Bem-vindo ao décimo quinto dia do desafio devocional. Convido você a ler este texto curto, orar ao Senhor e tirar um tempo para meditar.
E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
Josué 14.11
Se você me acompanha há algum tempo, sabe que eu falo bastante sobre deserto.
Inclusive, nosso devocional 9 foi sobre atravessar os desertos. Desertos são um tanto desconfortáveis, mas fazem parte da caminhada. São parte do propósito de Deus.
Todos temos nossos próprios desertos. A diferença é a forma como passamos e a forma como chegamos do outro lado.
No tocante ao deserto dos israelitas, Moisés foi o homem que atravessou o deserto com o povo. Josué, o escolhido para conquistar Canaã. Porém, existe outro homem que, assim como Josué, atravessou o deserto e conquistou a terra.
Calebe foi um dos espias enviados para ver a terra, em Números 13. Todos voltaram com notícias negativas, exceto Josué e Calebe. Eles escolheram olhar pela visão de Deus, e não pelos olhos de um gafanhoto. Calebe calou o pessimismo do povo com a sua fé:
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.
Números 13:30
Deus honra a fé de Josué e Calebe. Para Calebe, Deus faz uma promessa específica: ele e sua descendência teriam uma parte específica da terra, que eles escolheriam.
Agora, o deserto ficou para trás. Eles estão na terra prometida. Mas não foi só o deserto que passou. O tempo também: foram 45 longos anos.
Às vezes, o tempo nos faz perder o vigor. As promessas parecem mais distantes. Tudo parece mais difícil. E a nossa fé pode se esorecer.
Isso não aconteceu com Calebe. Ele se lembrou das promessas de Deus, e manteve sua confiança. Mesmo com 85 anos, ainda tinha disposição para viver as promessas de Deus.
Calebe se levanta, vai à luta e conquista sua parte na herança.
O tempo e o cansaço da jornada não podem te tirar do propósito de Deus. As promessas dEle não se limitam às nossas circunstâncias. Você não está “velho ou velha demais” para viver o novo de Deus.
O cansaço da jornada quer nos parar. E a única maneira de vencê-lo é olhando firme para as promessas e para o propósito do Senhor.
Que Ele te dê muita força e uma fé vigorosa como a de Calebe!
Fique com Deus e até amanhã. Deus abençoe.