Jeremias 18: Como um vaso nas mãos do oleiro

Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor:

Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem”.

 Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda.

Mas o vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade.

Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro nas mãos do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Jeremias 18.1-6

Não sei se você já se viu lutando contra a vontade de Deus pra sua vida. Bem, posso falar por mim, e eu confesso que já lutei muitas vezes contra a vontade do Senhor.

Mas a verdade é que Deus quer fazer a sua vontade em nós. E precisamos aceitar o seu agir, pois precisamos ser como um vaso nas mãos do oleiro.

Essa não é uma exclusividade nossa (a dificuldade em aceitar os planos de Deus). No tempo do profeta Jeremias, o povo estava completamente alheio a vontade do Senhor.

Mas Deus sempre está disposto a consertar a nossa rota e nos fazer voltar ao centro da Sua vontade. Que Deus maravilhoso e paciente é o nosso Deus! Aleluia!

Leia também: O que Deus quer de mim

Deus leva Jeremias à casa do Oleiro

Para revelar seus propósitos, Deus chama o profeta até a casa do oleiro.

Através daquela obra na olaria, Deus entrega a Jeremias muitas lições que serviam para aquele povo e para cada um de nós hoje.

E a primeira delas é que nós precisamos estar na posição que Ele quer, no lugar que Ele quer. A olaria era o lugar onde Deus queria falar com Jeremias, e o lugar onde aquele barro deveria estar.

O mal da nossa geração é que nós queremos estar em lugares onde Deus não nos colocou. Queremos estar no palco, em evidência, em meio a pessoas importantes. Mas na maioria das vezes Deus nos quer na olaria.

Ou seja, no lugar secreto, na oração, nos humilhando aos pés Dele e sendo moldados e reconstruídos por Ele. Não parece ser tão interessante ser barro nas mãos do oleiro.

Mas acredite, é melhor ser barro nas mãos do oleiro do que ser metal precioso nas mãos do mundo. É melhor estar se humilhando e chorando aos pés do Senhor do que toda pompa e bajulação desta terra.

Para recebermos o agir de Deus na nossa vida, precisamos estar no lugar certo. E o nosso lugar é o de vaso nas mãos do Oleiro.

O mal da nossa geração é que nós queremos estar no palco, queremos estar na bênção, mas não queremos estar na Olaria de Deus

É necessário descer à olaria de Deus! É melhor ser barro nas mãos do Oleiro do que ser tesouro nas mãos do mundo

 É melhor ser amassado nas mãos de Deus do que ser acariciado pelo mundo

Deus quer trabalhar na nossa vida, mas nós precisamos estar nas mãos Dele, na olaria

Leia também: As promessas de Deus e os desertos da vida

Deus é o verdadeiro oleiro

Não sei se você já foi a uma olaria, mas, acredite, é um trabalho que exige extrema habilidade e paciência. É totalmente artesanal.

O oleiro precisa fincar suas mãos no barro, escolher o barro, amassar o barro e moldá-lo à sua vontade.

Deus é este Oleiro, e nós somos como barro nas mãos do Oleiro. A obra do barro depende de duas coisas: a qualidade do barro e a habilidade do oleiro.

Eu posso te dizer que o Oleiro possui uma habilidade sobrenatural, que pode transformar o material mais sem valor possível em algo maravilhoso.

Ele nos acha assim, sem valor, e nos transforma em algo de valor para Sua Glória. Ninguém vai à feira ou a uma loja comprar barro, mas uma peça de olaria pode ser valiosíssima e rara.

É esse o poder de Deus se manifestando nas nossas vidas, que nos faz valiosos nas suas mãos!

Leia também: Renove suas forças no Senhor

Como vaso nas mãos do oleiro

Mas não é de qualquer jeito que nos tornaremos vasos valiosos para o Senhor. É preciso passar por um longo processo.

O vaso é algo de grande utilidade. Os vasos eram usados para muitas coisas. Guardar mantimentos, transportar água, guardar perfumes, incensos, medicamentos.

Mas o barro é algo sem valor, que precisa ser trabalhado e transformada.

Por isso, primeiro o oleiro extrai o barro da terra. Ele precisa molhar o barro e trabalhá-lo, para que ele possa ser útil.

Ele precisa tirar as pedras, as impurezas, tudo aquilo que atrapalha.

É isso que Deus faz nas nossas vidas. Ele consegue encontrar valor em nós. Entretanto, Ele também precisa tirar aquilo que não é agradável.

É nesse ponto em que muitas pessoas querem desistir da caminhada cristã, não é verdade? Estamos acostumados a ouvir que Deus vai nos dar muitas coisas.

Mas, acredite, ele também vai tirar muitas de nossas vidas. As pedras e aquilo que não serve precisam ser tirados, pois podem tornar o vaso inútil e quebrado depois. Então, deixe Deus tirar aquilo que não agrada.

Deixe Deus te moldar

 A próxima etapa do trabalho na olaria é moldar o barro. Moldar é dar a forma, e o único jeito de dar a forma é amassando.

Deus molda a nossa vida e o nosso caráter para ficarmos da forma como Ele quer. É impressionante como Deus trabalha o caráter das pessoas.

Moisés, alguém totalmente explosivo, se tornou alguém manso. Pedro, alguém impulsivo, se tornou um líder sábio e guiado pelo Espírito Santo. Um jovem inseguro, como Timóteo, se torna um grande pastor da antiguidade.

Um vaso de honra

Enfim, após ser moldado, o vaso ainda não tem a resistência necessária para ser útil para alguma coisa.

Note que, após ser moldade, se o vaso ainda tiver defeitos, ele vai se quebrar nas mãos do oleiro, e terá que ser refeito.

Porém, mesmo após ser moldado, ele ainda precisará passar por mais um processo para garantir sua durabilidade: tem que passar pelo fogo.

O fogo, nesse contexto, pode ser entendido como as provações da vida. Sim, é através das provações que Deus torna a nossa fé resistente e estável.

Não apenas provações, mas experiências com Deus de uma forma geral. Esse é um grande diferencial de alguém que continua firme na fé: o seu nível de experiência com Deus.

Só assim, após todo esse processo e muita experiência com Deus, nos tornaremos um vaso de valor nas mãos do Senhor.

Mas eis aqui um grande mistério: por mais valoroso que seja o vaso, o maior valor está no seu contúdo.

Nós carregamos o maior valor que existe dentro de nós: a presença do Espírito Santo de Deus.

Portanto, continue firme no propósito! Seja como um barro nas maõs do oleiro, e deixe o Senhor encher a sua vida com a presença Dele.

Um forte abraço! Que Deus abençoe a sua vida!

Quer aprender a pregar e fazer a obra de Deus com excelência?
Inscreva-se na Academia dos Pregadores!
O melhor curso sobre pregação pentecostal do Brasil!
CLIQUE AQUI E CONHEÇA

Leia também: Todos os nossos Devocionais estão aqui!

Deixe um comentário