Bem-vindo ao décimo terceiro dia do desafio devocional. Convido você a ler este texto curto, orar ao Senhor e tirar um tempo para meditar. Vamos juntos?
pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?
Ester 4.14
O livro de Ester traz a ascensão de uma moça órfã e judia ao posto de rainha da Pérsia.
Algumas pessoas acham estranho o fato de o nome de Deus não ser citado no livro, ao passo que um rei pagão (Assuero, ou Xerxes) ser mencionado várias vezes.
Mesmo sem ter o Seu nome citado, entretanto, Deus é o grande protagonista deste livro. Ele mostra seu domínio sobre a história de todo o mundo. Tudo está debaixo da Sua soberania.
A narrativa de Ester vai muito além de uma história de superação ou de trama política. Ele revela o agir de Deus em favor do Seu povo. É uma ação é clara e sobrenatural. Deus interfere nos rumos da história para cumprir seus propósitos.
Não é Assuero quem define os rumos da história. Não são os reis e poderosos, que vem e que vão. É Deus quem tem o controle, e pode até mesmo fazer essas pessoas influentes mudarem de opinião.
O clímax da história do livro é quando Hamã, um homem muito importante no reino, decide baixar um decreto para destruir todos o povo judeu.
O motivo do ódio de Hamã era banal: ele não gostava de Mordecai, o primo de Ester que a criou como filha. Esse ódio se estendeu a toda a nação.
Ester estava em uma grande encruzilhada: ninguém sabia de sua origem. E agora? Ficaria em silêncio ou procuraria o rei em busca de solução?
Tudo era arriscado. E ela procura os conselhos de Mordecai. O recado de Mordecai foi uma palavra muito direta: você foi escolhida para este tempo. Ester é peça-chave no plano de Deus para aquele tempo e precisa tomar uma atitude.
Às vezes, pensamos que situações difíceis atrapalham o propósito de Deus para nós. Mas é justamente o contrário. O propósito de Deus é sermos respostas para estes tempos sombrios. Foi para isso que fomos chamados.
Deus sabe de todas as coisas, tudo está debaixo do Seu controle. Ele não cometeu um engano ao nos colocar neste momento da história.
Não desista da proposta de Deus para a sua vida por causa dos tempos difíceis. Pelo contrário, assuma a postura de um embaixador do Reino de Deus e confie na soberania divina.
Faça aquilo que Ele te chamou para fazer e para ser. Seja resposta para este tempo.
Um abraço e até breve!