E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.
Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.João 9.37-38 (ACF)
O ensino de Jesus era totalmente diferente de tudo que já existiu. Ninguém nunca falou como Ele. Sua autoridade é inigualável, porque Ele sempre colocava em prática aquilo que ensinava. Não é diferente em João 9.
Isso fica muito claro nessa passagem da cura de um cego de nascença, no capítulo 9 de João. Primeiro, é preciso, mais uma vez, dizer que este milagre é outra prova da divindade de Cristo.
Pois as pessoas acreditavam, e com razão, que somente Deus poderia curar um cego de nascença.
Esse post faz parte de um desafio de leitura do Evangelho de João. Leia também:
João 04
João 05
João 06
João 07
Jesus tinha acabado de dizer que é a luz do mundo. Agora, Ele demonstra essa afirmação trazendo luz, de forma literal, a um cego. Aquele homem agora pode ver a luz do sol, pois ele encontrou a verdadeira luz.
A história da cura deste homem é diferente de outras. Na verdade, Jesus sempre trata com cada pessoa de um modo particular. O agir de Deus é especial na vida de cada um de nós.
Antes de operar o milagre, Jesus quebra os preconceitos dos seus próprios discípulos. Eles achavam que a enfermidade daquele homem era castigo de Deus.
A pergunta é um tanto sem sentido, pois como a cegueira seria um castigo por pecados, se o homem já havia nascido cego?
Jesus nos faz entender que nem toda enfermidade é por conta de pecado ou falta de fé, como pensam muitas pessoas. E mais: algumas enfermidades, inclusive, são para a glória de Deus.
Não fosse aquele enfermidade, aquele homem talvez nunca tivesse conhecido Jesus. Não saberia que Jesus tem poder sobre qualquer enfermidade. E não teria experimentado tão grande transformação. Porque Jesus se revela poderosamente a aquele homem.
Muitas das coisas que passamos, e não entendemos, são manifestações da graça e do poder de Deus nas nossas vidas, nos fazendo conhecê-Lo cada vez mais.
O método de cura utilizado por Jesus também chama muita atenção. Ora, Ele não precisaria usar de qualquer elemento para curar. Não precisaria nem mesmo tocar. Ele pode curar com o poder da Sua Palavra e da Sua vontade.
Mas Ele faz algo diferente. Ele cria lodo com a Sua saliva misturada ao barro e unge os olhos do cego. E ainda acrescenta uma exigência para o milagre completo: lavar os olhos no tanque de Siloé.
Após isso, o homem volta vendo. Imagine como ele estava feliz. Porém, nem todos estavam alegres com esse milagre. Os religiosos vieram questionar o homem, pois era um sábado e as tradições não permitiam curas neste dia.
Nem todos vão se alegrar com as bênçãos de Deus na sua vida. Esteja preparado para ser julgado e incompreendido.
Aquele homem foi rejeitado pela religião, mas o mais incrível acontece a seguir: Jesus o encontra novamente. O Senhor o convida a crer nEle. E ele se rende em adoração a Jesus.
Faça como aquele homem e adore ao Senhor Jesus. Esse é o maior milagre: quando nos rendemos ao Senhor e somos salvos por Ele. Jesus abre os olhos do cego, mas Ele também abre a nossa visão espiritual. É o milagre da salvação.
Comece a enxergar as grandes coisas que Deus faz na sua vida. Se renda a Ele em adoração. Não deixe a cegueira do medo, da descrença, da falta de fé te impedirem de se achegar a Deus.
Lembre-se: o maior milagre é enxergar a Jesus. E assim ser salvo por Ele. Creia nisso.