Todos os dias, recebo mensagens ou converso com pessoas que entendem o que é e a importância de se fazer o devocional, mas que têm a vida tão corrida que não conseguem ter esse precioso tempo. Como fazer devocional, se não consigo encontrar tempo? É o que elas me perguntam.
Honestamente, eu gostaria de ter uma fórmula mágica para isso, mas não há como ter tempo de qualidade com Deus sem ter, obviamente, um tempo separado e específico para isso.
Porém, posso te dizer que passo pelo dilema da falta de tempo todos os dias, e felizmente tenho conseguido vencer esse desafio e levar minha vida com Deus a um novo patamar.
Por isso, quero compartilhar alguns princípios e práticas que tenho usado para conseguir encontrar tempo para fazer o meu devocional diário e espero que possam te ajudar também.
Aprenda a fazer a gestão do tempo
O tempo é algo que não pode ser criado, nem comprado. Isso tem um lado bom, porque é muito democrático. Você e eu temos as mesmas 24 horas por dia que têm os trilhardários Elon Musk e Jeff Bezos, por exemplo. Por outro lado, nos deixa com a difícil missão de ter que administrar esse tempo escasso e escolher o que fazer dele.
Portanto, se o tempo não pode ser aumentado, criado, comprado, só nos resta fazer uma coisa: administrá-lo. Aliás, a Bíblia é muito clara sobre isso. Paulo, por exemplo, nos adverte a remir o tempo, pois os dias são maus (Efésios 5.15-16).
A palavra remir, nesse contexto, significa cuidar do tempo, aproveitá-lo da melhor maneira possível.
Nós não podemos criar mais tempo, mas podemos escolher o que fazer com esse pouco tempo que temos. Isso é gerir o tempo.
Uma boa gestão do tempo envolve:
- saber quanto tempo eu tenho eu tenho
- programar o que fazer nesse tempo
- cumprir aquilo que está estabelecido
Crie um cronograma com o planejamento daquilo que você quer fazer. Coloque, claro, o seu tempo com Deus nele. Separe um momento específico para o devocional, e busque cumprir com o seu planejamento.
Encontrando tempo
Não é possível criar tempo, mas é preciso achá-lo. O primeiro passo para encontrar tempo para o seu devocional é mapear o que você faz durante todo o dia e encontrar – ou criar – algum espaço.
Liste tudo o que você faz, e o horário que faz. Assim, você vai ter uma ideia geral do que está fazendo.
Depois, procure encaixar algum horário para fazer o devocional. O ideal é que seja pela manhã (e vou explicar mais a frente o porquê).
Muitas pessoas falham em achar que precisam de muito tempo para destravar sua vida devocional. Mas a verdade é que você pode – e deve – começar mesmo com pouco tempo.
Como fazer devocional diário com pouco tempo? Simplesmente, ache 15 minutos na sua rotina e comece!
O principal erro de gestão do tempo
O principal erro que eu cometi, muitas vezes, na gestão do tempo, era de querer me planejar no começo do dia, ou mesmo não planejar nada.
Precisamos criar um
A vida é cheia de correria e imprevistos. O carro quebra, a luz acaba, o filho fica doente… Enfim, não temos como saber se vamos conseguir cumprir tudo o que planejamos.
Entretanto, precisamos ter uma meta para seguir. Já diz o ditado: pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. A chance de nos distrairmos é muito maior quando não estamos com nada importante em mente para fazer.
Portanto, o ideal é que você já tenha o planejamento com bastante antecedência. No final de semana, você já pode aproveitar para planejar o que vai fazer durante toda a semana.
Você não vai conseguir cumprir tudo. Ninguém consegue. Mas é uma meta a ser buscada. Um caminho a seguir.
Priorize o seu tempo com Deus
Vamos ser bem sinceros: o grande problema não é falta de tempo, mas sim falta de prioridade.
A maioria das pessoas não gosta de acordar cedo. Mas a grande maioria das pessoas acorda às 5h da para o trabalho, muitas até sem precisar de despertador.
Elas só fazem isso por uma questão de prioridade: o trabalho é mais importante do que o sono, naquele momento.
O mesmo raciocínio precisa valer para a nossa vida espiritual. Como fazer devocional é algo que nos aproxima de Deus, e nós priorizamos o nosso relacionamento com Ele, nós vamos precisar priorizar nosso momento com Deus.
Faça acontecer
Só existe uma maneira de começar um hábito novo: começando. Se você não tem o hábito do devocional, precisa começar o quanto antes.
Não importa se são 10, 15 minutos. O mais importante não é o tempo, é a constância.
Deus se agrada de pessoas constantes. Quantas pessoas eu conheci nessa minha caminhada cristã que começavam novos projetos com toda empolgação, e essa empolgação durava até a primeira frustração…
Seja constante no seu propósito! Comece e não pare. Vá aumentando o tempo gradativamente e comece a ver como está crescendo espiritualmente.
Se falhar um dia, não deixe esse dia virar uma semana, uma quinzena… volte a orar e buscar a Deus imediatamente!
Aprenda a dizer NÃO
A questão da prioridade, infelizmente, exige a capacidade de dizer não. Se queremos fazer algo, precisamos também deixar de fazer outra coisa.
A vida cristã é uma vida de renúncias. Fazer devocional diário é um desses momentos que envolve renúncia.
É preciso dizer não para o comodismo, para o cansaço e para as distrações para conseguir aproveitar o tempo na presença de Deus.
O perigo das distrações
Não há dúvidas de que somos a geração mais distraída que existe. Basta ver a quanto de streaming, redes sociais, todo o tipo de entretenimento que temos hoje em dia.
Se você fez o desafio de anotar sua rotina diária e não encontrou pelo menos 2h reservadas ao entretenimento, parabéns! Você é uma exceção.
Não é pecado tirarmos tempo para o entretenimento, o lazer, o descanso. O problema é quando isso nos tira do foco. Por isso, se torna uma distração. Coisas que nos fazem perder de vista aquilo que mais importa: nossa vida com Deus.
Qualquer coisa que nos faz parar de buscar a Deus é uma distração, e precisa ser eliminada.
Conclusão
O tempo é um ativo valiosíssimo. Por isso, muitas pessoas dizem que tempo é dinheiro.
Assim como o dinheiro, ou qualquer outro ativo, ele precisa ser bem empregado. Precisamos investir o nosso tempo.
O tempo com Deus não é gasto, é investimento. Assim como um dos grandes segredos da prosperidade financeira é investir bem o dinheiro, a vida espiritual depende também de como investimos nosso tempo.
Minha oração é para que Deus desperte em nós esse senso de importância da prática das disciplinas espirituais através do devocional.
Um forte abraço, e conte conosco nessa caminhada!