Eliseu aumenta o azeite da viúva – 7 lições sobre provisão de Deus em tempos difíceis

E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

II Reis 4.1-2

Nesta passagem, o profeta Eliseu aumenta o azeite da viúva que o procura em uma situação que é realmente desesperadora.  O esposo dessa mulher havia acabado de falecer e havia deixado uma dívida muito alta. Os credores haviam ameaçado levar seus dois filhos como escravos. Essa mulher corria o risco de ficar viúva, sem nada e sem a companhia dos filhos. Corria o risco de ficar totalmente desamparada.

Naquele tempo, não existia previdência social ou qualquer tipo de proteção aos órfãos e às viúvas. Se hoje já é difícil viver nessa situação, imagine naquele tempo. Essa mulher estava abandonada por todos, mas não por Deus. Deus não desampara os seus! E essa história nos traz algumas lições sobre o cuidado e a provisão de Deus nos momentos mais difíceis da nossa vida. Vejamos: 

1. Todos estamos sujeitos a situações de escassez

Quando a mulher procura o profeta Eliseu, sua primeira afirmação é muito clara e direta: meu marido morreu, e ele servia ao Senhor. Não é nenhum tipo de cobrança ou murmuração, mas essa mulher está nos dizendo algo muito importante: coisas ruins acontecem com pessoas que temem a Deus

Sim, servir a Deus não nos isenta de passar por tribulações e perrengues. É possível que o marido dessa mulher fosse Obadias, um servo do rei Acabe. Também é possível que este homem tenha se endividado sustentando e protegendo profetas do Senhor que fugiam do rei Acabe e de Jezabel.

Sim, meu querido amigo e minha querida amiga, nós estamos sujeitos a sofrer situações de escassez e sofrimento, mesmo servindo a Deus com fidelidade. Embora a teologia da prosperidade não concorde com isso, essa é uma realidade bíblica.

Então, qual seria a vantagem de servir ao Senhor, nesse caso? Se também passaremos por dificuldade? A resposta está em poder usufruir do cuidado e da proteção de Deus. Deus sempre tem um socorro e uma provisão para nós. 

Aquele homem havia morrido e agora sua família estava em apuros. Mas Deus é tão fiel que não deixou que o legado do homem morresse. E trouxe a provisão para aquela família de forma sobrenatural.

2. Busque ajuda no lugar certo

Precisamos entender, primeiramente, o ofício dos profetas no Antigo Testamento. Eles eram homens que tinham um elo direto com Deus. Recebiam a Revelação da Palavra de Deus e transmitiam ao povo.

O fato é que os profetas representavam Deus na terra. Por isso, a mulher recorre ao profeta de Deus.

O seu marido, muito provavelmente, servia ao rei. Ela poderia ter recorrido ao ímpio rei Acabe. Poderia ter recorrido a amigos do seu falecido marido. Poderia ter ido a parentes próximos.

Mas não: essa mulher recorre ao homem de Deus, mostrando sua total dependência e confiança na vontade divina. 

Muitas pessoas, hoje em dia, recorrem a diversos meios nos momentos de dificuldade e escassez. Muitos vão se queixar em redes sociais ou procurar se abrir com pessoas que não têm uma palavra de Deus para a vida delas. No final, a coisa só tende a piorar ao invés de melhorar.

Nos momentos de dificuldade, busque a ajuda do alto. Ore mais, procure pessoas com conselhos direcionados por Deus, leia a Palavra do Senhor. Tenho certeza que Deus vai trazer provisão para a sua vida e te ajudar a sair das situações difíceis.

3. Não despreze o que Deus já te deu

E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite

II Reis 4:2

Embora a situação da mulher fosse desesperadora, eu fico imaginando a situação do profeta Eliseu. Ele teria que trazer algum tipo de solução para a vida daquela mulher. E ele logo pergunta o que ela tem em casa.

Veja que a mulher começa dizendo que não tem nada em casa, mas logo se lembra que tem uma botija de azeite. Mas o que seria uma botija de azeite diante de uma dívida tão grande.

É aí que entra a grandeza e o poder de Deus, de transformar algo tão simples em algo sobrenatural. Aquilo podia ser pouco para ela, e agora qualquer pessoa normal, mas era tudo o que Deus queria para operar o milagre.

Muitas vezes, o milagre de Deus não vem da forma que pensamos. Poderia muito bem cair um saco de dinheiro do céu, ou chegar alguém muito rico e pagar a dívida da mulher. Mas Deus trabalha diferente das nossas expectativas. Afinal, Ele é Deus.

E Deus pode usar aquilo que já temos para transformar em algo grandioso. Algo que ele já nos deu. E você não deve desprezar o que você já tem.

Aquela mulher já tinha a matéria-prima do milagre: uma botija de azeite. Eu não sei qual a matéria-prima do seu milagre e da sua provisão, mas Deus com certeza já colocou algo em suas mãos.

Também é interessante lembrar a simbologia do azeite, que é associado ao poder de Deus e a unção do Espírito Santo. Você pode até perder tudo, mas não perca a unção e a presença de Deus em sua vida. 

4. Faça o que Deus te manda fazer

Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.

II Reis 4:3,4

Eu não sei se a viúva achou estranha a orientação de Eliseu, mas o fato é que ela não questiona e obedece a voz de Deus. No caso, a direção divina para ela era a de pegar várias vasilhas emprestadas e despejar aquele azeite.

As direções e orientações de Deus pra nós, muitas vezes, parecem não fazer o menor sentido. Deus coloca em nossos corações coisas que não queremos ou achamos que não podemos fazer.

Mas, se queremos receber a provisão e o milagre de Deus, precisamos cumprir fielmente a sua orientação. E essas orientações Ele pode nos dar de muitas formas, mas principalmente através da Sua Palavra. 

Creia que Deus vai orientá-lo e direcioná-lo em sua jornada. Você saberá exatamente o que fazer e como fazer. Basta buscar a Deus em oração, na Palavra. 

Siga o conselho de Maria durante o milagre da água transformada em vinho: faça tudo o que o Mestre lhe disser (João 2.5).

6. Conte com outras pessoas

Os meios de Deus nos prover milagres envolvem, muitas vezes, a ajuda de outras pessoas. Deus usa pessoas para nos ajudar. E essas vão de ajudar intencionalmente ou não.

Na história da viúva do azeite, podemos ver algumas coisas muito interessantes no relacionamento com as pessoas. Primeiro, é que ela tinha certamente uma boa relação com os seus vizinhos. É certo que Deus deu graça a Ela para pedir, mas seria difícil ela conseguir se fosse uma má vizinha.

Um segundo ponto que me chama a atenção é que ela pediu vasilhas e vasos. Ou seja, recipientes para armazenar o azeite. Era algo muito específico. Muito direto ao ponto.

No nosso relacionamento com as pessoas, precisamos ser diretos e claros. Muitas pessoas reclamam que não são ajudados pelas pessoas da igreja, da família, do trabalho. O fato é que elas também não sabem pedir ajuda.

Sim, nós vamos precisar de ajuda em alguns momentos da nossa vida. E, muitas vezes de pessoas que nem imaginamos. Mas precisamos ser claros e pedir pela ajuda certa.

Você precisa saber onde está indo e que tipo de ajuda está pedindo. Não adianta fazer reclamações genéricas. Se está precisando de ajuda espiritual, recorra ao líder ou pastor ou a algum irmão de confiança. Se está precisando de socorro financeiro, vá até alguém que entenda a sua situação e que tenha o recurso para te emprestar. Não adianta pedir ajuda nos lugares errados.

Tenha boas relações com as pessoas e tenha também o entendimento que muitas pessoas terão recursos ou habilidades que você não tem. Você pode até vencer sozinho, mas é muito melhor contar com a ajuda de outras pessoas, não é verdade?

7. Recorra ao secreto

Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.

II Reis 4:5

Aqui está outro segredo que aprendemos na história em que Eliseu aumenta o azeite da viúva. Após conseguir todas as vasilhas, o profeta manda que ela feche a porta e comece a derramar o azeite sobre as vasilhas. 

Existem muitas coisas que devemos externar às pessoas. Existem muitas coisas que vamos precisar da ajuda das pessoas. Mas existem momentos que somos somente nós e Deus. 

No caso da viúva, esse lugar secreto com Deus envolvia fechar a porta sobre ela e seus filhos. O seu núcleo familiar. Muitas vezes, precisamos descer à presença de Deus com os da nossa casa. Outras, teremos que descer sozinhos mesmo.

Jesus nos fala muito sobre o secreto. Precisamos ter momentos e experiências a sós com Deus. É isso que nos faz crescer espiritualmente e receber a provisão poderosa de Deus.

Os maiores milagres são gerados no secreto. Quando ninguém está vendo, Deus está te contemplando e trabalhando na sua vida. Muitas pessoas gostam do barulho e da agitação, mas muitas vezes Deus vai trabalhar no silêncio mesmo.

Priorize estar no secreto com Deus e você verá grandes milagres e maravilhas em sua vida.

Conclusão: A provisão de Deus é suficiente

E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

II Reis 4:6,7

Deus é um Deus suficiente. Tudo o que Ele faz é em abundância. Na verdade, Ele sempre nos surpreende com Sua graça e poder.

Nessa história, vimos que a viúva tem um problema muito sério. E a orientação divina através do profeta Eliseu é para que ela pegue vasilhas e deite o azeite da sua botija sobre elas.

Tal deve ter sido a alegria dessa mulher ao ver aquele azeite se multiplicando. As vasilhas enfim se acabaram, e o azeite também parou. Nosso Deus não entrega nada em falta, ele sempre supre as nossas necessidades.

Cheias todas as vasilhas, a viúva recorre novamente ao profeta. O que fazer com aquele azeite? Aparentemente, o azeite não resolveria os seus problemas.

A orientação divina é a de que ela venda o azeite e pague a sua dívida. Mas Deus sempre supera as nossas expectativas: o dinheiro da venda do azeite era suficiente não apenas para pagar a dívida, mas para que ela e seus filhos sobrevivessem.

Deus é tão maravilhoso que Ele nos dá mais do que pedimos. Na verdade, nós nem sabemos pedir. Mas Ele nos surpreende e faz não aquilo que queremos, mas aquilo que precisamos. 

Talvez os filhos dessa mulher fossem pequenos e não pudessem ainda sustentar a sua mãe. Mas Deus provê o sustento dela e de seus filhos por muito tempo.

Esse é o nosso Deus, um Deus poderoso e muito maior que nossos problemas e expectativas. Confie Nele, e Ele trará a provisão sobre a sua vida.

Não deixe de comentar o que achou desse artigo, e o que mais Deus falou com você nessa fantástico história em que Eliseu aumenta o azeite da viúva. Um abraço e fique com Deus!


Leia mais

Deixe um comentário