigos.

Você pode elaborar um questionário com perguntas sobre o perfil social e espiritual da comunidade, como saber se as pessoas frequentam alguma igreja ou se tem interesse em congregar.

É claro que não podem ser perguntas muito invasivas. O objetivo é, primeiro, conhecer a população da sua comunidade, estabelecer uma conexão com ela e saber o que ela pensa sobre a igreja e a vida espiritual.

E claro que você pode usar a abertura que as pessoas derem, e falar de Jesus de forma mais direta. Aí funciona mais como um quebra-gelo, uma desculpa para poder levar a Palavra de forma mais assertiva.

Ação social

Dependendo da comunidade e da avaliação que você fizer dela, é extremamente necessário fazer ações sociais.

Na verdade, ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade é uma missão da igreja. E que pode ser muito eficiente para a função de evangelizar.

É fundamental combinar as atividades sociais com as espirituais. Mas também é preciso deixar bem claro que não é só um interesse para que as pessoas se convertam.

Ajudar o próximo é uma atividade desinteressada e incondicional. As pessoas precisam saber que vamos continuar tentando ajudar, mesmo que elas não se convertam.

Mas é claro que queremos levar a Palavra de Deus e que as pessoas sejam tocadas pelo Senhor. Portanto, vamos aproveitar as oportunidades.

Culto ao ar livre

É muito interessante poder sair das 4 paredes e poder levar a igreja para onde as pessoas estão. E uma dessas formas é o culto ao ar livre.

Existem várias formas e locais possíveis para se fazer um culto ao ar livre. Pode ser algo com mais estrutura, como uma cruzada, ou algo mais familiar, tipo um pequeno.

Seja qual for a estratégia, o importante é entender aquilo que você tem de recursos, a necessidade da sua comunidade e aquilo que Deus colocou em seu coração.

Continue fazendo a obra do Senhor e nos conte aqui nos comentários suas experiências evangelísticas. Um forte abraço e até a próxima! Deus abençoe!

Deixe um comentário