Esboço de pregação sobre Jó: 7 lições sobre a provação e a paciência de Jó 

Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:

Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

Jó 42.1-2

A história de Jó é uma das mais conhecidas da Bíblia. No entanto, suas lições parecem não ser tão compreendidas por nós hoje em dia.

Neste esboço de pregação sobre Jó, vamos tentar descobrir lições valiosas sobre a vida de Jó e como ele venceu a sua provação e glorificou a Deus.

Um pouco da história de Jó 

O livro de Jó, que narra a história desse personagem bíblico, é considerado o mais antigo da Bíblia. Sim, ele foi escrito antes mesmo do Gênesis.

Jó era um homem muito rico e bem-sucedido do Oriente. Mais precisamente, vivia na terra de Uz (provavelmente onde hoje fica a Jordânia).

A Bíblia nos traz uma dimensão do patrimônio de Jó: eram milhares de animais e muitos servos e servas (essa era a forma de se medir a riqueza de alguém). Tinha uma família numerosa e bem-sucedida. Era conhecido e respeitado por todos.

Mas essa não eram as qualidades que mais chamavam a atenção sobre a vida de Jó. A Bíblia faz questão de enaltecer aquilo que mais chamava a atenção de Deus.

Leia também: O que Deus quer de mim

As qualidades de Jó 

A Bíblia diz, muito claramente, que Jó tinha uma vida irrepreensível diante de Deus. Jó tinha várias qualidades diante de Deus (Jó 1.2):

  • Era íntegro. Ou seja, uma pessoa que não fingia. Era honesto e sincero.
  • Era reto. Suas atitudes eram corretas com Deus e com as pessoas.
  • Era temente a Deus. Temer a Deus não é ter medo, e sim andar nos caminhos do Senhor.
  • E desviava-se do mal. Sim, por mais corretos que sejamos, o mal vem ao nosso encontro e precisamos fugir da aparência dele.

E mais: era alguém que o próprio Deus dá testemunho dele. Deus reconheceu a fidelidade e a sinceridade de Jó e reconhece também as nossas atitudes para com Ele.

Busque ser fiel a Deus em todos os detalhes, pois Ele te vê e te conhece melhor do que você mesmo.

A provação de Jó 

Entretanto, toda a vida feliz e plena de Jó se desmorona diante dos seus olhos. É até difícil fazer uma lista, porque é uma tragédia atrás da outra:

  • Seus 10 filhos morrem no mesmo dia em um trágico desabamento 
  • Ele perde todos os seus bens e servos
  • Fica terrivelmente doente, com sua pele coberta por dolorosas chagas 

Para completar a tragédia, sua mulher lhe diz para amaldiçoar a Deus e morrer. 

Ah, mas os seus melhores amigos vieram lhe visitar… pois bem, até os seus amigos começam a acusá-lo.

Enfim, toda a vida de Jó para ter se destruído diante dele. Mas por quê isso?

Estamos em uma grande guerra espiritual 

Toda essa situação na vida de Jó tem origem em um conflito entre o bem e o mal, entre Deus e Satanás. Satanás vai até às regiões celestiais, a fim de acusar as pessoas diante do Senhor.

No entanto, Deus fala sobre a fidelidade de Jó. O adversário retruca, afirmando que Jó só servia a Deus por conta das bênçãos que o Senhor derramava.

Então Deus permite que Satanás tire tudo de Jó.

Tudo isso nos faz perceber que estamos todos em uma grande batalha espiritual, onde o grande objetivo do maligno é nos afastar de Deus, nos virarmos contra Ele.

Satanás queria provar para Deus que Jó se voltaria contra o Seu Criador. E é isso que ele faz contra cada um de nós. Ele é o grande acusador.

Precisamos conhecer essa realidade e saber que, muitas vezes, seremos atacados nessa guerra.  Na verdade, independentemente de acreditar ou não, de querer ou não, cada um de nós já está envolvido nessa guerra.

E só existem dois lados: o lado do bem e o lado do mal. E essa é a maior batalha que existe, pois é a luta pela nossa alma.

Portanto, não desprezemos a realidade dessa batalha e do perigo do nosso adversário, pois ele fará de tudo para nos tirar do caminho do Senhor.

Deus sabe quem nós somos

Embora o inimigo acusasse a Jó, Deus o defendeu e deu testemunho do seu servo.

Deus travou uma batalha contra o inimigo para mostrar que Jó era um servo fiel. Na verdade, Deus estava mostrando também ao próprio Jó.

Deus não entra em uma batalha para perder. Ele já sabia quem era Jó e conhecia a sinceridade do coração dele.

Assim também, Deus sabe quem nós somos. As pessoas podem ter as mais variadas opiniões e impressões sobre você.

Mas só existe uma opinião que realmente importa: a opinião de Deus! Busque andar com Deus e fazer a Sua vontade.

O Senhor conhece os que são seus. E no tempo certo Ele vai mudar a sua sorte!

Coisas ruins também acontecem com pessoas fiéis a Deus

Embora muitas pessoas não acreditem nisso, pessoas fiéis a Deus também passam por dificuldades e aflições. O próprio Jesus advertiu que, no mundo, teremos aflições.

O caso de Jó é ainda mais emblemático, porque ele sofreu tudo o que sofreu não apenas apesar de ser justo, mas porque era um homem justo

O inimigo jamais teria mexido com Jó se a fidelidade desse homem de Deus não chamasse tanta atenção.

Portanto, temos que ter em mente que, por mais abençoada que seja a nossa vida, nós inevitavelmente passaremos por tribulações, e pelos mais variados motivos.

Isso não quer dizer que Deus não nos ame ou que Ele perdeu o controle. Mas que muitas coisas podem acontecer e muitas delas são até necessárias, como foi a prova de Jó.

O que Deus nos garante é que nós nunca estaremos sozinhos. Mesmo em silêncio, Deus sempre estará trabalhando em nosso favor, nos sustentando e nos dando forças para vencer.

Jó perdeu tudo, menos a fé 

Jó perdeu praticamente tudo o que um ser humano pode perder. Seus filhos se foram, seus bens se dissiparam, sua saúde se acabou. Até a esposa se voltou contra ele.

E tudo isso aconteceu debaixo da permissão de Deus. Deus deixou que o inimigo roubasse tudo de Jó, que poderia ser tirado.

Porém, existia uma coisa que ninguém poderia tirar de Jó, nem mesmo os mais astutos ardis do nosso adversário: a sua fé em Deus.

Jó permaneceu fiel a Deus. Embora em meio a tantos questionamentos e queixas, ele sabia que o seu redentor vive e que por sua causa ainda haveria de se levantar.

Não sei o que aconteceu na sua vida, o que você perdeu, o que já tentaram te roubar. Mas a sua fé, o seu amor a Deus, a sua fidelidade, o seu temor, ninguém pode te roubar. 

E ninguém pode te roubar também das mãos do Senhor. Continue sendo fiel a Deus e você verá o agir extraordinário Dele em sua vida.

Não compreendemos os planos de Deus 

Os amigos de Jó são uma parte muito importante da sua história. Creio que 90% do livro, ou perto disso, seja o diálogo entre Jó e seus amigos.

Os amigos vieram visitar Jó e chorar com ele. Poderiam ficar só assim, seria excelente. Mas ao invés disso, buscaram incessantemente justificativas para o estado de Jó.

Os amigos de Jó representam todas as tentativas humanas de buscar explicações para aquilo que é inexplicável: os planos e desígnios do coração de Deus.

O ser humano possui um desejo insaciável de compreender e explicar todas as coisas. Entretanto, a mente do Senhor é muito mais elevada do que a nossa, e não podemos compreender tudo o que Deus faz.

Deus trabalha no Seu tempo, à Sua própria maneira, e tem propósitos em tudo o que Ele faz.

O sofrimento de Jó tinha um propósito muito maior, que nem Jó, nem os seus amigos poderiam compreender.

Mesmo sem entender os desígnios de Deus, faça como Jó. Continue confiando que Deus sempre tem algo melhor. 

Deus é bom o tempo todo e todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Ele. Continue crendo e confiando nessa verdade!

Deus não erra nas suas escolhas e não perde o controle

Deus tem diversos atributos que O fazem ser quem Ele é. Poderíamos destacar vários deles nesse esboço de pregação sobre Jó, mas duas delas me chamam mais a atenção:

  • A soberania de Deus; e
  • O onisciência e sabedoria de Deus

Sabemos que Deus é soberano. Isso significa, em outras palavras, que tudo está debaixo do seu controle.

É difícil dizermos isso para quem está passando por uma prova. Como assim? Meu casamento está desmoronando, meu negócio está falindo, minha saúde não vai bem, e Deus ainda está no controle?

Sim, por mais que a nossa luta esteja grande, Deus não perdeu e jamais perderá o controle da situação.

Além disso, tudo que passamos é permissão de Deus.

Deus não permite apenas coisas boas nas nossas vidas, mas também permite situações difíceis e desagradáveis.

No entanto, Deus não permite que sejamos provados além das nossas forças. Ele já sabe que venceremos as provas.

Quando Deus permite uma prova, com um propósito para nossas vidas, Ele já sabe como sairemos dela.

Deus só permitiu a provação de Jó porque já sabia que ele a venceria. 

Então, se Deus já sabia que Jó era fiel, porque Jó teria que provar ainda a sua fé? Porque Deus sabia, mas Jó ainda não sabia.

Parece difícil compreender isso, mas muitas vezes Deus nos permite passar por situações para que saibamos até onde vai a nossa fé e a nossa confiança nEle.

Ele quer nos levar a níveis mais profundos da nossa fé e confiança. Isso nos leva ao próximo tópico deste esboço de pregação sobre Jó, e talvez o mais importante:

Deus tem um propósito no nosso sofrimento 

É isso mesmo que você acabou de ler: quando Deus nos prova, Ele não nos prova à toa. Ele tem um propósito na nossa dor.

É importante dizer que nem todas as lutas que passamos são provas da parte de Deus.

Existem muitas situações difíceis que passamos por conta de decisões erradas, pecados ou até mesmo situações normais da vida.

Mas mesmo essas dores e dificuldades podem ser usadas por Deus para que possamos aprender e nos achegar a Ele.

A prova de Jó tinha um propósito específico: glorificar a Deus e fazer Jó conhecê-lo mais de perto.

Sim, por mais que Jó fosse um homem fiel e temente a Deus, ele ainda não conhecia o Senhor. Não ainda no nível de profundidade em que Deus queria levá-lo.

No final da sua prova, Jó vai dizer muito claramente que entendeu o propósito da sua prova: “Antes, eu te conhecia de ouvir falar… mas agora os meus olhos te vêem”.

Eu não sei qual o propósito de Deus no seu sofrimento e na sua dor, mas uma coisa eu posso te dizer: decida confiar no Senhor. Ele tem algo a fazer em sua vida!

Conclusão: Deus está te conduzindo neste processo 

A prova de Jó o levou a um estágio espiritual que ele jamais imaginou. É a forma de Deus trabalhar: Ele usa essas situações para nos moldar, para nos tornar mais resistentes, para nos fazer crescer espiritualmente. 

É muito difícil compreendermos isso, a dor nos deixa em uma situação na qual não conseguimos, muitas vezes, enxergar o agir de Deus. Só conseguimos enxergar a nossa provação.

Mas eu quero te dar um motivo para se alegrar: a sua prova vai ter um fim. Nenhuma dor é eterna! Mas o amor e o cuidado de Deus são.

Deus não te abandonou, jamais o abandonará. As situações difíceis não significam que Deus não te ame mais. Isso é um verdadeiro tapa na cara da teologia da prosperidade, na teologia do coaching, na teologia good vibes.

Mas o Deus que te permitiu passar pela prova é o mesmo Deus que te provê o escape para sair dela.

Você vai sair dessa prova e vai sair mais forte do que jamais imaginou!

Creia nisso e veja o agir invisível de Deus te conduzindo no meio de toda essa situação.

Obrigado por ler este esboço de pregação sobre Jó. Comente o que você aprendeu com a vida de Jó. Se você gostou e quer ver mais esboços como este, veja nossa página de esboços. Continue conosco, sua presença é muito importante.

Deixe um comentário