Cante as Escrituras: 10 Louvores Inspirados em Passagens Bíblicas para Ouvir e Adorar!

Uma lista de louvores lindíssimos que cantam passagens inteiras da Bíblia e vão te fazer ter ainda mais anseio pela Palavra do Senhor


A Bíblia, além de ser o Livro de Deus, que revela Sua vontade a nós e nos leva ao caminho da Salvação, possui passagens lindíssimas e extremamente poéticas. E isso tem sido muito bem explorado em muitas canções contemporâneas.

Nest post, eu separei algumas canções que eu amo e que com certeza irão tocar o seu coração também. Já deixei também o link para que você possa escutar pela primeira vez (se não conhecia) ou escutar de novo.

Afinal, o louvor bíblico tem duas grandes funções:

  • Adorar a Deus, exaltando Sua grandeza
  • Proclamar sua Palavra

Sim, o louvor tem a função de transmitir mensagens bíblicas, para que outras pessoas possam conhecer as grandezas de Deus e também para nos fazer lembrar das Palavras de Deus. Você com certeza tem mais facilidade para se lembrar de letras de canções do que de textos apenas escritos.

Por isso, escolhi essas 10 canções para que você também cante as Escrituras. Deixei o texto da passagem para que você leia e se aprofunde ainda mais. Confira abaixo:

Qual estilo de louvor você escuta mais?

Deus Meu – Heloísa Rosa

Já adianto que não vai ser a primeira vez que você vai ver o nome da Heloísa Rosa nesta lista. Ela possui várias músicas que citam textos ou passagens bíblicas diretamente, e essa é uma das que citam um capítulo quase inteiro. Essa canção é uma versão cantada do Salmo 43, especificamente dos versículos 3, 4 e 5. Veja:

Colossenses 1 – Projeto Sola

Também não vai ser a primeira vez que você verá essa maravilhosa banda nesta lista. O Projeto Sola possui um repertório muito cristocêntrico, além de uma musicalidade muito marcante. Ou seja, combinam letras bíblicas, melodias e harmonias de forma magistral.

Essa canção específica traz citações da Carta de Paulo aos Colossenses, mais precisamente do Capítulo 1. Paulo fala sobre a supremacia de Cristo, que está acima de todas as coisas e é para quem todas elas foram criadas.

Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,
pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.
Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.
Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,

Colossenses 1:15-20

Sonda-me – PC Baruk

Em 2019, PC Baruk gravou esse lindo DVD chamado Piano, Voz, Amigos e Pertences. Em um tom bem intimista e nostálgico, ele imprime sua interpretação a vários clássicos e conta com várias participações especiais. Desse álbum, eu separei essa canção que, originalmente, era cantada pela Aline Barros.

Sonda-me é inspirada no Salmo 139, que é um dos meus salmos favoritos, e fala sobre a capacidade que só Deus possui de sondar o nosso coração e conhecer tudo ao nosso respeito.

SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.

Salmos 139:1-5

E mais à frente, o salmista pede para que Deus, que conhece todos os pensamentos e suas palavras – antes mesmo de falar, use este poder para tirar do seu coração todo caminho mau e guiá-lo pelo caminho de Deus.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Salmos 139:23-24

Isaías 53 – Projeto Sola

Isaías foi o profeta mais messiânico que existiu no Antigo Testamento. Ele é o que mais oferece detalhes sobre como seria o Messias tão aguardado. Isaías 53 é talvez a passagem mais famosa desse livro maravilhoso e tão poético.

Ao contrário do que muitos esperavam, Jesus não veio montado em um cavalo branco e cheio de riquezas. Veio humilde e Servo de todos, um Messias sofredor. Mas foi através do Seu sofrimento que nós temos vida e salvação. Aleluia!

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados

Isaías 53:3-5

O Espírito do Senhor – Eli Soares

Por falar em Isaías, eu não me canso de falar o quanto esse livro é poético e cheio de passagens tocantes. A Bíblia também tem uma riqueza literária incrível. Esse louvor é originalmente composto e gravado pelo Kleber Lucas, mas eu amo essa versão do Eli Soares – que manteve a essência da música e incrementou com sua interpretação fantástica.

A passagem destacada é Isaías 61, que mais uma vez fala sobre o Messias que havia de vir. Ele seria o Ungido de Deus, que anunciaria a libertação aos cativos e oprimidos e proclamaria o ano aceitável da salavação do Senhor.

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.

Isaías 61:1-3

Se Andarmos na Luz – Heloísa Rosa

Mais uma da Heloísa Rosa. Essa música faz referência a passagem de I João 1. 8-10. Nela, o apóstolo João fala sobre a importância de confessarmos os nossos pecados e andarmos na luz, pois Deus é a Luz e nele não há trevas.

Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.
Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.

1 João 1:5-8

Salmo 121 – Coral Resgate

Quem não conhece o Salmo 121? Até quem nunca leu o conhece e muitos até o emolduram na sua parede em forma de quadro. 

E esse Salmo cantado pelas lindas vozes do Coral Resgate nos traz uma paz e uma segurança que só quem está formado no Senhor consegue entender.

Ouça este lindo hino e seja tocado pela Palavra do Senhor.

Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.
É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.
O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

Salmos 121:1-8

Salmo 90 – Diante do Trono

Essa canção é talvez a mais desconhecida dessa lista. Mas reproduz um Salmo maravilhoso que revela alguns atributos de Deus, em especial a Sua Eternidade, em contraste com a transitoriedade do homem: o Salmo 90.

Você já conhecia esse poderoso Salmo? E esse lindo louvor do Diante do Trono? Então escute esse hino e cante as grandezas do Senhor!

Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.
Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens.
Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce.

Salmos 90:2-5

Jesus é o Caminho – Heloísa Rosa

Esse é talvez o hino mais conhecido dessa lista. Ele é uma cópia de uma das passagens mais conhecidas de João, a saber João 14. Eu consegui decorar toda essa passagem por causa dessa canção! 

Nesse trecho bíblico, Jesus anima os seus discípulos antes da Sua morte na cruz e reafirma várias verdades. Que você também possa se fortalecer e se animar com as Palavras do Senhor cantadas através deste lindo louvor!

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

João 14:1-6

A Ele a Glória – Diante do Trono 

Essa canção disputa com a anterior o posto de mais conhecida da lista. Mas, tomando por base as visualizações do YouTube, “Jesus é o Caminho” me parece ter mais visualizações.

Independentemente disso, este é um louvor que marcou e marca gerações. Eu sinceramente creio que, se cantarmos algum hino terrestre no céu, esse certamente será um deles. 

Essa canção marcante é inspirada, como várias outras canções, na passagem de Romanos 16.25-27. Essa é uma das doxologias de Paulo.

Essa canção tem diversas versões e cantores, mas a mais conhecida é mesmo a versão do Diante do Trono


Gostou da nossa lista? Se tiver mais alguma sugestão, não hesite em escrever para nós. Quem sabe não fazemos uma parte 2!… Obrigado por ler este post e fique à vontade para compartilhar, curtir e comentar. Que Deus abençoe a sua vida!

Deixe um comentário