O que Deus quer de mim?

Esta é uma pergunta que todos nós fazemos ou já fizemos em algum momento de nossas vidas: O que Deus quer de mim?

Afinal, se nós cremos em Deus, devemos nos preocupar também em fazer aquilo que agrade a Ele.

Muitas pessoas acham impossível agradar a Deus, pois Deus é um Deus perfeito e muito exigente.

É claro que o padrão de Deus é altíssimo, e nós somos – por nossas próprias forças – incapazes de alcançá-lo.

Entretanto, nós podemos sim viver uma vida que agrade a Deus. E não é tão difícil quanto parece.

Isso porque o próprio Deus nos capacita a vivermos essa vida que O agrada, desde que nos entreguemos totalmente a Ele e estejamos dispostos a viver Sua vontade.

Quer receber todos os nossos conteúdos sobre Jesus e crescer espiritualmente com devocionais diários gratuitamente? Entre para o nosso Canal de Transmissão!

Veja aqui algumas coisas que Deus espera de nós e como conseguir alcancá-las:

Deus quer que eu o ame

“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças.”

Marcos 12:30

Deus é Amor! E Ele nos amou primeiro (I João 4.19). E o que Ele quer em troca é que eu e você o amemos sobre todas as coisas.

Isso envolve amar a Deus:

  • Acima de todas as outras pessoas
  • Acima de nós mesmos e dos nossos sonhos e projetos
  • Acima de tudo o que temos 
  • Acima de qualquer outra coisas

E esse amor não se traduz apenas em sentimento. O amor que Deus quer de nós é um amor que se materializa em atitudes.

Como assim? Nós amamos a Deus quando O obedecemos e guardamos os Seus mandamentos. Mostre o seu amor para com Deus com atitudes de amor.

O que Deus quer de mim

Deus quer que eu confie Nele

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Hebreus 11.6

Como diz este versículo, é impossível agradar a Deus sem fé, não é mesmo? O primeiro nível de fé, evidentemente, é crer que Deus existe! Mas muitas pessoas param nesse nível… Não, não é o suficiente apenas acreditar que Deus existe.

É preciso crer também em Sua bondade, em Seu amor e que Ele é o único que pode nos salvar. E é preciso viver uma vida de total confiança no Senhor.

Precisamos crer que Jesus é o nosso Senhor, nosso Salvador e que está conosco em todos os momentos.

Essa não é uma fé estática, é uma fé que cresce à medida que nos relacionamos com Deus e o buscamos mais e mais.

Deus quer que eu me arrependa

Sacrifício agradável a Deus é o espírito quebrantado;coração quebrantado e contrito, não o desprezarás, ó Deus.

Salmos 51:17

Esse Salmo 51 foi escrito pelo rei Davi após cometer um dos pecados mais horríveis já registrados na Bíblia.

Eu amo muito isso na Bíblia: ela não idealiza pessoas, ela mostra como elas eram (inclusive, suas falhas e pecados).

Mas o que agradava a Deus em Davi era a sua capacidade de se arrepender e se voltar para Deus – atitude muito diferente das atitudes de Saul.

Mas entenda o que é arrependimento:

  • Arrependimento não é remorso – que é só uma tristeza pelo pecado.
  • Arrependimento não é só emoção 
  • Arrependimento não é esconder o seu erro.
  • Arrependimento também não é só reconhecer que errou.
  • Arrependimento é entristecer-se, também. É reconhecer que errou, também. Mas é acima de tudo mudar de direção.

Sim, Deus sabe que erramos e erraremos muito ainda. Mas Ele quer que sejamos sinceros, confessemos nossos pecados e lutemos para não errar mais.

Ele quer que você reconheça quando errou o caminho e que volte e ele o mais rápido possível.

Deus quer que eu viva a vontade Dele

O que Deus quer de mim? Que eu viva uma vida de obediência

Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12.1-2

Deus quer que eu o sirva com toda a minha vida e que eu viva a vontade Dele. Isso significa que tudo o que fizermos deve refletir a vontade de Deus.

Devemos sempre pensar no que deveríamos fazer para agradar a Deus em cada momento da nossa vida.

É claro que nem sempre conseguiremos fazer aquilo que Deus quer de nós, mas precisamos nos esforçar para tal.

Deus quer que eu o obedeça

Será que o Senhor tem mais prazer em holocaustos e sacrifícios do que no obedecer à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o ouvir é melhor do que a gordura de carneiros.- 1 Samuel 15:22b

Deus não quer mais sacrifícios de animais e ofertas de incenso. O que Ele realmente quer é obediência.

A obediência a Deus precisa ser uma parte indispensável das nossas vidas. Como diz uma frase muita famosa, o alfabeto do crente não é ABCD, é OBDC. 

Devemos obedecer a Deus e guardar os seus mandamentos, pois essa é a maior prova de amor a Ele. Quem não guarda os mandamentos não ama a Deus.

Guarde a Palavra do Senhor em seu coração, e busque fazer tudo aquilo que Ele quer que você faça.

Deus quer que eu ame o meu próximo

Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Jesus, ao reeditar a Lei de Moisés, a reduziu a dois mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a nós mesmos.

Esse é um mandamento que não é tão fácil de seguir. Isso porque a palavra próximo envolve um universo de pessoas.

  • É muito fácil amar nossa família 
  • É fácil amar nossos amigos 
  • É fácil amar pessoas de quem gostamos
  • Mas é muito difícil amar pessoas que não conhecemos… e mais ainda, amar pessoas que não nos amam.

Pois isso é o Evangelho. Devemos amar a todas as pessoas, incluindo os nossos inimigos.

  • Isso não quer dizer concordar com elas 
  • Também não quer dizer aprovar tudo o que elas fazem
  • Nem tampouco não quer dizer fazer o que elas querem

O amor ao próximo está em fazer o bem a ele, independentemente de qualquer reciprocidade. Ou seja, não podemos esperar que ele venha retribuir o bem que fazemos.

Só existe alguém que pode retribuir e recompensar tudo o que fazemos: Deus. Ame ao seu próximo, sirva a todas as pessoas e você será extremamente abençoado por Deus.

Deus quer que eu seja feliz

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios,não imita a conduta dos pecadores,nem se assenta na roda dos zombadores!

Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor,e nessa lei medita dia e noite

É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham.Tudo o que ele faz prospera!

Salmo 1.1-3

Não existe algo tão buscado no mundo hoje como a felicidade. Todo mundo daria tudo o que tem para descobrir a receita de uma vida totalmente feliz.

Pois a Bíblia tem essa receita para a felicidade. Não a felicidade do mundo, que é passageira e egoísta, mas a felicidade eterna. Esse segredo para a felicidade é, simplesmente, ter o prazer em agradar a Deus e viver a sua vontade.

Falamos um pouco disso no nosso artigo sobre o sermão da montanha. A nossa felicidade tem a ver com o nosso propósito. E o propósito para o qual fomos criados é exatamente esse: viver para agradar a Deus.

Se não fizermos a vontade de Deus e não obedecermos a Ele, nunca encontraremos a felicidade. Buscaremos substitutos para esse vazio, essa falta, em outras coisas. Nunca seremos plenos.

E Deus quer que você seja feliz. Ele quer que você busque essa plenitude Nele. 

Leia também

Deixe um comentário