Guarda o que tens

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa

Apocalipse 3.11

Na carta à igreja Filadélfia, o Senhor Jesus faz um alerta não só a igreja daquele tempo, mas a cada um de nós hoje: guarda o que tens!

Embora a igreja de Filadélfia fosse uma igreja fiel e que guardava a Palavra do Senhor, ela não podia baixar a guarda e precisava continuar fiel até o fim.

Do contrário, poderia perder a sua coroa

Mas o que é uma coroa? Na Bíblia, coroa geralmente tem o significado de honra, recompensa, exaltação. Deus tem uma recompensa preparada para nós!

Essas recompensa são eternas, celestiais e são dadas pelo próprio Senhor Jesus. Estamos falando de salvação e galardão.  

Entretanto, para recebermos essas recompensas, precisamos chegar o final da nossa caminhada com Deus. É preciso estar firme até o fim, prosseguir para o alvo e não desistir.

Apenas os vencedores alcançarão a coroa! Assim como nas Olimpíadas, precisamos chegar ao final da prova. Por sinal, os vencedores das olimpíadas, na Antiguidade, também recebiam uma espécie de coroa, os chamados lauréis.

Nada disso é merecimento nosso. Deus nos deu tudo. Nos deu perdão, graça, salvação. Entretanto, temos que chegar ao final dessa corrida, guardando aquilo que Ele mesmo nos deu.

Mas afinal, o que exatamente Deus nos deu? Às vezes, sentimos falta de tantas coisas que paramos de valorizar aquilo que Deus colocou em nós. 

Quero, neste esboço, falar de algumas coisas espirituais que Deus nos deu e que nós precisamos guardar!

Para não perder a recompensa, é preciso guardar. Guarde, cuide, zele daquilo que o Senhor Jesus te entregou!

Guarda a fé 

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Hebreus 11.6

A primeira coisa que Deus nos dá, e que precisamos guardar, é a nossa fé. A fé é a certeza das coisas que não se vêem, mas que se esperam (Hebreus 11).

As pessoas que não acreditam em Deus nos pedem provas da existência de Deus. Embora possamos dar vários argumentos lógicos e da nossa própria experiência com Deus, a crença em Deus se baseia na fé.

E essa fé não vem de nós. Ela também é um dom de Deus. Entretanto, devemos cultivar a nossa fé para que ela cresça cada dia mais!

Existem várias dimensões ou níveis da palavra fé:

  • A fé que Deus existe
  • A fé que produz salvação 
  • A fé que Deus pode fazer todas as coisas 

Muitas pessoas até acreditam que Deus existe, mas não querem se entregar a Ele e cultivar um relacionamento. E é sem essa fé que é impossível agradar a Deus.

Nós, que já temos essa fé em nós, não podemos perdê-la. Sim, da mesma forma que podemos cultivá-la e aumentá-la, também podemos perdê-la.

Portanto, alimente a sua fé! E como eu faço para a minha fé crescer e se desenvolver? Como eu guardo a minha fé? Vivendo uma vida de obediência, buscando a Deus a cada momento, vivendo experiências com Ele.

Guarda o teu coração

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.

Provérbios 4.23

O coração, na Bíblia, simboliza a sede dos sentimentos, emoções e intenções do ser humano.

Portanto, quando Salomão nos fala em Provérbios para guardarmos o nosso coração, fala sobre o cuidado que temos que ter com os sentimentos e emoções.

Por mais que pensemos que somos racionais, senhores de nós mesmos, somos muitas vezes governados pelas emoções.

Deus nos deu um novo coração, repleto de coisas boas, novas atitudes, novos pensamentos. Temos uma nova vida Nele.

Entretanto, precisamos guardar esse coração para que sentimentos ruins não venham inundá-lo. Não deixe que a raiva, o rancor, o ódio, a vaidade venham entrar no seu coração.

Cultive sentimentos que agradam a Deus.

Guarda o bom depósito 

Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.

II Timóteo 1.14

Assim como um carro precisa de combustível ou uma pessoa precisa de alimento, o crente precisa estar abastecido com coisas espirituais.

O Senhor depositou em nós tudo o que precisamos para vencer as batalhas espirituais e chegarmos até o final da nossa caminhada.

Somos como vasos de barro nas mãos do Senhor. Talvez por fora não tenhamos tanto valor, mas por dentro estamos cheios da glória de Deus.

Esse depósito de Deus em nós é a Sua presença, graça e força que nos capacita a enfrentar todas as aflições da vida. É o que nos motiva a seguir em frente.

Não deixe esse depósito de esgotar! Busque a Presença de Deus todos os dias!

Guarda a Palavra

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

Salmos 119.11

Não podemos nos esquecer, de forma alguma, de guardar a Palavra do Senhor. Jesus nos afirma que as Sagradas Escrituras contém a verdade que nos levará à vida eterna (João 5.39).

Mas o que é e como guardar a Palavra do Senhor? Guardar a Palavra não é somente decorar alguns versículos ou conhecer as histórias ou personagens…

Guardar a Palavra é, acima de tudo, viver as verdades que estão na Bíblia. É fazer tudo aquilo que ela nos manda fazer.

Precisamos, mais do que nunca, nos voltar à Palavra. Ela é o nosso norte, a nossa bússola. Para aqueles que pregam, a responsabilidade é ainda maior. Precisamos pregar a Palavra de Deus como ela é, sem rodeios.

Não podemos nos afastar do livro dessa lei, ou podemos nos perder no meio dessa caminhada. Guarda a Palavra do Senhor no seu coração, na sua mente, na sua alma.

Conclusão

Muitas pessoas podem achar que os bens mais valiosos são o ouro e a prata desse mundo. Mas a verdade é que tudo aqui é passageiro. Precisamos prosseguir para o nosso alvo, que é eterno e incomparável.

As recompensas de Deus estão guardadas para nós. Mas nós não podemos perder aquilo que Ele nos deu. Assim como um atleta precisa chegar até o final se quiser ser laureado, assim também somos nós.

Deus já te deu os bens mais valiosos que podem existir. Cuide, guarde aquilo que você tem, e siga até o fim para a coroa da vida.

Um forte abraço! Que Deus abençoe a sua vida e te faça permanecer nessa jornada!

Deixe um comentário