Eclesiastes 11: Lança o teu pão sobre as águas 

Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.

Eclesiastes 11.1

O livro de Eclesiastes contém algumas das passagens de maior sabedoria já escritas em toda a história da humanidade. 

É claro que a Bíblia toda é a Palavra de Deus e está repleta da sabedoria de Deus que nos faz sábios para a vida eterna (II Timóteo 3.15).

No entanto, as palavras de Salomão também carregam ensinamentos para as diversas áreas da nossa vida, além da esfera espiritual. 

As reflexões do homem mais sábio que já existiu se aplicam a todas as áreas da nossa vida. 

Essa expressão “lança o teu pão sobre as águas” é daquelas que nos fazem parar para pensar sobre qual o seu significado. Confesso que demorei algum tempo para descobrir. Mas quero compartilhar com você os aprendizados dessa passagem em Eclesiastes 11.

O que significa a expressão “lança o teu pão sobre as águas”?

A palavra pão, na Bíblia, tem inúmeros significados. Além do alimento feito de farinha de cereal, que hoje nós costumamos comer no café da manhã, a palavra pão poderia se referir a alimento em geral.

Por isso, quando Jesus está orando na Oração do Pai Nosso, ele fala do pão de cada dia como a provisão do alimento diário. Isso porque o pão era a base da alimentação durante o período bíblico.

No entanto, a palavra pão também poderia se referir a semente. Ou seja, a semente do trigo que seria plantada para, futuramente, se transformar em pão.

Portanto, quando Salomão falar em lançar o pão sobre as águas, eu acredito em, pelo menos, três sentidos para essa expressão. E quero compartilhar cada um deles com você.

Leia também: Jesus, o Pão da Vida

Seja generoso 

A expressão a seguir nos diz o tipo de atitude de quem lança o pão sobre as águas:

Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.

Eclesiastes 11.2

Um princípio bíblico que devemos aprender a seguir é o da generosidade. Vivemos tempos de egoísmo, em que muitas pessoas só pensam em si mesmas.

Mas Jesus nos convida a ser generosos. Não existe vida cristã sem esse sentimento.

Precisamos expressar o amor de Deus através de atos de bondade e generosidade.

Mas, como eu falei, a sabedoria das palavras de Salomão se aplica a nossa vida como um todo. 

A nossa vida se torna mais completa e colorida quando expressamos generosidade. A ciência já demonstrou que melhora nosso humor, as relações de trabalho e até a nossa saúde.

A generosidade também gera efeitos até em quem recebeu o ato de generosidade, porque essa pessoa vai querer abençoar a vida de outra pessoa também.

É o ciclo da generosidade.

Além do mais, todo ato de bondade que fazemos traz recompensas. Recebemos, primeiro, a recompensa do Pai celestial.

Mas também podemos receber algum tipo de reciprocidade das pessoas:eu te ajudo hoje, e você pode me ajudar amanhã.

Mas não encare isso como uma obrigação. Faça tudo de forma desinteressada, pois a maior recompensa vem de Deus.

Invista no Reino de Deus 

Esse é o dilema do agricultor: se ele não lançar a semente, ele não vai colher. Veja que, para poder plantar algo, é preciso abrir mão da semente.

Esse é um princípio de investimento no Reino de Deus e que se aplica à nossa vida como um todo.

E quando eu falo de investir no Reino, não estou falando apenas de dinheiro. Estou falando de tudo o que podemos oferecer ao Reino de Deus.

O agricultor só investe a sua semente porque acredita no retorno.No sentido espiritual, nós colocamos nossos recursos (tempo, trabalho, dinheiro, conhecimentos) no Reino do Senhor, porque cremos que Ele vai nos trazer o resultado.

Mas precisamos entender que tipo de resultado é esse. Muitas pessoas estão correndo atrás apenas de bens materiais, e não é exatamente esse o compromisso de Deus conosco (embora, é claro, Deus possa prosperar todas as áreas da sua vida). Estamos falando de colheita espiritual aqui.

Mas, como eu disse, esse princípio do investimento se reflete em outras áreas da vida. É preciso abrir mão de algum ganho presente para obter retorno futuro. Isso é investir.

Muitas pessoas não se esforçam, gastam mal o seu dinheiro, não poupam, mas querem ter grandes conquistas. Querem ter um bom casamento, mas não investem tempo e atenção ao seu cônjuge. Querem ter saúde, mas não investem em exercício físico e alimentação.

Que este não seja o nosso caso. Deus é justo, não adianta clamarmos a Ele se não fizermos a nossa parte. A lei da semeadura dificilmente falha, nós recebermos o resultado da nossa plantação. O que você tem plantado?

Leia também: 12 Princípios da Prosperidade Bíblica

Um sentido evangelístico

Eu amo a Bíblia porque, a cada vez que lemos, Deus fala conosco de forma diferente. E Ele já falou muito comigo nessa passagem sobre evangelismo e missões.

Como um apaixonado por levar a Palavra de Deus, já usei muito esse texto de Eclesiastes 11 para incentivar as pessoas a evangelizar. Inclusive, já usei como tema de culto de Missões.

E faz todo sentido. A Bíblia, muitas vezes, compara a Palavra de Deus a uma semente, a boa semente.

Como semente, ela precisa ser lançada no solo – no caso, o coração das pessoas. 

Pregar a Palavra de Deus é nossa obrigação como seguidor de Jesus Cristo. É um plantio cuja recompensa é certa e cujo resultado é garantido: a colheita de almas para o Senhor.

Portanto, espalhe a Palavra de Deus e não se preocupe com o resultado, porque vem de Deus. A Palavra não volta vazia.

Conclusão 

Talvez você esteja pensando: “mas qual é a semente, ou o pão, que eu vou lançar sobre as águas? De onde ele virá? Eu não tenho nada…”

Mas eu quero te garantir que você já tem o que precisa. Na verdade, a Palavra de Deus te garante:

Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;

II Coríntios 9.10

Portanto, você tem plenas condições de alcançar aquilo que Ele colocou em seu coração.

Quero encorajá-lo a buscar, em Deus, plantar coisas boas e colher resultados inimagináveis, seja na vida espiritual ou na vida material.

Mas para isso, é preciso plantar. É preciso abrir mão de muitas coisas para alcançar algo melhor no futuro, seja na igreja, nos estudos, no trabalho, na família, na sua vida com Deus.

Minha oração é para que Deus continue nos dando a Sua poderosa semente. E que nós não a comamos. Pelo contrário, que a plantemos. 

Ainda que o plantio seja com lágrimas, que a colheita seja com farta e repleta de alegria!

Então, lança o teu pão sobre as águas!

Deixe um comentário