Prosperidade na Bíblia: 12 Princípios Bíblicos para Transformar sua Vida Financeira

Entenda como os princípios da prosperidade na bíblia podem te ajudar a ter uma vida financeira muito mais organizada e abundante

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

Filipenses 4:19

Algumas pessoas acreditam que Bíblia e dinheiro são duas coisas totalmente opostas. Mas a verdade é que a Bíblia orienta todas as áreas importantes da nossa vida. A nossa relação com o dinheiro é algo importante para nós. O cristão tem na Bíblia sua regra de fé e prática; ora, se a Bíblia direciona todos os aspectos importantes da nossa vida, ela também deve disciplinar e direcionar a nossa vida financeira.

Não podemos servir a Deus pensando apenas em benefícios financeiros. Por outro lado, a falta de cuidado com a área financeira tem levado muitas pessoas a situações terríveis. São inúmeros casos de famílias endividadas, que precisam abrir mão de muitas coisas – inclusive de sonhos ministeriais e investimentos na obra de Deus – por conta de problemas financeiros.

Deus não quer que sua vida fianceira seja um desastre. Ele quer que você prospere em todas as áreas da sua vida. E existem muitas passagens e orientações sobre prosperidade na Bíblia, inclusive financeira. Embora não seja o tema principal da Bíblia, encontramos muitas lições na Bíblia sobre como lidar com o dinheiro de maneira correta

Eu destaquei essa frase acima para que você possa entender que o cristão deve, sim, administrar bem o seu dinheiro. Ele é mais uma das coisas que Deus coloca em nossas mãos para que possamos cuidar e desfrutar da melhor maneira possível. Assim, precisamos seguir alguns princípios para termos uma vida plena também nesse aspecto.

A prosperidade na Bíblia não é só financeira

Sim, a Bíblia é um livro de extrema sabedoria em todas as áreas da vida. E ela possui muitas chaves para nos ajudar a alcançar a prosperidade. Entretanto, precisamos entender o que é a prosperidade que Deus tem para nós. Sim, Deus tem uma prosperidade para nós que vai muito além da prosperidade financeira. Ele vai nos suprir em todas as nossas necessidades (Filipenses 4.19).

A maior riqueza é, na verdade, a riqueza espiritual que Deus nos dá. Estar em paz com Deus, com a nossa família e com nós mesmos também é algo que o dinheiro não pode comprar. A pessoa pode ter riqueza e não ter paz e tranquilidade (Provérbios 15.16). Isso não leva a nada.

A prosperidade na Bíblia é uma soma de fatores:

  • Uma vida espiritual plena em Deus
  • Uma família bem-estruturada e sadia
  • Uma vida emocional equilibrada
  • E por fim ter uma vida financeira saudável

Agora, quanto à prosperidade financeira, ela não tem tanto a ver com a quantidade de dinheiro que temos, e sim com o nível de paz e tranquilidade com que lidamos com as questões financeiras. Portanto, devemos seguir alguns princípios bíblicos para termos uma vida financeira próspera e tranquila.

O trabalho é a fonte do seu sustento

Versículo sobre prosperidade na bíblia no Salmo 128.2

O primeiro princípio é um tanto quanto óbvio. Se queremos ganhar dinheiro, precisamos trabalhar para conquistá-lo. A menos que você tenha economias ou tenha recebido herança, você precisará de um trabalho para se manter.

O trabalho é, na verdade, uma dádiva de Deus. Deus trabalha () e também criou o homem para, entre outras coisas, trabalhar também. Muitos argumentam que o trabalho foi um castigo dado por Deus pela queda do homem (). Na verdade, a consequência do pecado foi a obrigação de se trabalhar para viver. O homem sempre trabalhou no jardim, pois cuidava de tudo o que Deus criou.

Pare de enxergar o trabalho como uma coisa ruim, e ache um trabalho que encha o seu coração de alegria. Assim, você trabalhará melhor e será mais feliz e produtivo.

Faça tudo com excelência

Versículo sobre prosperidade na Bíblia em Colossenses 3.23-24

Esse não é só um princípio para prosperar financeiramente, é um princípio da vida cristã como um todo. Precisamos fazer as coisas com excelência, não podemos fazer de qualquer jeito.

Isso não quer dizer que temos que ser bons em tudo, ou que temos que sempre ter o melhor resultado. Quer dizer que precisamos nos esforçar para fazer o nosso melhor. Muitos cristãos não prosperam porque fazem as coisas de qualquer maneira. Além de ser ruim para sua carreira e seus resultados, ainda perde uma chance preciosa de promover o Reino (pois as pessoas deixarão de ter a oportunidade de ver que somos diferentes da maioria)

Seja honesto 

Versículo sobre prosperidade financeira na Bíblia Salmo 112.5

A honestidade também é uma obrigação do cristão. Deveria ser inconcebível um cristão ser desonesto. Mas a verdade é que existem sim muitas pessoas desonestas que se dizem seguidoras de Cristo.

É difícil se manter correto em uma sociedade que parece privilegiar quem é mais esperto. Eu conheço pessoas que foram prejudicadas por sua honestidade em um primeiro momento. Mas depois foram recompensadas por sua fidelidade a Deus, tanto material quanto espiritualmente.

Já as pessoas desonestas, além de causarem escândalos ao Evangelho e prejudicarem os outros, acabam sendo punidas por seus atos mais cedo ou mais tarde, de uma forma ou de outra.

Gaste com sabedoria 

Versículo sobre prosperidade na bíblia Isaías 55.2

A causa da maior parte dos problemas financeiros, pelo menos no Brasil, é o fato de gastar mal. A maioria das pessoas endividadas chegou a essa situação graças ao consumismo.

Já foi cientificamente comprovado que nós compramos por impulso. E essas compras por impulso, em sua grande maioria, são de coisas que não precisamos (ou mesmo coisas que poderiam ser substituídas por outras mais baratas).

Mesmo que alguns gastos sejam justificáveis, eles precisam fazer sentido para nós e não comprometer nosso orçamento. 

Eu me lembro que cheguei a gastar mais de 4 mil reais em um ano em cursos que sequer cheguei a começar. Sim, investir no seu conhecimento é muito bom – mas isso não se justifica se esse dinheiro está indo pelo ralo.

Muitas pessoas também gastam dinheiro em coisas que não agradam a Deus ou em hábitos que não fazem bem – como apostas, fast food com muita frequência, bebidas, etc.

Todo o nosso dinheiro deve servir para gastar com coisas que  agradam a Deus e que sejam úteis para nós. Muitas pessoas acham que o fato de entregarem dízimos, ofertas ou doações as isenta de prestarem contas de todo o resto. 

-”Ah, eu entreguei os 10% para o Senhor. O que faço com os outros 90% é problema meu, pois o dinheiro é meu”.

Não é assim que funciona. Se nossa vida é do Senhor, tudo o que temos também é Dele e deve servir para glorificar a Ele.

Então, gaste com sabedoria todos os seus recursos. Somos apenas mordomos de tudo aquilo que Deus nos deu.

Cuide das coisas de Deus 

“Vocês esperavam muito, mas, eis que veio pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que o fiz?”, pergunta o Senhor dos Exércitos. “Por causa do meu templo, que ainda está destruído enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa.

Ageu 1.9

O livro do profeta Ageu traz uma forte exortação ao fato de o povo estar investindo apenas em si mesmo e se esquecer de cuidar e investir nas coisas de Deus. As pessoas estavam investindo apenas em suas casas e deixando a casa de Deus às traças.

O nosso dinheiro deve servir para investir na Obra de Deus. Deus não precisa do nosso dinheiro. Mas a obra Dele precisa, e não podemos cruzar os nossos braços. E embora Deus prometa bênçãos para aqueles que investem na sua obra e ajudam os outros, não devemos fazer isso apenas pensando em retorno – como se fosse uma barganha com Deus.

Devemos ofertar para a obra com amor e desejando que pessoas sejam abençoadas com a nossa contribuição. Não existe gasto com as coisas de Deus. Isso é investimento.

Reconhecer que tudo vem de Deus

Versículo sobre prosperidade na bíblia I Crônicas 29.14

Vou te contar um segredo: muitas pessoas não crescem financeiramente porque, se isso acontecer, elas ficarão orgulhosas e se esquecerão de Deus.

Portanto, para ter uma vida financeira bem-sucedida, eu preciso reconhecer que tudo vem de Deus. Embora eu tenha talentos, seja esforçado e conquiste muitas coisas pelo meu trabalho, eu devo reconhecer que é Deus quem me capacite e me permite viver todas essas coisas.

Isso não quer dizer que você não deva se esforçar e apenas esperar de braços cruzados pela provisão de Deus. Mas sim que, embora você tenha seus méritos, Deus é a fonte de todas as coisas e tudo existe para a glória Dele.

Contente-se com o que tem (minimalismo financeiro)

Não tomem dinheiro de ninguém, nem pela força nem por meio de acusações falsas. E se contentem com o salário que recebem.

Lucas 3.14

Essa é uma lição muito importante que João Batista, o precursor de Cristo, nos ensina. Ele orienta alguns soldados que vão procurá-lo a fim de receberem conselhos sobre como viver uma vida agradável a Deus. E ele os orienta a, entre outras coisas, se contentarem com aquilo que tinham e recebiam.

Isso não quer dizer que não devemos procurar melhorias na nossa vida profissional e pleitear aumento de salário. Também não quer dizer que o cristão não possa participar de greve, por exemplo.

O que essa passagem nos ensina é que devemos ser gratos por tudo aquilo que temos e que não devemos nos revoltar por não recebermos aquilo que desejamos. Se ainda acha que seu salário é baixo, continue trabalhando com excelência e você crescerá na sua profissão. Seja fiel no pouco, e Deus te ajudará a chegar no muito.

Não ame o dinheiro 

Versículo sobre prosperidade fiananceira na Bíblia I Timóteo 6.10

Parece contra intuitivo, mas se você quer ter mais dinheiro, precisa ter um lugar secundário para o dinheiro em seu coração.

Isso não quer dizer que você não deva cuidar bem do seu dinheiro, controlar gastos, fazer reservas. Muito pelo contrário – como já discutimos acima. O que você não pode é fazer do dinheiro a razão da sua vida.

Você precisa enxergar o dinheiro como um meio para fazer coisas importantes na sua vida (cuidar das necessidades da sua família, investir no Reino de Deus…).

O dinheiro não pode ser um fim em si mesmo. Se não, ele se tornará o seu senhor (Mateus 6.24). E nós servimos a Deus, não ao dinheiro. Então use o seu dinheiro para servir a Deus, e você certamente prosperará.

Honre a Deus com os seus bens

Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; E se encherão os teus celeiros de fartura, e transbordarão de vinho novo os teus lagares.

Provérbios 3.9

Como já dissemos, o nosso dinheiro deve servir para agradar a Deus e abençoar a obra, a nossa família e outras pessoas. Somos administradores e dispenseiros de tudo o que Deus nos entrega em nossas mãos.

Honrar a Deus com os seus bens significa, portanto, fazer coisas que agradam a Deus com o nosso dinheiro. Nada de investir em projetos estranhos ou coisas que não edificam. Precisamos nos perguntar se o Senhor se agrada que cada decisão que tomamos. E isso envolve também a forma como administramos o dinheiro.

Não fique endividado

O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.

Provérbios 22.7

Algumas pessoas consideram o endividamento excessivo um pecado. Não sei se posso considerá-las um pecado, mas é certo que, se você tem dívidas muito altas, você na vive em paz. E não existe prosperidade sem paz.

As dívidas descontroladas acarretam problemas em várias esferas da vida da pessoa: casamento, saúde, emocional e até na área espiritual. Vivi uma fase na qual eu devia tanto que não conseguia orar, pois meu assunto com Deus se resumia às enormes dívidas que eu tinha (que chegam a mais de 100 mil reais à época).

Além de todos os problemas que já citamos, tem a questão com os órgãos de proteção ao crédito e até com a Justiça, a depeder da dívida. Além disso, as dívidas acumuladas tendem a gerar mais juros e mais dívidas – uma verdadeira bola de neve.

Portanto, se você tem dívidas muito altas, faça um esforço para negociá-las e pagá-las. Se não tem tem, é melhor nunca tê-las. É claro que existem momentos em que precisaremos, talvez, de entrar em um financiamento para adquirir algo. Mas faça o possível para ter todas essas dívidas sob controle.

Planeje sua vida financeira

Grande parte dos nossos problemas finaceiros vêm da falta de planejamento. Muitas pessoas são tão descontroladas que não têm a menor ideia de para onde está indo o seu dinheiro.

Jesus nos dá uma importante lição sobre a importância do planejamento em todas as áreas da nossa vida, inclusive nas finanças. Parece simples: não gaste aquilo que você não, não faça promessas que não pode cumprir, seja realista… Mas é em coisas simples assim que muitas vezes tropeçamos.

Portanto, precisamos controlar as nossas finanças. É claro que não precisa ficar bitolado e calculando o valor de cada balinha ou café que comprou durante o mês. Mas é preciso saber o quanto você ganha, o quanto pode gastar e o quanto vai sobrar no mês (sim, é preciso trabalhar para sobrar algum dinheiro).

Obejtivos de longo prazo, como a compra de uma casa, um carro, uma viagem para o exterior precisam ser muito bem calculados. Mais uma vez: seja realista e não tente antecipar seus sonhos fazendo altas dívidas. Se não esse sonho pode se tornar uma pesadelo lá na frente.


Espero que essse texto tenha te ajudado a ter mais entendimento sobre a prosperidade na Bíblia e que você possa desfrutar de uma vida abençoada em todos sentidos

Leia mais

1 comentário em “Prosperidade na Bíblia: 12 Princípios Bíblicos para Transformar sua Vida Financeira”

Deixe um comentário