Gratidão a Deus por tudo: o poder de um coração grato

Você tem um coração grato a Deus? A gratidão a Deus por tudo é algo que precisa fazer parte do nosso relacionamento com Ele.

O motivo maior de gratidão que temos é o simples fato de que recebemos de Deus o Seu amor e o Seu perdão, mesmo que não merecêssemos. 

Exatamente por isso, a Bíblia está repleta de versículos sobre gratidão a Deus. A gratidão é uma virtude que Deus ama, e que nós devemos desenvolver. 

Mas o grande mistério sobre a gratidão é que ela não é apenas um sentimento: ela é um verdadeiro estilo de vida. A gratidão precisa fluir dos nossos lábios, do nosso coração e dos nossos atos.

Sim, precisamos demonstrar nossa gratidão a Deus não só com palavras e louvores, mas acima de tudo com nossas atitudes. 

O que é a gratidão a Deus

Segundo o dicionário, a gratidão é o sentimento expressado por uma pessoa a alguém que lhe concedeu um favor, algo que a beneficia; uma espécie de agradecimento, reconhecimento por aquilo que recebeu.

Mas não existe nenhuma forma de gratidão que se compare ao tipo de reconhecimento que precisamos ter por aquilo que Deus fez por nós.

Se passássemos a vida inteira só dizendo palavras de agradecimento, não seria suficiente.

O que Deus fez por nós vai muito além do que a mente humana pode explicar. Ele nos amou antes que nós o amássemos.

Nós jamais poderemos merecer o que Ele fez por nós, dando Seu Filho para morrer em nosso lugar. Através desse grande sacrifício, Ele nos deu o direito de também sermos seus filhos:

Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus.

I João 3.1a

Deus é um Pai amoroso, que cuida de nós em todo o tempo, e o que Ele quer de nós em troca não é nada comparado ao que fez por nós. Que possamos ter uma vida totalmente voltada para o nosso Deus tão amaroso.

Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

Salmos 100.4

Tenha gratidão a Deus por tudo

Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

I Tessalonicenses 5.18

Precisamos ser gratos a Deus por tudo. Esse é o grande desafio. É muito fácil estarmos felizes e manifestarmos nosso amor a Deus quando tudo está bem: a dispensa cheia, a saúde plena, tudo dando certo.

O problema é quando as coisas começam a ficar mais difíceis para nós. Como diz um amigo meu: “aí é mais difícil dar glória!”

Mas, deixe-me dizer algo: é nesses momentos complicados da nossa vida que temos a chance de mostrar, verdadeiramente, o quão gratos somos a Deus.

Com tudo o que há em nós

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o Seu santo nome.

Salmos 103:1

Precisamos ser gratos a Deus em todo o tempo, e com tudo o que há em nós. Portanto, a nossa gratidão precisa ser manifestada de todas as formas possíveis.

Seja grato a Deus com seu louvor. Seja grato a Deus Lhe dando seu tempo e seus melhores recursos.

Seja grato a Deus vivendo uma vida de fidelidade e amando e servindo aos outros.

O poder da gratidão a Deus por tudo

A gratidão a Deus produz efeitos inimagináveis nas nossas vidas. A ciência nos mostra isso: a gratidão faz bem até mesmo para a nossa saúde.

Se a gratidão, em geral, já faz tão bem para a saúde e para as relações sociais, imagine o poder da gratidão a Deus?

Agora eu quero te motivar a ser mais grato a Deus te mostrando o poder que ter um coração agradecido tem:

A gratidão mostra a glória de Deus para as pessoas

Quando as pessoas verem o quão agradecido e fiel você é a Deus, elas vão se admirar e vão querer conhecer mais a esse Deus que você serve.

Isso se potencializa ainda mais quando você está passando por uma provação e, mesmo assim, continua dizendo o quão maravilhoso Deus é na sua vida. Pense nisso.

A gratidão agrada a Deus

Deus se alegra com um coração grato. Se você já leu o livro de Deuteronômio e conhece um pouco da história de Israel, deve se lembrar o quanto Deus desejava que o povo de Israel fosse mais grato a Ele.

Na verdade, Deus não se agrada da murmuração. E por conta da murmuração, quase todo o povo que saiu do Egito no Êxodo não conseguiu entrar na Terra Prometida.

Que não seja assim em nossas vidas.

A gratidão traz milagres

Se você quer um exemplo de gratidão, não existe exemplo maior que o de Jesus. Aliás, Ele é nosso supremo exemplo em tudo e não seria diferente nesta área.

Jesus sempre agradecia ao Pai por tudo. Interessante que, em muitas orações em que fez milagres, Jesus começava dando graças ao Pai (como, por exemplo, na ressurreição de Lázaro em João 11.41).

Jesus já agradecia antes do milagre acontecer, pois Ele tinha verdadeiramente tinha um coração grato. Independemente de as coisas acontecerem ou não, precisamos ter um coração grato. Mas é claro que, quando temos um coração agradecido a Deus, Ele tem prazer em nos ouvir.

A gratidão muda a nossa visão das coisas

Um coração grato muda nossa visão das coisas. Já reparou que pessoas murmuradoras só enxergam problemas e dificuldades em tudo?

Que sejamos diferentes. Com certeza você já teve grandes experiências em que viu a bondade e o amor de Deus na sua vida. Quando você tiver situações difíceis, precisa se lembrar de tudo o que Deus já fez e se alegar no Senhor.

Isso é gratidão a Deus, uma boa memória de todas as infinitas bênçãos que Deus já fez na nossa vida.

Conclusão

A gratidão não é só um momento de satisfação com um ato de bondade de alguém.

O que Deus quer de nós é um completo estado de gratidão a Ele, um estilo de vida completamente voltado para Ele. 

Eu tenho certeza que você tem muitos motivos para agradecer ao Senhor. E te desafio a fazer algo que eu já fiz e que mudou minha forma de ver as coisas. Algo muito simples e que qualquer pessoa pode fazer:

Faça um caderno ou mural da gratidão. Você vai anotar todos os motivos que conseguir lembrar para agradecer ao Senhor. Vai ficar espantando por não conseguir contar.

Que possamos ter uma vida de total gratidão a Deus. Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro. Seja Grato por tudo, em tudo e com tudo.

Um forte abraço e que Deus abençoe a sua vida!

Deixe um comentário