Deus é bom o tempo todo

Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre

Salmos 107.1

Deus é bom o tempo todo. Quem nunca escutou essa frase? Embora não corresponda exatamente ao texto de um versículo bíblico, ela não deixa de ser uma verdade maravilhosa sobre Deus. De fato, a bondade é um atributo de Deus

Essa frase ficou mais famosa ainda por causa do filme Deus não está morto. Um simpático reverendo nos convida a reconhecer que Deus é bom o tempo todo:

Deus é bom o tempo todo – mas enxergar essa maravilhosa bondade de Deus agindo é um privilégio daqueles que O amam. Neste devocional, eu quero te convidar a ver essa maravilhosa bondade de Deus em cada momento da sua vida.

Tudo o que Ele faz é bom

Mesmo que Deus não faça o que nós queremos (até porque Ele é Deus, e não está sujeito à nossa vontade), Ele não deixa de ser bom. Em sua infinita sabedoria, Ele sempre sabe o que é melhor.

Deus é bom quando nos abençoa, Deus é bom quando nos corrige, Deus é bom inclusive quando castiga, pois faz isso com justiça. 

Só Ele é bom 

Jesus lhe disse: Porque me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.

Lucas 18.19

Ser bom é uma característica que flui do Ser de Deus. Ele não apenas faz o que é bom; Ele é bom. E tudo o que é bom vem Dele. 

Não há como crer em Deus se não partirmos dessa afirmação de que Deus é bom o tempo todo. A própria definição filosófica de Deus tem em mente um ser que é todo bom e todo poderoso. Não tem como crer em um deus que seja apenas poderoso. Ele é todo poderoso e todo bom.

Jesus corrige aquele jovem rico que vai até Ele. Jesus não está dizendo, como alguém pode sugerir, que Ele não seja bom. Porque Jesus é Deus e é bom.

Ele está dizendo para aquele jovem: “olha, você não pode me chamar de bom, se você não crê em mim. Se você está me chamando de bom, precisa me reconhecer como seu Deus e Senhor”. 

Deus é bom com todos 

Deus faz coisas boas para todas as pessoas. Ele faz a chuva cair sobre bons e maus. Ele dá boas dádivas a todos. Ele sustenta todas as coisas com o Seu poder.

Entretanto, não podemos confundir a bênção de Deus que recai sobre todos com a aprovação de Deus. Pessoas más, embora recebam essas bênçãos, não reconhecem que Deus é a fonte de tudo o que é bom. Mas Deus é longânimo, e está dando oportunidades a essas pessoas.

Deus é bom o tempo todo

A bondade de Deus não tem fim. Ela é eterna, assim como Deus é eterno. Deus, além de ser todo bom, Ele é bom em todo o tempo. Não há como Ele deixar de ser bom.

Ele é bom inclusive nossas adversidades. Davi, em suas maiores dificuldades, não deixava de reconhecer a bondade do Senhor. Esse é um dos motivos pelos quais ele é o homem segundo o coração de Deus.

Deus é bom, mas também é justo 

A bondade, para nós, muitas vezes é vista como sinônimo de inocência ou incapacidade de reagir de forma a desagradar alguém. Quase uma característica de pessoas “bobas”.

Esse não é o sentido de bondade de Deus. A bondade de Deus é também Sua capacidade ímpar de agir com justiça. Não uma justiça imperfeita ou parcial, mas a justiça real, perfeita e verdadeira.

Podemos confiar na bondade de Deus

Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.

Salmo 34.8

A bondade do Senhor é uma certeza que nós podemos viver e confiar. O homem pode tentar negar o quanto quiser, mas não pode anular a bondade do Senhor.

Na verdade, a bondade do Senhor está em toda parte. E podemos provar dessa bondade. As pessoas enganam a si mesmas tentando não ver; mas Deus é realmente bom o tempo todo.

Se está difícil enxergar, comece a prestar atenção. Você verá a bondade de Deus nos mínimos detalhes. Em cada livramento, em cada provisão, em cada respirar você verá que sim, Deus é bom o tempo todo!

Tudo na vida pode falhar, mas a bondade do Senhor nunca falhará!

Louve a bondade do Senhor

Isaís Saad – Bondade de Deus
PC Baruk, Alexandre Magnani, Brunno Ramos – Deus é Bom

Davi escreveu o Salmo 34 em um momento de grande medo e angústia. A bondade de Deus não significa que não passaremos por lutas, dificuldades e angústias. Mas é neste momento que ele nos convida a provar e ver que o Senhor é bom.

Que nossas tristezas e lamentações não venham tirar a certeza da bondade do Senhor de nós. Olhe ao seu redor e veja o quanto Deus tem sido bom com você e com todas as pessoas ao seu redor.

Que essa afirmação Deus é bom o tempo todo não seja apenas um chavão evangélico ou uma frase para cobrir o parabrisa do carro e enfeitar a sala de estar. Que possamos crer, viver e proclamar a bondade do Senhor!


1 comentário em “Deus é bom o tempo todo”

  1. A frase “Deus é bom o tempo todo” reflete a confiança na bondade divina, apesar das circunstâncias. Popularizada pelo filme “Deus não está morto”, ela nos lembra do amor constante de Deus. Essa simples afirmação nos encoraja a manter nossa fé, mesmo diante dos desafios, e nos leva a encontrar consolo e força na bondade inesgotável de Deus.

    Responder

Deixe um comentário