Mateus 5: O sal da terra

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

Mateus 5.13

Temos falado bastante sobre o Sermão da Montanha ultimamente. É um sermão tão rico e poderoso que, sem dúvida, podemos passar a vida inteira aprendendo sobre ele.

Uma das passagens mais conhecidas e pregadas desse Sermão é quando Jesus compara Seus discípulos ao sal da Terra e à luz do mundo.

Jesus ensinava usando expressões conhecidas e simples, mas que revelam verdades profundas e espirituais. Neste devocional de hoje, vamos descobrir algumas dessas verdades e buscar aplicá-las nas nossas vidas.

Tanto o sal quanto a luz possuem características marcantes, que qualquer pessoa pode notar. Como vamos falar hoje sobre o sal da terra, permita-me falar um pouquinho sobre algumas dessas características dele.

Imagem do sal - o sal da terra

O sal da terra é um conservante natural

Antigamente, quando não existia geladeira, as pessoas usavam o sal para conservar alimentos, em especial a carne. Dessa forma, um alimento que se estragaria em poucas horas passou a durar vários dias

O discípulo de Jesus é o sal da terra quando conserva uma vida agradável a Deus em meio a um mundo de tanta podridão do pecado. Se esse mundo já está complicado assim com cristãos nele, imagina se não existíssemos? Certamente, a terra seria tomada pela iniquidade.

O sal traz sabor à vida

O sal é mais conhecido mesmo por sua função de dar gosto à comida. Pode faltar qualquer outro tempero, mas quando não tem sal – todo mundo sente falta

Assim é o sal como tempero, pouco notado, mas essencial. Pouco falado, mas cuja ausência é notada. Podemos não ser tão bajulados pelas pessoas, mas elas se sentem muito melhor com a nossa presença. A presença de Deus em sua vida deve fazer a diferença na vida delas.

O sal é essencial à vida

O sal também é um elemento extremamente necessário ao funcionamento do nosso corpo. O equilíbrio homeostático depende dele. Ou seja, o sal é importante para a nossa saúde.

Assim como, nós também levamos vida e funcionalidade aos ambientes e pessoas. As pessoas precisam enxergar vida e verdade em nós. 

As pessoas pensam que quem segue a Jesus não tem vida, que são pessoas infelizes e até bobas. Mas a verdade é que, mesmo vivendo a vida como querem, essas pessoas que não seguem a Jesus não encontram essa vida.

O sal precisa ter funcionalidade 

Entretanto, para que tudo isso seja verdade em nossas vidas, ou seja, para de fato sejamos reconhecidos como sal, precisamos ter essas qualidades na nossa vida.

Jesus diz que o sal, se não tiver gosto, não serve para nada. Só serve para ser jogado fora e destruído.

Como discípulos de Jesus, precisamos agir como seus seguidores. As pessoas precisam notar isso em nós. Elas podem pensar várias coisas ao nosso respeito, mas não podem duvidar do nosso compromisso em seguir a Jesus.

Muitas pessoas têm me perguntado sobre como se tornarem felizes e plenas. A realidade é que nunca seremos felizes, se não nos tornarmos aquilo que nascemos para ser.

Se você nasceu para ser o sal da terra e não está cumprindo com a sua função, comece hoje mesmo a pensar sobre isso. É a chave para viver uma vida plena em Deus.

O sal precisa ter equilíbrio 

Todo mundo sabe que uma comida sem sal é muito ruim, quase intragável. Mas o excesso de sal também é extremamente incômodo.

Além do mais, o excesso de sal pode levar a problemas de saúde e a um desequilíbrio do corpo. Doenças como a hipertensão e problemas renais estão ligadas ao excesso de sal.

A vida de um cristão precisa ser equilibrada. Como assim? Eu entendo que não podemos levar a vida de forma relaxada, sem seguir os padrões cristãos.

Mas também não podemos ser radicais, a ponto de nos isolarmos das pessoas e sermos presunçosos e preconceituosos. Precisamos ter uma vida separada e reta diante do Senhor, mas que seja também agradável e acolhedora. Sejamos santos, mas sem sermos chatos – isso não contribui em nada para o Reino.

O sal da terra precisa influenciar 

Imagem da Extração do sal - o sal da terra

Ser o sal da terra é uma grande responsabilidade. Precisamos influenciar as pessoas , e não ser influenciados. O sal dá sabor e modifica tudo aquilo com o que ele entra em contato. Ou seja, o sal influencia.

Você precisa entender que sua função neste mundo é influenciar, e não ser influenciado. O apóstolo Paulo nos diz, em Romanos, que não devemos nos conformar com este mundo. Isso quer dizer que o mundo não pode citar quem nós somos.

Jesus vai dizer, mais à frente, que a nossa vida deve fazer com que as pessoas glorifiquem a Deus pela nossa vida. Isso é influenciar! Mesmo que as pessoas não creiam em Deus ou não queiram segui-Lo, elas precisam ver esse algo diferente em nós.

A maioria das pessoas que conviviam com José, no Egito, não obedeciam a Deus. Mas a Bíblia nos afirma que Deus estava com ele. As pessoas viam o a fidelidade e a presença de Deus na vida de José.

Existe responsabilidade maior do que essa? Nós somos a Bíblia que o mundo lê. O mundo não pode ver a Deus, mas ele pode nos ver. 

Mesmo nos ambientes mais difíceis e hostis, precisamos mostrar um comportamento que agrada a Deus. Daniel estava na côrte da Babilônia, um lugar totalmente pagão e de uma cultura estranha a Ele. Mesmo assim, ele e seus amigos não mudaram sua postura e foram grandes influenciadores naquele reino.

Ser influenciador não é ter milhares de seguidores na sua rede social, ou ser conhecido e famoso. Influenciar é ter um caráter que faça as pessoas notarem algo de Deus em você.

Elas não precisam notar você, elas precisam notar o seu caráter de seguidor de Jesus.

A minha oração ao Senhor hoje é para que Deus nos capacite a viver uma vida digna de sal da terra. É uma tarefa árdua e, aparentemente, impossível. Na verdade, é impossível ao homem. Mas Deus, em sua infinita graça, nos faz capazes de ser o sal da terra.

Obrigado por ler este nosso conteúdo de hoje. Fique à vontade para escrever para nós. Um forte abraço e que Deus abençoe a sua vida!

Deixe um comentário