Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Jesus faz mais uma declaração sobre si mesmo em João 8. Ele diz: Eu Sou a luz do mundo. Essas declarações de Cristo apontam para Sua divindade.
No Antigo Testamento, o “Eu Sou” era uma expressão que Deus havia dado a si mesmo, quando apareceu a Moisés.
Esse post faz parte de um desafio de leitura do Evangelho de João. Leia também:
João 04
João 05
João 06
Quando Jesus diz Eu Sou, Ele está se igualando a Deus. Deus é o criador e a fonte de toda a luz. Tanto que o primeiro ato da criação de Deus foi criar a luz, estando a terra ainda sem forma e vazia.
Entre para o nosso Canal do Whatsapp
Isso reforçou a ira dos perseguidores de Jesus. Eles o acusaram de blasfêmia. Mas Jesus está dizendo a verdade: Ele é Deus, e é a luz do mundo.
A Luz do Mundo
Alguns aspectos da luz nos chamam a atenção. A luz guia. Se você sair à noite no escuro, não vai saber para onde vai. Estará perdido.
Jesus nos guia, nos dá uma direção e um sentido. Com Ele, nós nunca andaremos perdidos, porque Ele nos orienta.
A luz também nos atrai. Se você é um viajante, seja na terra ou no mar, você certamente irá procurar por luzes. As luzes indicam destino, segurança, terra firme. Jesus nos atrai para a segurança da Sua Presença.
A luz mostra, revela, clareia. Quando estamos procurando algo, acendemos uma lanterna e conseguimos enxergar melhor. Jesus nos mostra a Vontade do Pai, o caminho para o céu. Ele nos mostra a Verdade. E Ele é a própria Verdade.
Isso explica porque os religiosos da época não aceitavam a Jesus. Porque a luz também revela o que está errado. As obras deles eram más, e por isso preferiam viver na escuridão. Muita gente tem medo do escuro, mas eles tinham medo da luz.
Vivemos em um mundo onde a verdade é relativa. Onde cada um pode ter a sua própria verdade. Muitos falam até falam até na era da pós-verdade. Muita gente até prefere viver assim, se escondendo da verdade. As pessoas ainda têm medo da luz.
Jesus deixa muito claro: Ele é a verdade. E só enxergamos essa verdade quando Ele nos ilumina.
A luz prevalece sobre as trevas. Jesus é a luz da verdade, que vence as trevas da mentira, do pecado e da perdição.
Assim como a terra era sem forma e vazia, a vida sem Jesus é um completo vazio. Um vazio cheio de escuridão, na verdade.
Sinta-se privilegiado em encontrar esta luz tão preciosa. Mentes brilhantes passaram a vida inteira procurando o brilho dessa verdadeira luz. Muitos não conseguiram encontrá-la. Mas a luz de Deus nos encontrou.
Não tenha medo dessa luz. Quando ela apontar algo para mudar, mude. Quando ela mostrar um caminho a seguir, siga. Quando ela mandar parar, pare. Assim, você nunca andará em trevas.
Como parte do nosso desafio, te convido a ler o capítulo 8 de João.
Espero você amanhã, no dia 09 do desafio. Um abraço, Deus abençoe!
Ir para o Capítulo 9