O tempo de Deus é perfeito

Você está vivendo na agenda do homem ou no propósito de Deus? O tempo do homem ou o de Deus? Se sua vida está sintonizada no calendário dos céus, então você está em paz: o tempo de Deus é perfeito.



Essa pergunta, no entanto, vai nos gerar outra: como eu posso viver esse tempo de Deus? Antes de mais nada, precisamos entender o que seria esse tempo de Deus e o tempo do homem. Ou a diferença entre kairós e chronos.

No mundo antigo, essas duas palavras gregas traziam duas perspectivas diferentes sobre o tempo.



O tempo chronos é aquela dos ponteiros do relógio, dos calendários – ou, para os mais modernos, dos aplicativos e softwares de agenda.

Já o tempo kairós tem a ver com oportunidade, o momento certo. Na visão bíblica, é a palavra usada para se referir ao tempo de Deus – o tempo certo, que Ele determinou para todas as coisas.



Embora a palavra original não seja a mesma, já que o velho testamento foi escrito em hebraico, a ideia do texto de Eclesiastes 3 é exatamente essa :

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Eclesiastes 3.1

A pressa é inimiga da perfeição

Estamos cada vez mais apressados. Nós valorizamos a pressa acima de qualquer coisa. Queremos tudo muito rápido. E isso tem nos tornado cada vez mais impacientes e frustrados. Não queremos esperar por mais nada.



  • Estamos com fome? Pedimos uma comida e queremos em 5 minutos.
  • Estamos com uma gripe? Procuramos um remédio que seja “tiro e queda”.
  • Até os devocionais são acelerados; o áudio é colocado em velocidade maior para consumir a mensagem o mais rápido possível.
  • Começamos um projeto novo hoje, e desistimos se não der resultado pra ontem.

Esse é o nosso padrão. Mas será que Deus trabalha nesse mesmo ritmo? Quer dizer, será que a forma de Deus trabalhar mudou?

O tempo de Deus x o nosso tempo

Não, Deus não mudou. Deus, embora trabalhe no tempo, não depende do nosso: Ele tem o Seu próprio tempo. Ele faz tudo à Sua maneira. E nós precisamos estar alinhados à Sua vontade, em uma espera paciente – claro, quando o momento é de espera.

Essa pressa ansiosa pode ser o normal para nós, mas não podemos deixar isso afetar a nossa vida com Deus. Muitas pessoas já foram tomadas por esse ímpeto: elas oram e esperam ver respostas imediatas.

Eu até escrevi um artigo sobre a resposta de Deus às nossas orações. A oração de um justo pode muito em seus efeitos, e Deus a ouve de imediato (claro, se suas orações estão de acordo com a vontade de Deus).



Se sua oração é sincera e feita com justiça, ela tem efeitos poderosos e imediatos. Porém, nem sempre nós podemos vê-los de imediato, e é esse o grande desafio de crer: viver por fé, e não por vista.

O desafio é seguir crendo e confiando em Deus, mesmo quando as coisas parecem não se resolver de imediato. Mesmo sem ver o agir de Deus, precisamos crer que Ele está no controle de todas as coisas, inclusive do tempo.

Precisamos nos lembrar, sempre, com quem estamos lidando. Quem é o Senhor e quem é o servo. A frase de Tozer resumo de maneira magistral essa relação:

Deus não se curvou à nossa pressa nervosa
A. W. Tozer

Nós temos a pressa. Ele tem a perfeição, no tempo certo. Quando esse momento certo chegar — o kairós — você verá o quanto valeu a pena confiar.



O tempo e o propósito de Deus para cada pessoa

O tempo também é algo particular de cada pessoa. Mesmo assim, a comparação com o tempo dos outros é algo que nos machuca. Frases do tipo:

  • Fulano, na sua idade, já era casado e tinha dois filhos
  • Com seu tempo de empresa, já era pra estar em um cargo melhor
  • Você já serve aqui há 10 anos… Com menos tempo, outras pessoas já subiram um degrau no ministério…

Esse tipo de afirmação invasiva só serve para nos fazer pensar que estamos atrasados. Eu até criei um nome para esse tipo de gente: são os juízes do tempo alheio. Alguém precisa avisá-los de que nem todos são iguais, e que cada pessoa tem o tempo reservado por Deus a ela.



É claro que existem casos em que você precisa agir. Mas, se você está vivendo dentro do projeto de Deus, não existe cedo ou tarde, jovem ou idoso. Você não está velho demais para aquilo que Deus tem para você. Acredite, o tempo que Deus tem para você é suficiente.

Os dias que você vive na terra serão suficientes para Deus cumprir Seus propósitos. Mais dia, menos dia, o projeto de Deus para cada pessoa – que vive debaixo da sua vontade – se cumprirá.

O tempo de Deus nunca chega antes, e também não chega depois. Ele é exato, perfeito, específico, certo e é uma bênção para nós.

O tempo de Deus é perfeito – aprenda a esperar

A palavra espera gera em nós arrepios. Já falamos sobre o sentimento de pressa e urgência que domina nossa era. Mas não temos outra opção: se queremos viver a plenitude, tudo o que Deus tem para nós, precisamos aprender a esperar.

Mas preciso alertar: esperar não é simplesmente ficar parado, sem reação. Esperar em Deus é continuar firme no propósito de Deus para nós. Ou seja, enquanto Deus não faz o extraordinário à nossa vista, o nosso ordinário precisa estar em dia.

O milagre não aconteceu? Continue orando e buscando a face de Deus. A subida em um degrau ministerial não veio? Continue sendo fiel a Deus e fazendo a obra com excelência. Não foi aprovado em um teste ou concurso? Volte a estudar com afinco e sua horá chegará. Seja qual foi a promessa ou propósito de Deus, se Ele for de Deus, o kairós vai chegar!

Convido você a refletir em qual sintonia você está. Não adianta dizer que está esperando em Deus, se suas atitudes estão em outro compasso. É tempo de voltar ao centro da vontade de Deus, de acalmar o nosso coração e crer que Ele está trabalhando em nós, por nós e através de nós.

E na hora certa, tudo vai acontecer conforme o querer de Deus. Lembre-se de tudo o que Deus já fez por você. Dê um recado à sua alma, neste dia:

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus
Salmos 42.11

Sincronize sua vida de acordo com o calendário do céu, e seja mais feliz e abençoado.

Um abraço e até semana que vem.

Deixe um comentário