10 Versículos para Culto de Missões 

A leitura bíblica é parte essencial de qualquer culto público que fazemos a Deus. Não é diferente no culto de missões. Os versículos para culto de missões são essenciais para que possamos alcançar o objetivo de um culto missionário.

O Culto de Missões é uma das reuniões mais importantes da igreja. É um culto bem específico, em que tudo o que fazemos é voltado para as missões: orações pelos missionários, incentivo à contribuição, palavra de motivação para que possamos cumprir o chamado, apresentações sobre missões transculturais, dentre outras.

Mas, como em qualquer outro culto, existe algo que é indispensável: a leitura bíblica, seja no devocional inicial, seja no decorrer do culto ou durante a pregação. Por isso, precisamos pensar em um versículos para o culto de missões.

Tendo isso em mente, separamos aqui alguns versículos para que você possa trabalhar durante o culto de missões e que vão falar profundamente ao coração de todos! 

Ideias de versículos para culto de missões

Mateus 28.19

    Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

    Esse é o trecho mais utilizado da Bíblia para falar de missões, pois é uma ordem expressa do Senhor Jesus para a igreja, desde que foi instituída em Atos até a consumação dos séculos.

    Você pode trabalhar esse texto enfatizando o imperativo da obra missionária: a razão de ser e existir da igreja é a obra missionária.

    Também pode destacar que essas foram as últimas ordens de Jesus antes de sua Ascensão aos céus. E isso não foi à toa: as últimas ordens devem ser seguidas com zelo e prioridade. Portanto, vamos cumprir o Ide de Mateus 28.19.

    Romanos 10.14-15

    Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.

      Esse texto aborda a importância de se fazer missões para estabelecer um elo entre as pessoas que não conhecem o evangelho e a Palavra de Deus. 

      As pessoas só vão crer no Evangelho se elas ouvirem falar dessa boa notícia que é a salvação em Cristo Jesus.

      E essa função cabe a nós, que somos mensageiros do Senhor e representantes do Seu Reino Celestial na terra. Portanto, vidas sedentas dependem que levemos a mensagem até elas.

      Lucas 4.18-19

        O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor.

        Jesus é o maior missionário que existe. Ele veio justamente para buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19.10).

        A grande mensagem do cristianismo é justamente essa: Jesus veio ao mundo para reconciliar o homem com Deus.

        E Jesus vem para buscar e dar valor a aqueles que não são valorizados pela sociedade. Ele não faz acepção de pessoas. Todos somos carentes da graça de Deus e dependemos Dele. 

        O Evangelho é a Boa Notícia: Jesus veio para restaurar, curar, transformar a nossa vida por completo. Espalhe essa mensagem de esperança e amor de Deus.

        Atos 11.8

          Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês; e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra

          Esse é um dos versículos para culto de missões que eu mais uso. Ele traz algumas verdades muito fortes.

          Primeiro, que nós somos testemunhas do Senhor. Segundo, e não menos importante, é que somente o poder do Espírito Santo pode nos capacitar para sermos testemunhas eficazes do nome do Senhor. 

          Portanto, é preciso buscar ser cheio do Espírito para anunciar o Evangelho.

          E terceiro, que a pregação do Evangelho precisa ser feita em várias dimensões de localidade. Jerusalém representa a esfera de atuação da igreja local, sua própria comunidade.

          Mas é preciso pregar, além da sua própria cidade, no seu estado (Judéia), no seu país (Samaria) e também nas missões transculturais (os confins da terra).

          Ou seja, missões não é só para quem trabalha no transcultural. Todos somos missionários, e devemos cumprir o Ide do Senhor.

          Gênesis 12.3

            E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

            Deus inicia o Seu plano de salvação para o homem escolhendo um homem, Abraão. A partir desse homem, Ele vai estabelecer uma grande nação.

            Dessa nação, viria o Salvador do mundo: Jesus, humanamente falando, é da descendência de Abraão.

            Portanto, Deus tira Abraão da sua terra, da sua parentela e lhe dá uma nova identidade. Interessante que Deus promete muitos herdeiros a um homem idoso e cuja esposa era estéril. 

            Por sua fé em Deus, a promessa de Deus a Abraão não é só de ter uma descendência numerosa física, mas principalmente uma descendência espiritual.

            Por todos esses motivos, Abraão é considerado nosso pai na fé.

            Para que essa promessa continue se cumprindo e mais pessoas venham fazer parte dessa família da fé, precisamos pregar a Palavra do Senhor.

            João 3.16

            Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

            Esse é considerado o texto áureo da Bíblia, não só porque é um dos mais conhecidos, mas também porque resume bem o que é o plano de salvação de Deus para o homem.

            O amor de Deus é isso: um amor sacrificial, incondicional, imensurável, universal e que se reflete em graça e salvação.

            Deus entregou o Seu Filho para que todo aquele que crê alcance a salvação. Não existe amor maior do que esse.

            Não existem palavras para expressar o tamanho e a profundidade desse amor. Que possamos levar esse amor a todas as pessoas.

            Isaías 6.8

              Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: ‘Quem enviarei? Quem irá por nós?’ E eu respondi: ‘Eis-me aqui. Envia-me!’

              Isaías é o profeta messiânico por excelência. Ninguém no Antigo Testamento falou ou teve mais visões sobre a vinda do Messias como esse profeta.

              Esse trecho nos revela a vocação e o chamado de Isaías. O Senhor aparece a ele e faz este questionamento: Quem há de ir por nós? Ao que Isaías se prontifica: “Eis me aqui, me envia.”

              Portanto, Deus está nos chamando para a Sua gloriosa obra. Cabe a nós aceitar esse desafio com alegria e entusiasmo, e ir anunciar a Palavra do Senhor.

              Romanos 1.16

              Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

              Não há como falar em missões sem falar de Paulo. Ele foi o maior missionário que já existiu. Durante sua jornada, ele passou por todo tipo de dificuldade e humilhação que se possa imaginar.

              Entretanto, ele faz questão de afirmar que nada disso o fazia se envorgonhar do Evangelho e da sua pregação, pois sabia o poder transformador da Palavra de Deus.

              Que nos inspirar nesse versículo e nos motivar a pregar a Palavra de Deus, não com temor ou timidez, mas com toda intrepidez e ânimo.

              I Coríntios 9.16

              Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!

              Mais uma vez, o apóstolo Paulo nos fala do seu zelo e diligência em pregar o Evangelho de Cristo. Ele nos ensina a pregar, não para termos motivos para nos gabar, mas por uma necessidade do nosso coração.]

              Que possmamos carregar essa necessidade em nós e pregar a Palavra com toda determinação.

              João 20.20,21

              Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.

              Mais uma vez, o próprio Jesus nos lembra a Grande Comissão que foi dada a todos nós como sua igreja. Veja que grande responsabilidade!

              Jesus nos deu a missão de continuar Sua obra na terra. Somos seus ministros e embaixadores. Devemos levas Seu nome a todas as nações.

              Esses foram os versículos que escolhemos como sugestão. Espero que sirvam para te inspirar a continuar fazendo a obra de Deus e motivando as pessoas ao seu redor.

              Existem muitos outros versículos que podem ser usados para culto de missões. Fique à vontade para deixar a sua sugestão nos comentários também.

              Temos também alguns outros artigos que podem te ajudar na missão evangelística e do serviço do Reino, como:

              Espero que este e os outros artigos possam edificar a sua vida. Um forte abraço! Que Deus abençoe!

              1 comentário em “10 Versículos para Culto de Missões ”

              Deixe um comentário