A paternidade de Deus – Somos todos filhos de Deus?

Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem.

Salmo 103.13

A figura do pai, embora não tenha tanto apelo e relevância quanto a da mãe, é insubstituível e marcante em nossas vidas. Quem não tem mais a figura paterna – ou por algum motivo teve um pai ausente – sabe a falta que faz um  pai.

Não à toa que a Bíblia, muito frequentemente, compara nosso relacionamento com Deus com o de um pai e seus filhos. Deus é o nosso Pai Celestial, um Pai perfeito e bondoso que nunca nos deixa só. A paternidade de Deus é real e constante na vida de seus filhos.

Entretanto, surge uma dúvida muito pertinente: será que todos somos filhos de Deus, ou essa paternidade seria restrita a certas pessoas?

Antes de responder a essa pergunta, vamos entender um pouco mais esse conceito da maravilhosa paternidade de Deus e como ela se manifesta em nossas vidas. 

A paternidade de Deus se manifesta em amor

 Se existe uma palavra que se aplica perfeitamente a Deus, essa palavra é amor. Na verdade, Ele é o próprio amor. 

Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

I João 4.8

Poderíamos passar horas, dias, a vida inteira falando sobre quão grande é esse amor. Mas a verdade é que o Pai nos ama, e Ele prova esse amor para conosco.

Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

Romanos 5.8

O amor de Deus é:

  • Infinito
  • Incondicional 
  • Inigualável 
  • Indescritível
  • Eterno
  • E muitas outras características

O amor humano se manifesta de diversas formas, como em afeição, admiração, carinho, cuidado, proteção, perdão.

Mas o amor de Deus por nós, além de todas essas coisas, se revela a nós em forma de entrega. Uma entrega que ninguém mais poderia fazer: Ele entregou a Jesus para morrer em nosso lugar.

Assim como um pai terrestre, Deus nos ama. A grande diferença é que, ao contrário do amor humano, o amor de Deus é perfeito e nunca nos decepciona. Ele é a fonte de todo o amor.

A paternidade de Deus: foto de um pai segurando seu filho e mostrando algo ao longe.

A paternidade de Deus se manifesta em cuidado e proteção

Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês.

I Pedro 5:7

Na verdade, tudo o que se refere à paternidade de Deus é resultado do Seu infinito amor por nós. O amor é a causa, a razão de tudo. Porém, esse grandioso amor possui várias facetas e se revela de diferentes formas. 

Um dos aspectos do amor de Deus é o cuidado de Deus. Esse é outro atributo de Sua paternidade. Esse cuidado se revela na forma de livramentos, proteção, direcionamento.

Todos os dias nós experimentamos o cuidado de Deus, ainda que não vejamos ou não reconheçamos esse cuidado. E esse cuidado também se revela quando Deus diz não.

Muitas vezes, reclamamos de coisas que não acontecem na nossa vida da forma que queríamos. Mas, muitas vezes, Deus está nos guardando de algo que nós não sabemos.

Certa vez, eu estava tentando voltar para casa depois de visitar alguns amigos em outro estado. Tentei comprar as passagens de ônibus para o dia seguinte, mas acabei não conseguindo – estavam esgotadas.

Fiquei muito chateado e irritado por não conseguir comprar as passagens, pois estava ansioso por voltar pra casa. No dia seguinte entretanto, liguei a televisão e me espantei com a notícia!

O ônibus que eu ia pegar caiu em uma ribanceira, e três pessoas morreram naquela noite. Deus nos livrou de um terrível acidente.

Assim como um pai terreno cuida dos seus filhos, os protege e provê todas as suas necessidades, o nosso Pai celestial cuida de nós – e de maneira sobrenatural.

A paternidade de Deus se manifesta em provisão

Qual pai, do meio de vocês, se o filho pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!”

Lucas 11.11-13

Não vos assemelheis, pois, a eles; porque o vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

Mateus 6.8

Quando eu era criança, sempre que precisava de algo, eu recorria ao meu pai. Eu sabia que ele se esforçaria para me dar aquilo que eu queria, e, se não me desse, era porque realmente não podia.

O nosso Pai Celestial também está atento às nossas necessidades. Entretanto, Ele já sabe tudo que aquilo que precisamos – antes mesmo de falarmos.

Repare que eu destaquei a parte da necessidade. Dar o que necessitamos é diferente de dar o que queremos.

Deus não é o Pai que vai nos dar tudo o que queremos, pois assim seríamos filhos mimados e não cresceríamos espiritualmente. Ele nos dá o que precisamos, e isso é muito diferente.

Na verdade, somos humanos e imperfeitos, e não sabemos nem o que pedir a Deus. E isso não é só a Bíblia que diz. A ciência e a tecnologia já comprovaram que não sabemos o que queremos.

Henry Ford, o homem que popularizou o automóvel, disse certa vez que, se dependesse da opinião das pessoas sobre os carros, elas iriam querer carroças mais rápidas.

Você não sabe o que é melhor pra você, mas o Pai Celestial sabe. Entregue o controle da sua vida a Ele, confie em Sua vontade e seja feliz!

A paternidade de Deus se manifesta em correção

Aqui está um ponto crucial, que muitas pessoas se esquecem em relação à paternidade de Deus: um pai corrige seus filhos. E não é diferente com nosso Pai Celestial.

Deus nos ama e, por isso mesmo, quer sempre o melhor para nós. E o melhor para nós é andarmos no caminho de Deus.

Muitas vezes, queremos nos afastar da Sua vontade, mas Deus, bondosamente, nos traz de volta para seu caminho prefeito. Isso é correção.

Assim como um pai terreno nos dá muitas broncas e correções quando erramos – para o nosso próprio bem – o nosso Pai Celestial nos corrige, para o nosso próprio bem. Isso é uma grande demonstração de amor por nós.

Eu repreendo e disciplino a todos quanto amo; sê pois zeloso e arrepende-te”

Apocalipse 3.19

Portanto, sinta-se feliz e amado quando o Pai te corrige e te exorta – essa é mais uma forma maravilhosa de mostrar o quanto Ele ama você.

A paternidade de Deus: foto de um pai e seu filho caminhando.

Mas, afinal, somos todos filhos de Deus

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome

João 1.12

Por mais chocante que possa ser, para muitas pessoas, nem todos são filhos de Deus. A Bíblia nos deixa muito claro que apenas aqueles que crêem em Deus e O obedecem é que podem ser chamados Seus filhos.

Mas como pode isso, se Deus nos criou para sermos seus filhos, Sua imagem e semelhança?

Sim, Deus criou o homem perfeito. Porém, o homem caiu e se desviou da vontade de Deus.

Por isso, Jesus veio à terra e Sua missão era nos trazer de volta ao Pai. Ele veio restabelecer o elo perdido entre o Pai e seus filhos.

Por isso, apenas aqueles que crêem em Jesus e o recebem em seu coração adquirem esse direito de serem feitos filhos de Deus. É um espírito de adoção, como diz a passagem em Romanos.

“Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.”

Romanos 8

Entenda que Deus ama a todos, e deseja que todos o conheçam. Mas, para usufruir deste amor e de todos os benefícios da paternidade de Deus, precisamos ter algumas características peculiares:

  • Os filhos obedecem ao Pai
  • Os filhos se parecem com o Pai
  • Os filhos tem o amor do Pai
  • Os filhos agradam o Pai
  • Os filhos são guiados pelo Espírito 

Se você já recebeu a Jesus em seu coração e tem Nele seu Senhor e Salvador, então você é um filho amado e não apenas uma criatura. Você tem acesso ao Pai, usufrua de Sua companhia e alegre o coração do Seu Pai.

Se ainda não reconheceu a Cristo como seu Único e Suficiente Salvador, ainda há tempo! Creia em Jesus, reconheça-o como seu Senhor e seja um legítimo filho do nosso Pai Celestial!

Canções sobre a paternidade de Deus no YouTube


Leia mais

Deixe um comentário