Salmo 42: O segredo é esperar em Deus

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.

Salmos 42.5

Se existe algo que sempre falamos para pessoas que estão passando por dificuldade é: espera em Deus.

Essa é uma grande verdade. A melhor coisa que temos a fazer na nossa vida é esperar em Deus.

Aparentemente, esperar é algo ruim e que vai contra a nossa natureza. Ainda mais em tempos de tecnologia, internet, inteligência artificial… Queremos tudo pra ontem.

Esperar e depender de alguém realmente parece ser algo difícil. Mas é exatamente isso que Deus quer de nós!

Esperar em Deus pode não ser exatamente o que pensa que seja, vai muito além de um mero chavão ou frase de efeito!

Continue conosco para entender um pouco mais sobre o que vem a ser esse “esperar em Deus”.

Esperar em Deus não é ficar parado

Embora a palavra espera nos dê a ideia de algo passivo, parado mesmo, esperar em Deus não é necessariamente ficar sentado esperando algo acontecer.

Essa espera tem muito mais a ver com confiança e com aguardar o tempo de Deus para nós.

Muitas vezes, recebemos promessas de Deus e queremos ficar sentados em cima delas, como se fossem acontecer magicamente, sem nenhum esforço.

Esse blog mesmo é um exemplo disso. Esse é um propósito que Deus colocou em meu coração há uns 10 anos, pelo menos.

Há uns 5 anos recebi uma profecia de que Deus estava me entregando coisas para eu escrever. Porém, ele só foi publicado esse ano! E com muito custo!

O que eu deveria ter feito era me agarrar a aquilo que Deus me deu, confiar na Sua promessa e fazer a minha parte.

Mas fiquei sempre adiando e esperando Deus fazer algo sobrenatural, sem que eu fizesse nada.

Não que Deus não possa fazer, claro. Ele é Deus e tem todo o poder.

Mas precisamos agir também, é claro. O desafio é agir de acordo com a vontade de Deus!

Precisamos fazer a nossa parte, sabendo que o resultado vem de Deus.

Esperar em Deus é aguardar o tempo certo

Deus trabalha o tempo todo. Entretanto, Ele não trabalha no nosso tempo. Ele trabalha no Seu próprio tempo, à Sua própria maneira.

É muito comum pensarmos que Deus está demorando, ou que está atrasado. A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que pensaram assim. Chama muita atenção, por exemplo, a história de Lázaro (João 11).

Jesus fica sabendo da sua enfermidade. Porém, só vai ao seu encontro 4 dias depois, quando Lázaro já está morto.

Aparentemente, Jesus havia chegado atrasado. Mas, na verdade, Ele sempre está no controle de tudo, e toda essa situação fazia parte de um plano maravilhoso para mostrar a Sua glória.

Como dizem os antigos: Deus não está demorando, Ele está caprichando. Deus faz tudo no seu tempo! Ele é o dono do tempo! Então Ele nunca está atrasado!

Você não vai ficar cansado por esperar o tempo de Deus. Muito pelo contrário, essa confiança vai renovar as suas forças e te fazer voar com águia.

Leia também: Renove suas forças no Senhor

Creia que Ele está fazendo tudo em sua vida no momento certo, confie na sua perfeição e fidelidade!

Esperar em Deus é confiar inteiramente Nele

Esperar em Deus não é só aguardar o tempo Dele, sem murmurar. É também confiar Nele, sem se esmorecer ou perder a fé.

Confiança é algo extremamente importante. Mas não é qualquer confiança que precisamos ter no Senhor.

É uma confiança acima de qualquer coisa, incondicional, irrestrita. Devemos confiar até quando a vontade de Deus não é exatamente aquilo que nós queremos ou esperamos.

Leia também: O Deus que destrói sonhos

Há um tempo atrás, vi um vídeo de um garoto cego que faz uma performance com seu pai. Nela, o menino se joga nos braços do pai, confiando que ele vai segurá-lo, mesmo sem ver nada.

Isso ilustra bem o tipo de confiança que Deus quer de nós. Não uma confiança cega, no sentido de não sabermos quem Deus é, mas sim no sentido de confiarmos nos planos de Deus mesmo sem entendê-los ou conhecê-los.

Esse é a grande lição: esperar em Deus é confiar naquilo que Deus tem para nós. Precisamos confiar na bondade de Deus, pois Ele é bom o todo!

Leia também: Deus é bom o tempo todo

O desafio é esse: não murmurar, não questionar, não se desestabilizar diante das situações. E continuar confiando no Senhor.

Não existe outra saída! Por mais difícil que seja, continue confiando no Senhor e, com toda certeza, você ainda o louvará!

Um forte abraço! Que Deus abençoe maravilhosamente a sua vida!

Leia também: Todos os nossos Devocionais estão aqui!

Deixe um comentário