Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,
sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
Se você ama trabalhar para o Senhor e fazer a Sua obra, eu te convido a conhecer estes meus 5 conselhos para fazer a obra de Deus com excelência.
Deus é um Deus que trabalha. E que faz coisas grandes. Mas o mais incrível é que, muitas vezes, Ele trabalha através de pessoas. Sim, o Deus Todo-Poderoso faz grandes coisas através de seres humanos falhos e limitados, como eu e você.
Imagine que grande honra! Ser parte dessa maravilhosa Obra de Deus.
Cientes deste grande privilégio, precisamos fazer aquilo que Deus quer que façamos. E que façamos com excelência.
Separamos alguns conselhos para fazer a obra de Deus com excelência. Espero que sejam edificantes para a sua vida e para o seu ministério.
Descubra o seu chamado
Todos nós temos um chamado de Deus. Na verdade, eu costumo dizer que todo cristão tem dois grandes chamados.
O primeiro é o chamado à salvação. Deus nos chamou para sermos seu povo, sua nação, seus embaixadores na terra. Ele nos perdoou dos nossos pecados e nos preparou uma morada para estarmos com Ele para sempre. Ele nos salvou da condenação eterna.
O segundo, que tem tudo a ver com o primeiro, é de fazermos a Sua Obra na terra. Como legítimos representantes de Deus na terra, precisamos cumprir esta grande missão, que consiste, basicamente, em levar a Palavra de Deus ao mundo e servirmos nossos irmãos.
Portanto, todos nós temos este chamado. Não se diminua e não pense que você não é útil na Obra de Deus. Todos temos dons e talentos que foram dados pelo próprio Senhor.
E como descobrir para o que eu fui chamado? Existem algumas coisas que precisamos fazer para descobrir para o que Deus nos chamou:
- Orar a Deus e pedir direção
- Entender para o quê você tem aptidão, talento
- Descobrir o que você gosta de fazer
- Descobrir aquilo que queima o seu coração
Sim, em algum momento, aquilo que Deus te chamou pra fazer vai arder como chama em seu coração.
Eu, desde criança, já sabia que seria um pregador da Palavra. Tanto que comecei a pregar com apenas 11 anos de idade.
Mas não pense que fazer a Obra se resume a subir em um púlpito e pegar. Existem muitas outras formas de se fazer o trabalho de Deus. E isso tem a ver também com as necessidades do Corpo de Cristo.
Entenda as necessidades da sua comunidade
A vida em comunidade é parte fundamental da vida cristã. Deus nos chamou para estarmos juntos, cultuando a Ele, servindo uns aos outros e proclamando Sua Palavra.
Embora o movimento dos “desigrejados” esteja em evidência no nosso tempo, ele é totalmente antibíblico. Deus quer que congreguemos.
Portanto, devemos servir a Deus em uma comunidade de fé, ou seja, em uma igreja. E devemos também servir a igreja.
Precisamos estar atentos às necessidades da nossa igreja.
Assim, uma forma de ter um trabalho relevante na obra é descobrir as nossas aptidões e talentos e de que forma eles se encaixam com as necessidades das pessoas.
Por exemplo, eu tenho talento para ensinar e existem crianças precisando de aula de reforço, talvez eu possa servir a Deus ajudando essas crianças.
Veja que esse exemplo que eu dei não tem nada a ver com ser diácono, evangelista, presbítero ou pastor. E sim com fazer algo na Casa de Deus.
Mas, se você tem esse chamado para ser um oficial da igreja, ou um pregador, ou um músico, deve ter em mente que precisa desenvolver o seu ministério de acordo com as necessidades da igreja.
Mas não apenas da igreja. Isso deve ser estender a toda a comunidade na qual estamos inseridos. Precisamos servir à comunidade e levar a Palavra de Deus a ela. E precisamos aproveitar todas as oportunidades para isso.
Se você, por exemplo, tem o chamado para pregar e identifica um bairro que não tenha nehuma igreja, talvez esteja ali um local ideal para começar um ponto de pregação. Busque apoio de seus líderes e de seus irmãos e mãos à obra.
Esteja disponível e disposto
De nada adianta termos talento, chamado, vocação e sabermos da necessidade das pessoas se não colocamos em prática o nosso chamado.
Para colocarmos em prática o que Deus quer que façamos, é fundamental estarmos disponíveis. Eu amo a história de Eliseu, e de como ele se colocou à disposição do Reino de Deus.
Ele estava bastante ocupado no seu trabalho. Quando Elias o chama para fazer a obra, Ele está arando a terra com seus bois.
Mas o chamado de Deus é tão forte que ele se desfaz de tudo. Ele queima as tralhas, mata os bois e passa a seguir o profeta Elias, como uma verdadeira sombra (I Reis 19.19-21).
Sim, ele estava ocupado. Mas se desocupou de tudo para estar disponível para ser usado por Deus.
Todos os apóstolos viveram isso também. Deixaram tudo para seguir a Jesus.
Não estou dizendo que você deva deixar as suas coisas de lado. Mas a questão é que precisamos abrir mão de algumas coisas para nos dedicarmos mais a fazer a obra de Deus com excelência.
Principalmente quando a questão é tempo. Precisamos arrumar tempo para estar com Deus e para fazer a Sua Vontade. Tempo para estarmos disponíveis para Ele.
Mas não basta, simplesmente, estarmos disponíveis. Precisamos estar dispostos também. Pode parecer a mesma coisa, mas:
- Disponível é alguém que está à disposição (livre para fazer algo)
- Disposto é alguém que está preparado e com desejo de realizar (pronto para fazer algo)
Portanto, não basta apenas dizer: “Senhor, eu estou aqui”. É preciso estar preparado e, de fato, com desejo ardente de fazer a obra de Deus com excelência.
Comece a fazer a obra de Deus com excelência
Muitas pessoas sabem o seu chamado e têm, até mesmo, o preparo necessário para exercê-lo. Mas não exercem esse chamado.
Existem diversas causas e explicações possíveis. Mas estou certo de que o maior impedimento é a inércia. Muitas pessoas têm dificuldade de começar.
As razões são as mais variadas possíveis:
- Timidez
- Achar que não sabe o suficiente
- Duvidar da própria capacidade
- Perfeccionismo
- Falta de apoio
Eu entendo que não é fácil começar. E acabamos, muitas vezes, procurando o momento perfeito para isso.
Mas eu te digo, por experiência própria, que este dia perfeito não existe. Na verdade, existe o melhor dia, e ele se chama hoje!
Comece com aquilo que você tem!
As pessoas costumam confundir perfeccionismo com excelência. E não tem nada a ver uma coisa com a outra. A excelência tem muito mais a ver com constância do que com algo perfeito.
É sobre fazer o nosso melhor com aquilo que temos. E continuar fazendo!
Aliás, é justamente sobre constância que vamos falar no próximo tópico.
Seja constante
Não basta somente começar. É preciso persistir no propósito de Deus.
Muitas pessoas romperam a barreira da inércia e começaram, mas simplesmente pararam. Existem muitos ladrões de ânimo, de coisas que querem nos desmotivar na nossa caminhada:
- Críticas das pessoas
- Resultados abaixo do esperado
- Comparações com os outros
- Sentimento de incapacidade
- Embaraços com problemas da vida
Todas essas situações são terríveis, e podem nos tirar o foco. Mas precisamos aprender a vencê-las.
Sobre as críticas, procure absorver aquelas que são realmente construtivas. As críticas são muito melhores do que os elogios. Elogios, muitas vezes, só servem ao nosso ego. E o ego é um grande inimigo.
Mais conselhos para fazer a obra de Deus com excelência
Os resultados vêm de Deus. Se você está fazendo o que Ele te mandou fazer, creia que eles irão aparecer. Muitos são até invisíveis.
Não temos como medir, por exemplo, de que forma a Palavra que pregamos está impactando alguém. Talvez só saibamos dos resultados na Eternidade. Faça o possível e deixe Deus trabalhar no impossível.
A comparação é algo totalmente inútil, a menos que seja para aprender algo com alguém. Podemos nos inspirar no que alguém está fazendo e de que forma podemos aplicar na nossa realidade. Mas não tem como você achar que pode ser igual a alguém.
Aliás, isso também é péssimo porque cria pessoas que tentam copiar as outras. Deus nos chama para sermos imitadores, não cópias. Você não precisa ser igual a ninguém, mas deve escolher bons mentores para seguir, pessoas com as quais você quer se parecer. Pense nisso.
A capacidade também vem de Deus. Ele é quem nos dá os talentos, as habilidades, a motivação. Tudo vem dEle. Mas é preciso buscar também. Deus te dá muitas capacidades, mas você precisa trabalhar para aperfeiçoá-las.
Deus te deu uma voz bonita, mas o treino te levará a excelência no canto. Deus te deu a sabedoria para pregar, mas o estudo e a busca te tornarão um excelente pregador. Deus te deu o amor pelas almas, mas a prática do evangelismo te tornará um ganhador de vidas para o Senhor.
E não deixe que os problemas da vida te desanimem. Deixar de fazer a obra de Deus com excelência não fará com que sumam as suas lutas.
Esses foram apenas alguns conselhos para fazer a obra de Deus com excelência. Existem muitas outras coisas que você irá aprender na caminhada. Por isso, continue servindo a Deus e aos irmãos. Ande com pessoas espirituais. Escute seus líderes e crentes experientes. E assim você irá crescer.
Um abraço e até a próxima.