Bem-vindo ao décimo primeiro dia do desafio devocional. Convido você a ler este texto curto, orar ao Senhor e tirar um tempo para meditar. Vamos juntos?
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Mateus 11.29-30
Em suas pregações, Jesus usava muitas figuras de linguagem. Ele falava de coisas espirituais usando exemplos terrenos. Já falei sobre isso algumas vezes; é maravilhoso explorar esses detalhes.
O jugo era um objeto colocado sobre o pescoço dos animais, com o objetivo de controlá-los. Assim, o seu dono poderia levá-los para onde quisesse.
O sentido do jugo é domínio, poder, controle. Quem está debaixo do jugo de alguém está sob sua servidão. Esse é, também, o sentido espiritual: todos nós vivemos debaixo de algum domínio.
A Bíblia deixa muito claro: ou servimos a Deus ou não. Ou somos dominados pela Sua vontade ou estamos sob o domínio do mundo. Não existe meio termo. Não há como ficar em cima do muro.
O que temos a fazer é escolher viver sob o jugo de Jesus e receber o Seu fardo leve.
Não é sobre não ter um jugo. É sobre não levar peso desnecessário.
Portanto, existe um fardo e existe um jugo. Viver para Deus nos exige fazer renúncias, confiar nEle e obedecer Sua palavra.
Mas isso não precisa ser pesado. O Senhor não quer que você o sirva com tristeza. Servir a Deus e aos nossos irmãos é um motivo de alegria e realização.
O fardo leve de Jesus é um contraste aos fardos do mundo. As pessoas colocam expectativas e cobranças sob os nossos ombros. Para muitas pessoas, este é um dos maiores pesos.
Você não precisa disso. Sua preocupação precisa ser com o que Deus quer, e não atender as expectativas. Falaremos mais sobre isso amanhã.
Jesus nos convida a abandonar essas cargas e trocar pelo Seu fardo leve.
Descobrir a beleza de servir ao Senhor é o maior alívio que podemos ter neste mundo tão pesado.
Um abraço e até amanhã! Deus abençoe!