Tire todas as duas dúvidas sobre devocional e descubra o poder deste hábito simples que vai mudar a sua vida espiritual de patamar
Neste post…
Você com certeza já ouviu falar sobre o devocional diário e sua importância na vida cristã. Entretanto, eu tenho a impressão que nem todo mundo sabe o que é e menos gente ainda executa essa tão importante prática espiritual
Se você quer ter uma vida espiritual poderosa e desfrutar da presença maravilhosa do Espírito Santo, sabe que precisa separar momentos para estar a sós com Deus.
Sim, precisamos estar com o pensamento voltado para Deus o tempo todo. Também precisamos estar reunidos com outros irmãos, no ambiente maravilhoso de comunhão que existe em uma congregação. Mas o tempo de qualidade reservado para Deus é insubstituível.
Deus aprecia esse tempo que reservamos para estar com Ele, sem ter que dividir o seu foco com outras tantas tarefas e pessoas.Isso é algo poderoso e transformador. E também é algo necessário. Por isso, falamos tanto sobre a importância do devocional diário.
Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer um devocional diário. O que é? Como fazer? Por quanto tempo? Com que frequência?
Essas e outras perguntas, nós iremos responder ao longo desse post e te deixar preparado para usufruir de todos os benefícios desta prática.
Por isso, não deixe de ler até o final e nos contar o que achou, combinado?
O que é um devocional?
A palavra devocional vem de devoção, que remete a ideia de apego, dedicação. E é exatamente essa a ideia de um devocional: abrimos mão de outras coisas que poderíamos estar fazendo para nos consagrarmos a Deus por um tempo. Chamamos de devocional justamente esse tempo de qualidade reservado para Deus.
O objetivo principal de um devocional é buscar estabelecer um elo de comunhão e relacionamento com Deus e Sua Palavra. É parar um tempo para falar com Ele e ouvir Sua voz.
Deus é um Deus relacional, ou seja, Ele deseja se relacionar conosco. Não à toa o chamamos de Pai. E um Pai tem prazer em estar na companhia dos seus filhos.
Creio que a melhor forma de se explicar o que é o devocional é justamente falando sobre o que se faz nele. E durante o devocional nós praticamos o que chamamos de disciplinas espirituais, como: jejum, oração, leitura bíblica, meditação, louvor e agradecimento a Deus.
São coisas que, naturalmente, a nossa carne – ou seja, a nossa vontade humana – não gosta de fazer. Então, é preciso um esforço da nossa parte para fazê-las. E Deus se agrada quando as fazemos. Essa é a lógica de um devocional: fazer sacrifícios para agradar o nosso Deus. Não por obrigação ou pressão, mas porque amamos e priorizamos a Sua Presença.
Por que eu preciso fazer um devocional diário?
Muitas pessoas têm me perguntado: Bem, se Deus já sabe tudo o que eu penso antes mesmo de falar, e se Ele está comigo o tempo todo, por que razão eu deveria parar para estar com Ele?
Eu poderia listar várias razões, mas vou listar apenas duas para o post não ficar tão longo.
- Deus deseja ter um relacionamento conosco. Não há como nos relacionarmos com alguém sem o conhecermos, não é verdade? Pois bem, a forma que temos de nos relacionarmos com Deus é justamente parando para estar com Ele
- A fonte da nossa força é o Senhor. Você já deve ter assistido o Superman, e deve saber que a força sobrenatural dele vem do sol. Ele precisa estar exposto ao sol. A nossa força vem de Deus. Se não estivermos expostos à Sua Presença – através da oração, da leitura bíblica e do jejum, nos tornamos vulneráveis e perdidos.
Pense também em um atleta. Ele precisa se exercitar todos os dias, ou então ficará fora de forma e perderá suas habilidades. Assim também somos nós, se não exercitarmos nosso relacionamento com Deus e fortalecermos nossa fé, não iremos muito longe nessa caminhada.
Quanto tempo deve durar o meu devocional?
Não existe um tempo específico, mas devemos ter em mente que, quanto mais tempo passarmos com o Senhor, mais nosso relacionamento com Ele se tornará mais estreito.
É claro que não é fácil, principalmente para quem está começando, passar horas e horas em oração, meditação e leitura bíblica. E você também dificilmente terá tantas horas à disposição. Mas não deixe de começar, mesmo que seja com pouco.
Comece nem que seja com 15 minutinhos do seu dia e, aos poucos, vá aumentando. De 15 para 30, de 30 para 45 minutos e por aí vai. Não despreze os pequenos esforços. Deus é capaz de transformá-los em grandes resultados.
Com que frequência devo fazer o meu devocional?
O devocional precisa se tornar uma prática diária na nossa vida. Assim como tomamos banho, escovamos os dentes e comemos todos os dias, assim também devemos ter um tempo com Deus todos os dias.
Se for possível, podemos ter mais de um momento de devocional por dia. Assim como Daniel orava três vezes ao dia (e Daniel era um homem extremamente ocupado), nós também podemos ter vários momentos diários com Deus.
Como fazer um devocional diário? As 5 dicas de ouro que você precisa saber
Na verdade, não existe uma forma única e definitiva de se fazer devocionais. Mas, como muitas pessoas se sentem perdidas quando vão fazer seu devocional diário, achei por bem tentar fazer um script básico para servir de orientação.
É preciso destacar que a prática da oração sempre deve estar presente em seu devocional diário. Isso porque o objetivo do devocional é nos conectar com o Pai. E não há como se conectar sem estabelecer uma comunicação.
Sim, Deus tem inúmeras formas de falar conosco. Entretanto, nós temos uma forma de falar com Ele: a oração. Você está fazendo valer essa forma tão eficaz de comunicação? Vamos às 5 dicas.
1. Separe um lugar e um horário específicos
Eu gosto muito de falar sobre a influência do ambiente no nosso comportamento. E é fundamental termos um espaço para estar com Deus, o nosso próprio “quarto de guerra”. Não há nada de místico nisso. Mas é porque precisamos ser estratégicos. Precisamos de algo que nos faça lembrar do nosso compromisso diário com Deus.
Quando eu estudava, por exemplo, tinha uma escrivaninha reservada para os estudos e um horário que era quase sagrado para estudar. Além disso, sempre fazia um café antes da minha bateria de estudos, e isso me fazia lembrar de estudar.
Portanto, aplique o mesmo princípio para sua vida devocional. Eu tenho um local separado no meu quarto para a oração. Toda vez que olho para ele, me lembro de orar. A Bíblia já está lá, meu caderno de orações também. E como é no meu quarto, todas as vezes que eu me levanto de manhã já estou perto dele.
Enfim, seu cantinho da oração também precisa funcionar. E ele precisa estar pronto, de modo que você não tenha desculpas para não orar. Se a Bíblia estiver longe, você pode sair procurando e acabar se distraindo. Crie seu cantinho da oração, coloque um tapete para ficar mais aconchegante e vamos à luta.
2. Prepare o ambiente para um devocional poderoso
Sim, já falamos sobre ambiente. Mas agora quero falar de um ambiente espiritual que você precisa preparar. E também não estou falando de algo místico ou paranormal. Estou falando de preparar o ambiente da sua mente e do seu coração para estar 100% focado em estar com Deus Sintonize todas as suas antenas no canal do céu.
Coloque um louvor que você gosta, comece a meditar nas grandezas de Deus e se desligue do mundo (isso inclui o celular). Faça como os grandes jogadores antes de grandes jogos. É claro que você não vai ficar horas se concentrando, mas tire uns 3 a 5 minutos para, simplesmente, pensar nas grandezas de Deus e esvaziar sua mente deste mundo.
Você pode cantar os hinos da harpa também, são hinos tremendamente cristocêntricos e espirituais. Deixe seu espírito leve para entrar na Presença do Senhor.
3. Sempre tenha oração em seu devocional diário
Sim, a oração é fundamental e indispensável no devocional. Se não der tempo de fazer mais nada, simplesmente se proste diante do Senhor e fale com Ele. E o que falar a Deus em oração? Existem muitos estudos profundos e poderosos sobre oração. Mas a sua prática não tem mistérios. A oração precisa ter necessariamente essas quatro finalidades:
- Adoração: Comece elogiando o Senhor, dizendo o quanto Ele é bom, perfeito, maravilhoso. É claro que Deus sabe disso, mas Ele quer ouvir da sua boca. Declare a Ele o quanto você o ama. (Ainda não é o momento de pedir nada)
- Agradecimento: Agradeça a Deus por tudo, pelo dia, pela noite, por sua família, por ter nos salvado e nos libertado. (Ainda não é hora de pedir nada…)
- Intercessão: Também chamada de súplica. Aqui está o coração da oração. É quando pedimos coisas ao Senhor, muitas das quais só Ele pode fazer. Agora sim, é a hora de pedir. Mas seja generoso, comece intercedendo por outras pessoas e só depois ore por você mesmo.
- Confissão: Fale a Deus sobre seus erros, o que você fez que não O agradeceu, e peça a Ele que o perdoe. Seja sincero e esteja disposto a mudar de atitude. Peça para Deus o ajudar nas suas fraquezas e dificuldades.
Todos esses pontos são fundamentais, mais dê mais ênfase e gaste mais tempo com a intercessão. Estou escrevendo muitas coisas sobre oração, mas algo que percebi ao ler a Bíblia e em minha experiência pessoal é que Deus se move quando oramos por alguém. É um gesto de amor que agrada a Deus e que produz resultados extraordinários, tanto na vida do intercessor quanto de quem foi apresentado na oração.
4. Inclua momentos de louvor e leitura bíblica
Se queremos ouvir a voz de Deus, a melhor forma é recorrendo à Sua Palavra. A leitura bíblica diária é um pilar indispensável na vida de todo cristão. A Bíblia é nossa regra de fé e prática – é a última palavra em todas as nossas decisões. Ela possui a revelação de Deus ao homem, e suas palavras são espirituais. Se ela é espiritual, devemos ler de forma espiritual também. Devemos não só ler, mas também estudar, meditar, memorizar e ouvir.
- Ler: é quando simplesmente pegamos a Bíblia e lemos. É o que vamos fazer na maior parte das vezes
- Estudar: é quando estamos empenhados em descobrir os significados por trás daquilo que estamos lendo, quando vamos atrás e pesquisamos. Fazemos mais isso quando estamos querendo nos aprofundar em um assunto.
- Meditar: é quando pensamos nas coisas maravilhosas que Deus faz, quando refletimos sobre elas. Também devemos fazer isso com frequência
- Memorizar: é importante que você se lembre das Palavras do Senhor, que você decore alguns versículos e as verdades que eles trazem. Não se preocupe, isso vem com o tempo e muitas leituras.
- Ouvir: é colocar em prática aquilo que aprendemos (esse é o sentido de ouvir na Bíblia). Precisamos fazer aquilo que a Palavra do Senhor nos manda.
Se você tem dificuldade em organizar sua leitura bíblica, confira nesse post todas as dicas que eu separei que vão te motivar a se organizar melhor e conseguir ler a Bíblia inteira em um ano, gastando menos de 15 minutos por dia.
O louvor também é algo que vai fazer o seu devocional se tornar mais dinâmico. Por falar em dinâmico, você pode ir alternando momentos de louvor, oração, leitura, enfim. O louvor vai alimentar a oração, a oração vai alimentar o entendimento da leitura da Palavra e todas vão completar entre si. E também se torna menos maçante, dá a impressão que o tempo passa mais rápido.
5. Anote suas experiências com Deus
Essa é mais uma experiência que eu tive de algo simples que fez uma grande diferença. Sempre tive uma, digamos, mania de anotar muitas coisas. Sempre gostei de escrever. Mas um dia resolvi escrever meus alvos de oração, porque ficava muito perdido quando orava.
Com o tempo, comecei a escrever também as respostas às orações, e comecei a ficar impressionado sobre como Deus realmente respondia às minhas orações. Experimente fazer isso, a sua fé em Deus vai aumentar sobremaneira, bem como a sua fé.
Mais recentemente comecei a anotar as leituras que eu faço da Bíblia e aquilo que entendia quando lia, e as coisas que Deus falava comigo. Também fiquei impactado com o quanto minha compreensão da Bíblia e das coisas de Deus aumentou. Parece que, sempre que leio alguma passagem, algo salta aos meus olhos. E sei que não é algo meu, mas algo que Deus foi desenvolvendo em mim. E eu creio que vai desenvolver em você também.
Dica Extra: livro/site de devocionais
Não poderia deixar de falar sobre essa importante ferramenta para turbinar seu devocional. A ideia é ler um devocional de outra pessoa é, simplesmente, receber um pouco daquilo que Deus deu a ela. É uma fonte de aprendizado maravilhoso.
E você pode usar blogs, como este, para ler sobre as coisas de Deus e também compartilhar suas experiências com Ele. Você pode usar esses recursos no seu devocional, antes de começar a orar, ou mesmo durante o dia, para te fazer meditar e refletir.