Vivendo o Novo de Deus: 4 Passos para Sair da Zona de Conforto e Viver o Propósito de Deus

Aprenda como as Palavras de Deus para Abraão o fizeram sair do lugar comum para viver algo extraordinário com Deus

Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.
“Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

Gênesis 12:1-3 (NVI)

Você está vivendo o novo de Deus?

Você está satisfeito com sua vida atual? Está feliz com os rumos que ela tem tomado? Se chegou até esse post, é provável que esteja buscando dar uma guinada em alguma área, seja ela espiritual, financeira, profissional, ministerial, acadêmica… Não sei. Mas o que eu posso te afirmar com certeza é que Deus tem o melhor para sua vida.

Mas, para viver todas as bênçãos de Deus, experimentar a novidade que Ele tem para as nossas vidas, precisamos aprender a ouvir e obedecer a todas as ordens que o Senhor nos dá. Só então estaremos no caminho certo para alcançar o novo de Deus para nós.

Ao ler esta passagem sobre a vida de Abraão, fiquei muito impactado com as ordens que o Senhor deu a ele para que pudesse alcançar as promessas e projetos de Deus. Deus também tem grandes projetos para sua vida. Mas é necessário que você esteja atento e faça tudo conforme a vontade de Deus.

Vamos juntos mergulhar um pouco mais profundo nestes três pequenos versículos? Pegue seu café, se assente confortavelmente e nos acompanhe nessa jornada rumo ao novo de Deus

Abraão viveu o novo de Deus

Você certamente já leu ou ao menos conhece um pouco da história de Abraão. Ele é chamado de Pai da Fé, Pai de Multidões e Amigo de Deus, dentre outros títulos impactantes. 

Entretanto, para que sua história poderosa com Deus fosse escrita, ele teve que viver uma mudança radical em sua rota. Ele teve que se dispor a viver o novo de Deus.

Veremos, ao longo dos próximos tópicos, o que Deus fez na vida de Abraão e que lições podemos aprender com Ele para, enfim, vivermos a plenitude das bênçãos de Deus em nossas vidas.

“Sai de tua terra, da tua parentela e da casa de teus pais…”

Todos nós queremos viver o novo de Deus, não é verdade? Queremos desfrutar de tudo aquilo que Ele tem para nós. 

Entretanto, se queremos mesmo viver essa novidade, essa coisa nova, precisamos abrir mão do passado. Precisamos, muitas vezes, mudar até mesmo de ambiente – como foi com Abraão.

E essa é a nossa primeira grande dificuldade. Queremos viver o novo sem abrir mão do velho. Não queremos grandes mudanças nas nossas vidas. Mas precisamos aprender que, se queremos chegar onde Deus quer nos levar, precisamos sair no nosso lugar comum.

Por que Abraão precisava sair do seu lugar?

Abraão (que ainda se chamava Abrão – mas usaremos Abraão mesmo para facilitar) vivia em Ur dos Caldeus. Ur foi uma das primeiras cidades a surgir na face da terra. Era um centro comercial importante na Mesopotâmia e em todo o Oriente. Certamente, sua família era importante e influente na cidade.

Tudo isso nos indica que Abraão tinha uma vida confortável e tranquila naquela cidade. Comparando com os dias de hoje, era como se ele vivesse em uma grande metrópole. 

Aparentemente, era o lugar perfeito para se viver os planos de Deus, não é verdade? Entretanto, Ur não era o lugar da promessa de Deus para Abraão.

É preciso lembrar que Ur era uma cidade idólatra, cheia de pessoas que não temiam a Deus, e isso incluía a própria parentela de Abraão.

O que Abraão tinha em Ur?

  • Conforto
  • Proximidade da família 
  • Possibilidades de comércio e enriquecimento

O que Deus tinha para Abraão

  • Uma terra nova
  • A promessa de uma descendência poderosa
  • A promessa de abençoar todas as nações da terra através dele
  • Uma vida de total dependência do Deus Todo-poderoso 

Abraão só iria viver essa vida de dependência e obediência total a Deus em outro lugar, que não era em Ur. Era um lugar que já estava na mente do Senhor.

Mudando de ambiente para viver o novo

Ur certamente era uma zona de conforto para Abraão. E existem áreas da nossa vida em que Deus quer nos tirar dessa zona de conforto.

É curiosa a forma como Deus fala a Abraão:

  • Sai da tua terra: Mais geral, mudança geográfica.
  • Sai da tua parentela: Mais específica, mudança de costumes e de círculo de pessoas próximas.
  • Sai da casa de teus pais: Essa sim bem mais específica. Envolvia cortar os laços com pessoas da sua própria família. Abraão poderia pensar em sair de Ur e levar muitas pessoas de sua família. Isso o levaria a ter seu coração de novo em Ur. Talvez ele saísse de Ur, mas Ur não saísse dele. A mudança que Deus tinha era completa, não comportava mais o passado.

Deus quer que você rompa com o passado para viver o novo.

Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Não. Vinho novo deve ser posto em odres novos. E ninguém quer vinho novo depois de beber vinho velho, pois diz: “O vinho velho é melhor”

Lucas 5. 37-39

Primeiro, Deus nos chama a sair desse mundo de pecado e idolatria em que as pessoas estão vivendo hoje. Deus tem uma vida de santidade e salvação para nós. Somos novas criaturas em Deus, e essa é a melhor notícia que podemos receber (II Coríntios 5.17).

Mas ele também nos dá a oportunidade de sair do lugar comum em outras áreas da nossa vida, como:

  • No trabalho, quando recebemos uma oportunidade nova e desafiadora;
  • Nos relacionamentos, quando decidimos nos casar e constituir uma família;
  • No ministério, quando aceitamos viver o chamado de Deus;
  • Na sociedade, quando decidimos fazer o que é certo e não o que é mais fácil e desonesto.

E porque é tão doloroso mudar de ambiente e sair da zona de conforto? Justamente porque envolve deixar coisas para trás. Você precisa, muitas vezes:

  • Deixar antigas amizades
  • Deixar velhos hábitos
  • Deixar de frequentar certos lugares
  • Deixar até sonhos antigos

Isso não é nada fácil. Mas é necessário. Abraão deve ter sofrido inúmeras críticas, certamente foi chamado de louco por todas as pessoas da cidade.

Mas ele partiu em direção ao desconhecido e decidiu viver a vida nova que Deus tinha para ele.

“Vá para a terra que eu te mostrarei…”

Você deixaria sua estabilidade, seu conforto, suas certezas, para ir rumo a algo totalmente desconhecido? Ou sairia para uma viagem sem saber exatamente para onde ir o o que esperar? Pois bem, foi exatamente isso que Deus propôs para Abraão.

Não bastava apenas sair daquela terra. Era preciso ir para onde Deus o havia mandado. Entretanto, Deus não havia dito que lugar era esse. Em outras palavras, era para Abraão deixar tudo e partir com sua esposa Sara e partisse sem um roteiro conhecido por eles.

Sim, Abraão não sabia para onde ir. Mas ele confiou na Palavra daquele que sabia de todas as coisas. Ele confiou nos propósitos e nos planos do Senhor. Abraão creu no Senhor (Romanos 4.3).

Haverá momentos em que você não saberá para onde Deus está te mandando, mas continue caminhando com Ele. Certamente, Ele vai te direcionar. Deus sabe para onde está te levando.

Nós não sabemos o fim da história, não sabemos como será a caminhada. Mas sabemos que Deus estará conosco e nos orientará na trajetória. E Ele sabe o fim da história.

A vida com Deus é uma vida de revelação progressiva (Oséias 6.3). Deus vai se revelando a nós em meio à caminhada.

Para isso, é necessário caminharmos com Ele e seguirmos todas as direções que Ele vai nos revelar. 

Isso também não é fácil. Os caminhos de Deus são muitas vezes mais difíceis para nós. Mas com certeza eles são os melhores (Isaías 55.8-9). E o lugar onde Deus quer nos fazer chegar é muito melhor do que o que nós conseguimos imaginar.

Não perca o foco nessa sua jornada. Procure fazer tudo exatamente como a Palavra te manda (Josué 1.8). Caminhe com Deus, caminhe para viver o novo de Deus.

“E farei de ti uma grande nação, e te abençoarei…”

Viver na dependência de Deus não é fácil. É preciso ter muita coragem e fé para deixarmos de fazer o que queremos e fazer o que Ele quer. Ainda mais em um tempo no qual as pessoas prezam muito por independência e liberdade. Queremos fazer as nossas vontades, sem ter que dar satisfações a ninguém.

Além disso, queremos tomar as rédeas da nossa história e fazer tudo do nosso jeito e no nosso tempo. E queremos ter o prazer de dizer que conquistamos tudo com nosso esforço e suor. Esse é outro aspecto da falta de dependência: não queremos esperar pelo agir de ninguém. Mas não era isso que Deus tinha para Abraão.

Deus não disse que Abraão se tornaria uma grande nação, ou que Abraão preencheria todos os requisitos e alcançaria esse posto. Deus diz: Eu farei de você uma grande nação. E isso é muito diferente.

Quantas e quantas vezes queremos fazer as coisas da nossa forma e alcançar os méritos por isso. Mas, para viver o novo de Deus, é preciso que Deus faça algo em nós. É Ele quem opera em nós (Filipenses 2.13).

Muitas vezes, os planos de Deus parecem não fazer sentido para nós. Às vezes, passa pela nossa cabeça que nós poderíamos fazer algo diferente ou que sabemos o que é melhor para nossa vida. Como Deus poderia chamar alguém com 75 anos, com uma esposa da mesma idade, e lhe prometer uma grande geração? Como Abraão poderia pensar em filhos em uma época que já deveria ter netos ou bisnetos?

Eu não sei quais sonhos Deus colocou no seu coração, ou que promessas e propósitos Ele tem pra você. Mas eu sei que, muitos deles, não fazem o menor sentido para muitas pessoas.

Existem promessas que Deus me fez que eu não consigo imaginar como elas poderiam se cumprir. Muitas parecem até loucura.

Faz parte, o novo de Deus é um lugar que você não conhece, talvez nem imagina como será. Mas Ele é poderoso para nos levar até lá. E quando chegarmos lá, certamente seremos abençoados e plenos. 

Deixe Deus trabalhar em sua vida. Isso não quer dizer que você deva ficar parado e não fazer nada. Mas sim que você confiará no agir de Deus e buscará a Sua vontade acima de tudo. Afinal, a vontade dele é boa, perfeita e agradável (Romanos 12.2).

“E tu serás uma bênção”

Talvez você esteja pensando que, ao chegar no lugar da bênção e alcançar as promessas, tudo estará acabado. Teremos as bênção só para nós e pronto. Mas não é isso que Deus quer. Quando alcançarmos o novo de Deus, nós também impactaremos outras vidas com essa novidade.

Sabe aquele emprego novo que Deus te deu? Vai servir para você levar a Palavra de Deus e o exemplo cristão até aquele lugar. Suas finanças estão em outro patamar? É hora de cooperar mais com trabalhos missionários e sociais. E na vida espiritual nem se fala. Cada dom, talento, renovo que Deus te deu precisa ser útil para abençoar outras vidas.

Portanto, busque as bênçãos; receba as bênçãos; seja uma bênção.

Viva o novo de Deus

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.

Isaías 43:18,19

Muitos querem chegar ao lugar do novo de Deus, mas não querem se desprender do passado. Outros, até deixam por um tempo, mas não conseguem viver todo o processo para chegar até lá. E outros, quando chegam lá, se esquecem de Deus e que Ele fez. Acabam perdendo tudo o que Deus lhe deu.

Mas tenha paciência. Fique firme. Deus está fazendo coisas novas em sua vida todos os dias. E Ele te dará forças para viver esse novo.

Deixa o passado para trás. Esqueça-o. Caminhe para o centro da vontade de Deus e chegue ao lugar onde Deus quer que você esteja.

Obrigado por ler esse devocional de hoje. Deixe seus comentários e fique à vontade para ler nossos outros posts e também escrever para nós. Será uma honra falar com você. Um forte abraço e que Deus nos abençoe.

Deixe um comentário